Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD: Envíos recientes
Mostrando ítems 21-40 de 227
-
O desenvolvimento das crianças deficientes mentais na educação infantil
(2010-12-20)O atendimento educacional de crianças com necessidades educacionais especiais, do nascimento aos seis anos de idade ainda carece de alguns aprimoramentos. Tentando superar essas dificuldades, a educação infantil pode ... -
A formação continuada dos professores do ensino fundamental no município de Passo Fundo - RS, para o trabalho pedagógico - da exclusão à inclusão escolar
(2010-12-20)O presente artigo monográfico discorre sobre as trajetórias pelas quais a Educação Especial tem percorrido na busca pela efetivação da inclusão de alunos deficientes em classes regulares de ensino. Partindo dos primeiros ... -
Atendimento educacional especializado
(2010-12-20)Esta Pesquisa tem como objetivo fundamental destacar o pioneirismo no atendimento dos alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) nas Salas de Recursos Multifuncionais em escolas da rede regular de ensino da ... -
A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular
(2010-12-20)Este estudo trata sobre a inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular. O interesse em abordar este tema deve-se ao meu envolvimento nas questões de educação inclusiva, principalmente no que ... -
Família e escola: parceiras na inclusão?
(2010-12-20)Este artigo foi elaborado por meio de um estudo de campo realizado com cinco famílias com crianças deficientes matriculadas na rede municipal da cidade de Pombal/PB. A metodologia utilizada foi a Qualitativa que usou ... -
Práticas pedagógicas e déficit cognitivo, aspectos considerados relevantes para se pensar o desenvolvimento e aprendizagem do aluno incluído na escola regular
(2010-12-20)O artigo apresentado estabelece como pesquisa a importância que é dada as Práticas Pedagógicas e Déficit Cognitivo, aspectos considerados relevantes para se pensar o desenvolvimento e aprendizagem do aluno com Déficit ... -
A influência das práticas pedagógicas na formação da identidade e cultura surda
(2010-12-20)O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as possíveis influências das práticas pedagógicas desenvolvidas na escola regular, na formação da identidade e da cultura dos alunos surdos, como também, buscar um caminho ... -
Formação de professores que atuam na educação inclusiva
(2010-12-20)Esta pesquisa tem por objetivo discutir que tipo de formação os professores que trabalham na educação inclusiva estão recebendo, baseado no programa do governo de escola para todos. Para isso proponho fazer uma pesquisa ... -
Adolescência, idade adulta e deficiência: discussões acerca de concepções e práticas pedagógicas
(2010-12-20)A presente pesquisa buscou identificar as concepções que embasam as práticas pedagógicas desenvolvidas com o grupo de adolescentes e adultos na APAE de Lavras do Sul/RS. Suscitou-se o interesse em pesquisar o grupo de ... -
Dificuldades de aprendizagem de crianças na educação básica
(2010-12-20)A monografia apresentada retrata as dificuldades de aprendizagem de crianças na educação básica, tendo por objetivo entender como pode ser melhorado o trabalho com o aluno com déficit de aprendizagem na escola comum. ... -
Um estudo sobre as práticas educacionais inclusivas dos professores das séries iniciais do ensino fundamental diante do aluno com déficit cognitivo
(2010-12-20)Este artigo pretende apresentar como as instituições de ensino da Rede Municipal de Boa Vista/RR devem estar organizadas e qual a postura pedagógica do professor diante de uma turma com alunos com déficit cognitivo ... -
Pressupostos da inclusão e identificação e identificação do educando com déficit cognitivo na rede regular de ensino
(2010-12-20)Esta pesquisa de cunho bibliográfico problematiza as metodologias adequadas para o trabalho com criança que apresenta Déficit Cognitivo, visando familiarizar educadores com o tema. Apresenta um pequeno histórico sobre a ... -
A inclusão do aluno surdo em turmas de educação de jovens e adultos
(2010-12-17)O presente artigo ressalta a importância do estudo sobre as questões curriculares na educação da pessoa surda. Desde uma abordagem sócio-cultural, aprofunda-se a relevância significativa que o professor assume no processo ... -
As tecnologias de informação e comunicação (TIC’S): autonomia e aprensizagem para as pessoas especiais
(2010-12-20)O tema das TIC’s no ensino especial é novo. Elas representam as tecnologias e instrumentos usados na comunicação e na automação de diversos segmentos da sociedade: social, econômico, educativo e pessoal. Elas estão ... -
O Afeto no desenvolvimento intelectual de alunos com déficit cognitivo
(2010-12-20)A proposta deste trabalho é compreender o afeto no desenvolvimento intelectual das crianças com déficit cognitivo. Tendo como fonte de pesquisa e investigação a família, professor e aluno. Para que se possa compreender o ... -
Inclusão: o amor e a emoção na arte do ensinar e do aprender com crianças com deficiências
(2010-12-14)Pretende-se com este artigo monográfico discutir o processo de inclusão através do tema Inclusão: O amor e a emoção na arte de ensinar e de aprender com crianças com deficiências, a partir da perspectiva afetiva, em um ... -
Inclusão e práticas escolares: problematizando a formação docente
(2010-12-17)Este artigo aborda um aspecto de extrema relevância pela ótica das bases legais que amparam a inclusão da pessoa com necessidades especiais nas escolas regulares de ensino, principalmente, em se tratando da formação ... -
Práticas educativas para alunos com déficit cognitivo incluídos no ensino regular do ensino fundamental
(2010-12-20)Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho etnográfica, através de descrições das análises das entrevistas realizadas com os professores e observações realizadas em sala de aula. A intenção é analisar ... -
Perfil da avaliação da educação surda na escola regular com proposta bilíngüe em Pombal – PB
(2010-12-20)A Educação Escolarizada dos Surdos remonta cerca de seis séculos, com os pressupostos oralistas, precedidos dos discursos Imagéticos, concretizando-se na contemporaneidade com a Simiótica Visual sublinhando a significação ... -
O ensino aprendizagem para alunos com déficit cognitivo e a formação de professores de Ciências em Rio Bonito - RJ
(2010-12-20)Com o aumento das propostas de inclusão, professores precisam enfrentar uma realidade, a da inclusão de alunos com déficit cognitivo. O presente trabalho foi realizado com o intuito de conhecer a realidade dos professores ...