Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 96
-
Tecnologia assistiva nas salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Boa Vista/RR
(2010-12-20)Este artigo teve como objetivo analisar o uso das Tecnologias Assistivas – TA como forma de se verificar se elas estão contribuído no processo de aprendizagem e de autonomia dos alunos com deficiências matriculados nas ... -
O déficit cognitivo como um desafio durante a construção do conhecimento
(2010-12-20)Este trabalho tem como objetivo abordar questões relacionadas ao processo da evolução da construção e absorção do conhecimento pelas pessoas portadoras de Déficit cognitivo. Colocando em primeiro plano, aspectos de como ... -
A importância das atividades lúdicas na alfabetização de crianças com déficit cognitivo
(2010-12-20)Este trabalho monográfico discorre sobre a Importância das Atividades Lúdicas na Alfabetização de crianças com Déficit Cognitivo sob a perspectiva de despertar aos professores que atuam nesta área empregarem o lúdico ... -
Entre conceitos e preconceitos, nasce uma escola inclusiva
(2010-12-20)O presente artigo analisa a prática da inclusão de crianças em uma instituição de Educação Infantil, em Santa Maria, pertencente à Rede Municipal de Ensino. Através de uma revisão bibliográfica e da análise do Plano Pedagógico ... -
Arte - Educação: um caminho para a acessibilidade
(2010-12-20)Atualmente, com a mudança dos paradigmas educacionais e a implantação legal da educação inclusiva, onde o processo de ensino-aprendizagem está baseado nas diferenças entre os alunos e na consideração das potencialidades ... -
A importância da afetividade na relação entre professor e aluno com déficit cognitivo para a aprendizagem e o processo de inclusão
(2010-12-20)Esta pesquisa discute a educação especial na perspectiva inclusiva, abordando a importância da afetividade no processo de aprendizagem dos alunos com déficit cognitivo incluídos na rede regular de ensino em Gravataí. ... -
Experiências que nos atravessam: tornar-se educadora especial e assumir a profissão
(2010-12-20)Este artigo monográfico versa sobre a experiência de quem fez seu processo de formação em educação especial numa universidade pública e que, logo após, assumiu, como profissional, a função de ser professora de ... -
Os recursos tecnológicos no atendimento educacional especializado para aluno surdo
(2010-07)A presente pesquisa refere-se a uma das questões mais discutidas atualmente na área de educação: A inclusão do surdo no ensino regular. Percebe-se que na caminhada de uma educação para todos e sem exclusão, é fundamental ... -
Formação de professores para a educação inclusiva
(2010-12-20)A questão da competência docente é abordada como mediação importante no processo de ensino e aprendizagem, evidenciando o descompasso entre a formação do profissional e as exigências atuais. Esta realidade abre um espaço ... -
A utilização dos blogs para auxiliar no processo de leitura e escrita de alunos com déficit cognitivo
(2010-12-20)O presente artigo trata do tema educação inclusiva e a construção do saber (leitura e escrita) de alunos com déficit cognitivo, através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s). Seu objetivo principal é refletir ... -
Inclusão do deficiente auditivo em turmas regulares
(2010-12-20)Baseando-se nos princípios de “igualdade de oportunidade” e “educação para todos”, esse estudo analisa a inclusão de educandos deficientes auditivos, em classes regulares, da Escola Estadual de Educação Básica Borges de ... -
Surdos de Encruzilhada do Sul: a construção de uma identidade
(2010-12-20)Com a criação da classe especial para surdos, na Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros, em 2003, iniciou-se uma nova fase na vida dos surdos. Este artigo se propõe a analisar as relações dos alunos surdos ... -
O brincar enquanto instrumento mediador na construção do conhecimento das crianças surdas
(2010-12-20)Por meio deste estudo, pretende-se abordar sobre a importância do brincar para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor das crianças surdas, buscando subsídios para a reflexão de aspectos sócios culturais afetivos ... -
A inclusão escolar de sujeitos com deficiência mental
(2010-12-20)O referido trabalho aborda um referencial teórico acerca da inclusão de alunos com deficiência mental nas escolas comuns e aponta um percurso histórico sobre a temática. O trabalho objetiva relatar como ocorre o processo ... -
Desenvolvimento linguístico e aprendizagem: aproximações à educação de surdos
(2010-12-28)O presente estudo realizado no Curso de Especialização em Educação Especial-Déficit Cognitivo e Educação de Surdos têm como propósito oferecer subsídios para um olhar diferenciado sobre a questão da educação dos surdos ... -
Representações sociais, construção da identidade e educação inclusiva: um panorama da educação especial e suas implicações no contexto educacional
(2010-12-20)Este estudo objetiva realizar uma reflexão a partir de uma revisão bibliográfica em torno das representações sociais que vêm sendo construídas em relação à inclusão de pessoas que apresentam necessidades educacionais ... -
Desafio docente na inclusão do deficiente mental em sala de aula: para utilização de uma abordagem diferenciada
(2007-12-01)Nas últimas décadas, o debate acerca da inclusão das pessoas com deficiência nos espaços escolares tem se potencializado, em parte por força de legislação normatizadora, e em grande medida pelo anseio de familiares e ... -
A inclusão do aluno surdo em turmas de educação de jovens e adultos
(2010-12-17)O presente artigo ressalta a importância do estudo sobre as questões curriculares na educação da pessoa surda. Desde uma abordagem sócio-cultural, aprofunda-se a relevância significativa que o professor assume no processo ... -
Surdez, identidade e cultura no contexto da Língua Brasileira de Sinais
(2011-01-10)Surdez, Identidade e Cultura no Contexto da Língua Brasileira de Sinais é o tema abordado nesta pesquisa que tem como objetivo perceber a relação existente entre identidade surda e a língua de sinais, atrelada à questão ... -
O ensino aprendizagem para alunos com déficit cognitivo e a formação de professores de Ciências em Rio Bonito - RJ
(2010-12-20)Com o aumento das propostas de inclusão, professores precisam enfrentar uma realidade, a da inclusão de alunos com déficit cognitivo. O presente trabalho foi realizado com o intuito de conhecer a realidade dos professores ...