A procura de si no espelho do outro: compreendendo o adolescente com características de altas habilidades/superdotação
Resumo
Esta pesquisa teve como embasamento principal as experiências vividas do meu fazer pedagógico junto aos alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Especial. Tais conhecimentos se tornaram ponto fulcral para eu me voltar ao papel essencial de inquiridor no mundo arriscado da investigação. Logo, propus-me pesquisar a construção da autoimagem do adolescente com Características de Altas Habilidades/Superdotação, a qual se constituiu nesta tese de doutorado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa LP3: Educação Especial, da UFSM Universidade Federal de Santa Maria-RS - Brasil. Para ajudar nesse embate e elencar algumas possíveis soluções, delineei como objetivo geral investigar, pelo viés do Mito de Narciso, como esse constrói sua autoimagem, nas relações educacionais como reflexo no outro. Para assessorar, assinalei alguns objetivos específicos como: compreender a concepção que esse tem de si mesmo; identificar como o outro, do espaço educacional, o vê e o revela; e, por último, descrever como ele, a partir da (intra/inter)relação com o reflexo do outro, edifica sua autoimagem. Os participantes que contribuíram foram três adolescentes, dos quais um, com 15 anos de idade, apresenta tais característica e os outros dois não têm tal atributo; além de outros depoimentos/memoriáveis da mãe deste, outras mães do grupo e outros adolescentes que aqui disponho, também, como objetos de estudo. O critério usado para a seleção desse público alvo correspondeu a alguns discernimentos de inclusão e exclusão. Quanto ao adolescente X, de 15 anos e com as características, foram consideradas a identificação realizada pelo PIT Programa de Incentivo ao Talento, desenvolvido pela UFSM; estar dentro da faixa etária de 12 a 18 anos, conforme o ECA Estatuto da Criança e do Adolescente e ser do gênero masculino, visto que o personagem central do Mito de Narciso pertence a esse gênero. Quanto aos demais participantes, deverão ser indicados pelo próprio Adolescente X e legitimados pelos membros que compõem as suas relações (inter)pessoais. Um deles, o Adolescente Y, com 17 anos, é do ciclo de convivência que exprime um espelhamento de ordem positiva e proximidade; e o outro, de codinome Z, com 16, traduz uma imagem reflexa negativa, por se tratar de um oponente seu a frequentar os mesmos espaços educacionais, os quais configurarão a construção da autoimagem do adolescente, foco central desta investigação. Assim, para apresentar possíveis soluções aos objetivos e à problematização da Tese, foi utilizada a pesquisa descritiva, com interpretação de estudo de caso, visto a variedade e a busca de nexo com o objeto em questão. Para melhor explicação dos dados, utilizei o método qualitativo, pois conferiu informações da realidade que não puderam ser quantificadas. Para fazer o estudo das declarações, dos conteúdos, buscou-se suporte na Análise da Narrativa, visto que as histórias e os relatos são lugares comuns na vida diária dos participantes investigados. Para a coleta e registro dos subsídios foram usados instrumentos como: entrevista semi-estruturada, anotações em diário de bordo ou de campo, observações e gravações. Considerando as falas destes e os registros das observações, optei por fazer a análise dos dados no decorrer dos capítulos ao justapor os teóricos proeminentes. Narciso ainda perambula pelas sociedades hodiernas, equivalendo-se ao ego na sua árdua luta para nascer, firmar-se e se fortalecer. O adolescer é marcado por confusão de conceitos e perda de certas referências no encontro dos iguais no mundo dos desiguais. Em nenhum outro momento é tão urgente e tão difícil tornar-se pessoa. É no espaço escolar que o esse adolescente vivencia o momento do confronto de várias concepções do que é adolescer, na visão dos pais, dele próprio, dos seus pares e dos profissionais que atuam na educação. O estudo da construção da autoimagem desse adolescente a partir da relação espelhar com o outro no espaço educacional deu procedência à defesa dessa Tese que a entende como ontologicamente humana, fulcral para o seu eterno desenvolver-se. Enfim, teóricos sobre educação, Altas Habilidades/Superdotação, inteligências múltiplas, teorias psicológicas e do Mito de Narciso serão referenciais fulcrais para o corpus central desta Tese de Doutorado.