Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por título
Itens para a visualização no momento 174-193 of 227
-
Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais
(2010)Este trabalho procurou analisar como os profissionais ligados à educação Especial, têm desenvolvido o trabalho pedagógico do processo de ensinoaprendizagem dos alunos com deficiência, em turmas de ensino fundamental, ... -
Práticas educativas na educação de surdos: a observação e estimulação das competências de aprendizagem no contexto das oficinas pedagógicas
(2010)Esta pesquisa tem o seu lócus nos estudos sobre as oficinas pedagógicas, como espaços de reflexão e de aprendizagem sobre a prática educativa na educação de surdos. Trata-se de um contexto educativo que visa oportunizar ... -
Práticas educativas para a construção de uma escola inclusiva
(2010-12-20)Este artigo tem, como objetivo principal discutir e analisar as práticas educativas adotadas atualmente no sentido de tornar as escolas inclusivas e capacitadas para receberem alunos com necessidades especiais. Busca-se ... -
Práticas educativas para alunos com déficit cognitivo incluídos no ensino regular do ensino fundamental
(2010-12-20)Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho etnográfica, através de descrições das análises das entrevistas realizadas com os professores e observações realizadas em sala de aula. A intenção é analisar ... -
Práticas envolvendo aluno com déficit cognitivo
(2010-03-24)Vivendo sob o paradigma da inclusão, torna-se necessário repensar as práticas inclusivas de modo a atender os direitos e deveres do educando. Partindo deste pressuposto que surge a necessidade da busca de maiores conhecimentos, ... -
"Práticas pedagógicas aplicadas aos alunos surdos do CAS, durante o processo de ensino e aprendizagem"
(2011)Este artigo, cujo tema está voltado para as práticas pedagógicas aplicadas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos, tem por objetivo revelar as experiências inovadoras desenvolvidas no CAS - Centro de ... -
Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo
(2010)É preciso reconhecer e respeitar as diferenças no espaço escolar. Isto é, as especificidades do ato de aprender de nossos alunos, bem como as atividades pedagógicas que possam potencializar suas aprendizagens. Em síntese, ... -
Práticas pedagógicas e a inclusão escolar
(2010-12)Neste estudo, investigaram-se as práticas pedagógicas e a inclusão de alunos com déficit cognitivo, em uma escola estadual, no interior do Rio Grande do Sul, oferecidas essas para dois alunos do ensino fundamental. Estudou-se, ... -
Práticas pedagógicas e déficit cognitivo
(2010-12-17)A educação inclusiva não se apresenta como um processo mecânico e imposto de modo linear. Antes, se constitui em um processo de autoconstrução, no confronto e na interação do aluno com seu meio. Sob esse enfoque, os conceitos ... -
Práticas pedagógicas e déficit cognitivo
(2010-12-20)O foco central desse artigo é a formação dos educandos com déficit cognitivo bem como as práticas pedagógicas utilizadas no processo de formação e aprendizagem. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – L.D.B.E.N. ... -
Práticas pedagógicas e déficit cognitivo, aspectos considerados relevantes para se pensar o desenvolvimento e aprendizagem do aluno incluído na escola regular
(2010-12-20)O artigo apresentado estabelece como pesquisa a importância que é dada as Práticas Pedagógicas e Déficit Cognitivo, aspectos considerados relevantes para se pensar o desenvolvimento e aprendizagem do aluno com Déficit ... -
Práticas pedagógicas e inclusão educacional de alunos com déficit cognitivo nas séries finais do ensino fundamental
(2010-12-20)O presente estudo tem o propósito de fazer uma reflexão acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos com déficit cognitivo incluídos nas séries finais do ensino fundamental, mais especificamente na 5ª série ... -
Práticas pedagógicas envolvendo alunos com déficit de atenção e o papel do professor enquanto mediador do processo
(2010-12-20)Este artigo tem por finalidade refletir sobre a importância da prática pedagógica inclusiva de alunos com déficit cognitivo em salas de aula do ensino regular e organiza-se em torno de uma pesquisa bibliográfica e ... -
Práticas pedagógicas no processo de inclusão
(2010-11-20)Este artigo monográfico apresenta o processo de transformação da Educação Especial em diferentes momentos da história. Para a realização do estudo, optou-se por uma pesquisa bibliográfica fundamentada em teóricos que ... -
Práticas pedagógicas para alunos incluídos no ensino regular e a formação do professor na contemporaneidade
(2010-12-15)Este artigo monográfico trás como tema as Práticas Pedagógicas para alunos incluídos e a formação do professor na contemporaneidade. Para tanto tem como objetivo principal identificar e analisar as metodologias utilizadas ... -
Práticas pedagógicas: contribuições de Piaget à educação de alunos com déficit cognitivo
(2010-12-20)O artigo apresenta discussões sistematizadas através da realização de pesquisa bibliográfica, cujo objetivo centrou-se em “identificar as contribuições da teoria interacionista de Piaget na perspectiva da educação ... -
Pressupostos da inclusão e identificação e identificação do educando com déficit cognitivo na rede regular de ensino
(2010-12-20)Esta pesquisa de cunho bibliográfico problematiza as metodologias adequadas para o trabalho com criança que apresenta Déficit Cognitivo, visando familiarizar educadores com o tema. Apresenta um pequeno histórico sobre a ... -
O processo de inclusão de um aluno com necessidades educativas especiais na educação infantil
(2010-12-20)O presente trabalho teve como objetivo a inclusão de um aluno de quatro anos com deficiência mental em sala de aula de pré-escola de Educação Infantil do Município de Capão da Canoa, visando sua inclusão escolar e o seu ... -
Produção textual da criança surda a partir de uma proposta bilíngüe de educação tendo a língua de sinais como a primeira língua e a segunda a língua portuguesa na modalidade escrita
(2010-12-20)O presente artigo monográfico faz uma análise acerca da produção textual da criança surda, tendo em vista, que a mesma dispõe primeiramente de conhecimentos da língua de sinais e segunda a língua portuguesa na modalidade ... -
Professor surdo no espaço docente: novas perspectivas frente a inclusão
(2010-12-20)Este estudo tem como tema central apresentar os aspectos relacionados à inserção dos professores surdos que realizam atividades de docência no ensino superior na disciplina de Libras - Língua Brasileira de Sinais nos cursos ...