Navegação Controladoria Empresarial por título
Itens para a visualização no momento 13-28 of 28
-
Definição de um sistema de custeio adequado a realidade da indústria APC do Brasil LTDA
(2007-06)Nas últimas décadas, diversas alterações nos cenários mundiais demonstraram e demonstram ainda, que a contabilidade de custos tem sido matéria de grande preocupação nas indústrias nacionais e internacionais, valorizando ... -
Estratégias competitivas no mercado do arroz o caso COTRISEL
(2007-07-20)Este artigo visa apresentar a importância do planejamento estratégico a ser implantado na organização como forma de colaborar e otimizar ao máximo os seus resultados. Para tanto se recorreu a pesquisa descritiva na ... -
Gestão empresarial e a evolução do processo produtivo – o desenvolvimento sustentável nas instituições financeiras: uma análise do Banco do Brasil
(2007-07)A evolução dos padrões de consumo e de produção que regeram a humanidade desde o início da civilização trouxe desafios ao processo empresarial no último século. O aumento da demanda por produtos, bem como as técnicas ... -
Gestão estratégica no comércio de máquinas agrícolas: análise do ambiente externo e cenários
(2007-05)Este artigo tem como objetivo analisar o ambiente externo do setor de máquinas agrícolas brasileiro e definir as principais variáveis para a construção de cenários. Parte-se de uma revisão bibliográfica para identificar ... -
Governança corporativa: uma nova perspectiva na gestão empresarial
(2007-08)O presente trabalho apresenta o tema Governança Corporativa e analisa sua aplicação como ferramenta essencial para a boa gestão de empresas modernas que buscam diferenciação no competitivo mercado atual através de processos ... -
A importância da controladoria em uma empresa familiar
(2007-07)As diversas novidades surgidas na forma de administração gerencial, assim como a competitividade de um mercado globalizado, têm exigido das empresas formas criativas de controlar seus processos e o resultado obtido com a ... -
A importância da disciplina responsabilidade social nos cursos de graduação
(2007-07)As inúmeras transformações de ordem econômica, política e social e a velocidade com que essas se processam fazem as empresas, a todo instante, repensarem suas estratégias, no intuito de manter sua clientela e conquistar ... -
A importância das ações sociais como fator de motivação nas organizações
(2007-09-05)A ampla difusão de informações no mundo atual leva as empresas a uma acirrada concorrência. Com isso, elas precisam buscar novas formas de diferenciação. O presente artigo tem o objetivo de mostrar a importância da ... -
A importância do controle interno em uma indústria de refrigerantes
(2007-07)Devido ao grande volume de transações geradas por uma indústria de refrigerantes torna-se imprescindível adotar métodos e normas a serem seguidos pelos seus colaboradores a fim de se evitar ao máximo as fraudes e o ... -
A importância do controle interno para o setor de contas do Hospital Universitário de Santa Maria
(2007-07)De alguns anos para cá, principalmente com a crescente utilização da informática e, consequentemente, com o volume de informações existentes, tornou-se indispensável que todo e qualquer tipo de empresa, seja ela privada, ... -
Indicadores de desempenho financeiro como ferramenta para controle de gestão
(2007-07)No cenário atual, diversas alterações na competição entre organizações provocaram, e continuam provocando, profundas mudanças nos processos decisórios. Diante desse quadro, este artigo propõe-se a analisar os indicadores ... -
A influência da motivação na qualidade das organizações
(2007-03-30)Num mundo globalizado como o que se está vivendo, onde não existem limites geográficos e através dos avanços tecnológicos extinguiram-se as distâncias o que viabiliza a produção de conhecimentos e a dissipação desses em ... -
O marketing estratégico em organizações competitivas
(2007-09-04)A proposta do presente trabalho se desenvolve sob a perspectiva de um estudo sobre o marketing estratégico em organizações competitivas, com a finalidade de permitir às empresas dirigirem seus esforços de maneira a atender ... -
O papel social de uma instituição financeira no Rio Grande do Sul: um estudo de caso
(2007-07)O objetivo deste artigo é a compreensão do processo de institucionalização da Responsabilidade Social no setor bancário brasileiro. As etapas seguidas para se alcançar o propósito foram as seguintes: a descrição do setor ... -
Qualidade de vida dos sargentos de uma unidade militar do exército brasileiro em Santa Maria
(2007-07)As constantes transformações do mundo atual, têm aumentado a preocupação com a qualidade de vida. A qualidade de vida é a busca por uma harmonia entre todos os ambientes de relação das pessoas. Atender as necessidades e ... -
Responsabilidade social: forma de marketing social para as empresas
(2007-07)O presente trabalho tem como objetivo principal demonstrar a relação entre a Responsabilidade Social, assunto este tão discutido e questionado atualmente, com o Marketing Social. Para o desenvolvimento deste artigo, ...