Educação Física Escolar: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 181-200 of 200
-
Futsal feminino em jogos escolares promovidos por órgãos públicos
(2009-08-26)Conforme estudos recentes, o futebol hoje é uma das práticas esportivas mais difundidas em âmbito nacional e que precisa ser analisada em diferentes estudos científicos, uma vez que revela uma rede confusa de significados. ... -
Prática pedagógica dos professores de Educação Física no processo de inclusão escolar
(2008)Verificou-se através deste estudo a pratica pedagógica dos professores de Educação Física Escolar e a opinião dos Coordenadores Pedagógicos em relação à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino ... -
Especialização em Educação Física Escolar no CEFD/UFSM: tensionamentos entre teoria e prática
(2010)Este estudo está pautado na identificação das práticas pedagógicas do professor de Educação Física no cotidiano da escola a partir de sua Formação Continuada, considerando a relação com a produção do conhecimento do curso ... -
Jogos e brincadeiras: uma análise das relações de gênero através dos estudos culturais
(2014-03-27)A Educação Física Escolar vem reproduzindo normas e comportamentos diferenciados de meninos e meninas, no ambiente lúdico as crianças atribuem sentidos e significados ao brincar e ao jogar, através de gestos e atitudes, ... -
A prática pedagógica de Educação Física a partir do enfoque crítico-superador em escolas indígenas
(2014)O presente trabalho visa trazer contribuições para a prática pedagógica de educação física no contexto indígena, e tem como base teórica a visão críticosuperadora, buscando trazer quais avanços, nosso referencial, aponta ... -
O trabalho como princípio educativo em Gramsci: possibilidades e mediações para uma formação revolucionária
(2014-02-25)Este trabalho tratará do trabalho como princípio educativo e de seu contexto. Nosso objetivo geral é identificar os elementos essenciais da concepção do trabalho como princípio educativo como possibilidade de formação ... -
A formação do CEFD/UFSM e da FACDEF/UNT: um estudo comparativo sobre o predomínio dos conhecimentos
(2014-02-25)Este trabalho tem por intuito entender as relações da America do Sul, Argentina e Brasil, na formação em educação física entre duas universidades de diferentes países, e como a condição de países do capitalismo dependentes ... -
A produção de conhecimento sobre educação de jovens e adultos no âmbito da educação física
(2014-03)Este trabalho objetivou identificar e analisar o que se tem de produção científica sobre Educação Física (EF) na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo onde a coleta dos dados ... -
Percepções da família e da escola à inclusão de alunos com deficiência física que praticam a dança
(2014)O presente artigo objetivou analisar as relações entre a Dança e a inclusão escolar de alunos com deficiência física. A pesquisa se caracterizou como qualitativa, tendo entrevista como instrumento de coleta de dados, que ... -
O teatro e a Educação Física Escolar: um diálogo sensível na formação inicial de professores de Educação Física
(2014)Este estudo teve como objetivo identificar as possibilidades de um diálogo sensível e interdisciplinar entre Teatro e a Educação Física, por meio do estudo da corporeidade, no intuito de contribuir para a formação inicial ... -
A prática pedagógica da Educação Física nos anos iniciais com professores unidocentes da rede estadual de Santa Maria/RS
(2013-12-12)Este estudo objetiva compreender como se constitui a prática pedagógica da Educação Física (EF) nos Anos Iniciais3, ministrada por professores unidocentes4 em uma escola da rede estadual de Santa Maria/RS. Para tal, ... -
A atuação no PELC/UFSM e a costrução da identidade profissional de egressos do curso de Educação Física Licenciatura
(2014-01-14)Esse estudo se propõe a investigar a construção da identidade profissional a partir da analise de percursos de três egressos do curso de Educação Física Licenciatura, com uma atenção especial sobre a experiência de atuação ... -
O núcleo rural do PELC/UFSM e o processo formativo de egressos do CEFD/UFSM
(2014)O presente estudo objetivou compreender que modo a experiência de atuação no Núcleo Rural do PELC/UFSM repercute no processo formativo de professores de EF egressos do CEFD. Participaram dois colaboradores, um morador de ... -
Diferentes olhares sobre a inclusão: o que a família tem a dizer?
(2013-02-26)Esta pesquisa teve por objetivo conhecer, a partir da visão dos pais de alunos com necessidades especiais, como os projetos desenvolvidos no Centro de Educação Física e Desportos - CEFD, da Universidade Federal de Santa ... -
A formação inicial de professores de Educação Física e a educação de jovens e adultos
(2013-02-27)A realização desse estudo teve como propósito identificar e analisar como o ensino da Educação Física (EF) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem sendo tratado na formação inicial em EF nos cursos oferecidos em Instituições ... -
Concepções sobre a Educação Física no ensino infantil na perspectiva unidocente do município de Formigueiro, RS
(2013-01-23)Este estudo objetivou investigar a concepção que os professores unidocentes que atuam na Educação Infantil, das escolas municipais de Formigueiro/RS têm ou atribuem sobre a prática da Educação Física na escola, e também ... -
Educação Física Escolar: a importância do ensino dos esportes coletivos na iniciação esportiva
(2013)Este estudo tem por objetivo principal buscar compreender a articulação da iniciação esportiva de esportes coletivos nas aulas de Educação Física, pois nota-se uma certa resistência por parte dos alunos que chegam à escola, ... -
A intervenção do docente de Educação Física Escolar na prática do bullying
(2013)O presente artigo discute a forma como os docentes de Educação Física (EF) da rede municipal de ensino de Caçapava do Sul apreendem e enfrentam situações que se configuram como bullying no decorrer de suas aulas. A obtenção ... -
Inclusão de alunos com necessidades especiais: como este tema vem sendo tratado nos processos de formação continuada de professores de Educação Física
(2013-02-27)Este estudo aborda a formação continuada de professores de Educação Física que atuam na Educação Básica da Rede Municipal e Estadual, no município de Restinga Seca/RS/RS, no que tange ao tema inclusão de alunos com ... -
Atividade circense na escola: caminhos à organização didática a partir da concepção crítico-emancipatória
(2014-03-06)O estudo iniciou-se a partir de algumas discussões ao trato pedagógico, na intenção de possibilitar um embasamento teórico mais aprofundado e reflexivo ao fazer docente e que foram finalizadas com encaminhamentos estratégicos ...