Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por título
Itens para a visualização no momento 5-24 of 227
-
O Afeto no desenvolvimento intelectual de alunos com déficit cognitivo
(2010-12-20)A proposta deste trabalho é compreender o afeto no desenvolvimento intelectual das crianças com déficit cognitivo. Tendo como fonte de pesquisa e investigação a família, professor e aluno. Para que se possa compreender o ... -
Alfabetização: um desafio para o aluno com dificuldades de aprendizagem e para a escola
(2010-11)A alfabetização na contemporaneidade ainda é um desafio para a escola, muitos são os problemas encontrados no contexto escolar em relação aos alunos que fracassam nas séries iniciais do ensino fundamental. Portanto, este ... -
Altas habilidades e super dotação em matemática: investigação sobre como percebê-las em sala de aula
(2010)Este trabalho pretende apresentar um estudo sobre a identificação de portadores de altas habilidades \ superdotação. A análise está focada na produção bibliográfica da área, com a consulta à produção de autores que tem ... -
O aluno surdo com déficit cognitivo e a dificuldade de aprendizagem na educação física
(2010)O artigo monográfico intitulado O Aluno Surdo com Déficit Cognitivo e a Dificuldade de Aprendizagem na Educação Física teve como principal objetivo identificar as principais dificuldades apresentadas por um aluno diagnosticado ... -
O aluno surdo incluído no ensino regular
(2007-11)Esse texto tem o propósito de investigar os caminhos utilizados pela escola para desencadear a inclusão dos alunos surdos. Através das visitas na sala de aula observei o comportamento dos alunos surdos com colegas e ... -
O aluno surdo na Escola Estadual Ione Lewick Cunha Melo
(2010-12-20)O presente estudo tem como objetivo discutir a opinião dos alunos surdos inseridos no Ensino Médio da Escola Estadual Ione Lewick Cunha Melo e a sua visão quanto ao trabalho realizado pelos seus professores, utilizando ... -
Alunos com déficit cognitivo e a aprendizagem em matemática: dificuldades e possibilidades
(2010-12-14)A preocupação ao realizar este estudo foi discutir sobre o processo de inclusão, a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva e de como o processo ensino-aprendizagem da Matemática deve acontecer com ... -
Analisando as interfaces na implementação de um centro educacional especializado
(2010)Nas últimas décadas foram aprovados documentos legais de ordem internacional e nacional que primam pela gestão de programas que possibilitem às pessoas com deficiência o acesso ao ensino comum, à profissionalização e ... -
Uma análise da prática pedagógica na perspectiva da educação inclusiva em Rio Bonito/RJ
(2010-12-15)A educação em geral, está pautada no pleno desenvolvimento do educando e em seu preparo para o exercício da cidadania. Pensando nisso, surge a necessidade de se garantir o direito de acesso e permanência em escola regular. ... -
A aprendizagem significativa como alternativa de construção do conhecimento para alunos com déficit cognitivo
(2010)Trata-se de um artigo que tem como objetivo discutir a construção do conhecimento de adultos com déficit cognitivo, a partir de uma aprendizagem significativa. A discussão é apresentada tomando como referência a prática ... -
A aquisição da leitura no processo pedagógico nas séries iniciais
(2010-12-20)O presente estudo é fruto de uma inquietação e ansiedade compartilhada com outros profissionais na área da educação que buscam caminhos eficazes para proporcionar a leitura. O estudo foi desenvolvido através dos textos de ... -
A aquisição da linguagem na relação libras x português
(2007)O projeto de pesquisa A Aquisição da Linguagem na Relação Libras x Português teve como objetivo comprovar que o processo de aquisição da escrita em uma segunda língua requer um bom domínio na língua materna. O domínio ... -
A aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização do aluno surdo numa perspectiva bilíngüe
(2010-10-22)Este trabalho apresenta uma discussão teórica frente a estudos realizados sobre o tema da aquisição da língua de sinais e o processo de alfabetização de alunos surdos a partir de um espaço educacional bilíngüe. Nesse ... -
Arte - Educação: um caminho para a acessibilidade
(2010-12-20)Atualmente, com a mudança dos paradigmas educacionais e a implantação legal da educação inclusiva, onde o processo de ensino-aprendizagem está baseado nas diferenças entre os alunos e na consideração das potencialidades ... -
A arte como potencializadora de ações inclusivas
(2010)Este estudo refere-se à Arte como um instrumento no processo de ações metodológicas inclusivas para promover a aprendizagem de alunos deficientes que estão incluídos nas escolas regulares de ensino. O estudo partiu de ... -
Aspectos da prática pedagógica relacionada à educação inclusiva nas classes regulares de ensino
(2010-06)Esta pesquisa tem como objetivo investigar sobre a inclusão do aluno com Síndrome de Down à dinâmica da sala de aula do ensino regular. O objetivo geral do artigo foi a descrever e refletir sobre as dificuldades, os ... -
Atendimento de alunos com alto comprometimento neuropsicomotor: política e realidade
(2010-12-20)Trabalhar com a teoria e a prática é uma perspectiva que nos traz a possibilidade de analisar significativamente como uma implica significados e expectativas à outra. Com este trabalho foi esse confronto que pretendi ... -
Atendimento educacional especializado
(2010-12-20)Esta Pesquisa tem como objetivo fundamental destacar o pioneirismo no atendimento dos alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) nas Salas de Recursos Multifuncionais em escolas da rede regular de ensino da ... -
Autismo um jeito diferente de ser
(2010-12-20)Em conseqüência das políticas públicas sobre Direitos Humanos e das propostas de Educação Inclusiva na última década têm-se acentuado os estudos e o desenvolvimento de práticas e oportunidades educacionais para pessoas ... -
A avaliação na escola regular inclusiva: é necessária uma aplicação diferenciada com os alunos deficientes?
(2010-12-20)O objetivo desta pesquisa é identificar a necessidade, ou não, de se realizar uma avaliação diferenciada com os alunos deficientes. Utilizou-se uma metodologia de cunho qualitativo, tendo como público-alvo, cinco professoras ...