• A auto-estima na formação do professor e do psicopedagogo 

      Chagas, Fátima de Lourdes Fonseca (2005-05-24)
      Esta pesquisa participante visa a apresentar um referencial teórico que salienta a importância do desenvolvimento pessoal, com a finalidade de elevar a auto-estima dos professores a fim de refletirem sobre o seu papel ...
    • Novos desafios a uma sociedade inclusiva 

      Dreier, Lêda Lígia Pereira (2005-06-14)
      Este é um trabalho qualitativo motivado por estudo bibliográfico sobre “Inclusão Escolar” de alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Regular. No referencial teórico, destacou-se a evolução da ...
    • Educação: discursos e práticas 

      Felix, Mariângela Fighera (2005)
      O trabalho apresenta um estudo sobre a prática pedagógica do professor e sua relação com o Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Patrício Dias Ferreira”. Partindo de um referencial ...
    • Um novo olhar sobre a educação inclusiva 

      Rossato, Miria Inês Pigatto (2005-03-16)
      O presente trabalho busca uma reflexão acerca da formação dos professores para trabalharem com a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Para a realização do estudo, foi constituído um referencial ...
    • Repensando a formação continuada de professores alfabetizadores 

      Santos, Eliane Aparecida Galvão dos (2004)
      Este estudo teve por objetivo investigar quais concepções sobre a leitura e a escrita iniciais são construídas pelas professoras alfabetizadoras e como elas consolidam estes conhecimentos no seu diaa- dia em sala de ...