Mostrar registro simples

dc.creatorSchlickmann, Vitor
dc.date.accessioned2014-04-24
dc.date.available2014-04-24
dc.date.issued2013-03-07
dc.identifier.citationSCHLICKMANN, Vitor. OS SENTIDOS DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR PARA JOVENS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO EM TRÊS ESCOLAS NA CIDADE DE CAXIAS DO SUL/RS. 2013. 197 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3466
dc.description.abstractThis thesis fits into the theme Youth Culture and School Culture, in the Research Line - School Practice and Public Policy, in the Graduate Program in Education at the Federal University of Santa Maria UFSM/RS. The research aimed to understand how teenagers establish relationships of meaning regarding the school experience lived during High School. In this way, the work has as a general objective to analyze the experiences they consider important about their school experience of High School. The specific objectives aim to understand how school interacts with the students cultures at school; to analyze, from the perspective of the students, the meanings of school in their lives; to research the students motivations when attending school and finally, to analyze the experiences that assess how important experienced in high school about school. The thesis is based on the hypothesis that the current conditions of high school by themselves do not offer meanings for the teenagers. Each one must elaborate on his/her own experiences. The collaborators selected for this study are from three (03) High Schools (third year, one class from each school), in the city of Caxias do Sul: two (02) of them are public state schools - one (01) of them is located downtown -, and the third one is a private school. The research developed a qualitative study through written reports by the students, who wrote e-mails about their experiences at high school, about what they consider important to learn in this level of education and their experiences. It is used textual discourse analysis for this investigation. The theoretical basis comes from Dubet s sociological contributions and some theoretical analyzes from numerous researchers of education and sociology that contribute to the understanding of high school and youth cultures present in schools. The school in presented perspective, a major source of socialization, understood as a continuous process of training and preparation of social subjects, which are put into play different attributes for life in society. Although some students cite a passion for studies, like studying, this manifestation is timid compared to most of the writings of the young. Those are prevalent in school obligation, or in view of future projects, or to continue their studies or to enter the working world. Young people highlight the importance of "getting along in school," to attend a good school, get a good education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectCulturas juvenispor
dc.subjectExperiência escolarpor
dc.subjectRelações de sentidopor
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectYouth cultureseng
dc.subjectSchool experienceeng
dc.subjectSense relationseng
dc.titleOs sentidos da experiência escolar para jovens do ensino médio: um estudo em três escolas na cidade de Caxias do Sul/RSpor
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA presente tese se insere na temática Cultura Juvenil e Cultura Escolar, na Linha de Pesquisa - Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM/RS. A investigação visou a compreender em que medida o jovem estabelece relações de sentidos quanto à experiência escolar vivida no Ensino Médio. Desse modo, o trabalho teve como objetivo geral: analisar os sentidos atribuídos pelos jovens em relação à sua experiência escolar do Ensino Médio. Os objetivos específicos visaram a: compreender como a escola interage com as culturas juvenis no espaço escolar; analisar, a partir da óptica dos estudantes, os sentidos da escola em suas vidas; pesquisar as motivações encontradas pelos jovens em frequentar a escola e, por fim, analisar as experiências que avaliam como importantes que são vividas no ensino médio em relação à escola. A tese se alicerçou sobre a hipótese de que as atuais condições do Ensino Médio por si só não oferecem sentidos para a população jovem, cabendo a cada um elaborar sentidos a partir de suas próprias experiências. Os colaboradores selecionados para este trabalho são oriundos de três (03) escolas de Ensino Médio (terceiro ano, uma turma de cada escola), da cidade de Caxias do Sul: duas (02) escolas públicas estaduais, sendo uma (01) localizada em bairro da região central da cidade e a outra escola em bairro afastado do centro; e a terceira, uma (01) escola particular. A pesquisa desenvolveu um estudo de cunho qualitativo. Procedeu-se a análise da escrita dos alunos, por meio da Análise Textual Discursiva. A escrita dos alunos, constituiu-se na forma de e-mail sobre suas experiências com o ensino médio, sobre o que consideram importante aprender neste nível de ensino e sobre as experiências ali obtidas. Como referenciais teóricos destacam-se as contribuições sociológicas de Dubet e análises teóricas de inúmeros pesquisadores de vertentes educacionais e sociológicas que contribuem para a compreensão do ensino médio e das culturas juvenis presentes nas escolas. A escola é, na perspectiva apresentada, uma grande fonte de socialização, entendida como um processo contínuo de formação e preparo dos sujeitos sociais, em que são postos em cena diferentes atributos para a vida em sociedade. Embora alguns estudantes citem a paixão pelos estudos, o gostar de estudar, essa manifestação é tímida em relação à maioria dos escritos dos jovens. Prevalece que estão na escola por obrigação, ou em vista dos projetos de futuro, seja para dar continuidade aos estudos, ou para se inserir no mundo do trabalho. Os jovens destacam a importância de se dar bem nos estudos , de frequentar uma boa escola, ter uma boa formação.por
dc.contributor.advisor1Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709307J4por
dc.contributor.referee1Stecanela, Nilda
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7861875052634037por
dc.contributor.referee2Raitz, Tania Regina
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1353220096083534por
dc.contributor.referee3Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786092D6por
dc.contributor.referee4Salva, Sueli
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8144640957398714por
dc.contributor.referee5Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.referee5Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783298U1por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5132812297496991por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples