ListarMídias na Educação - EaD por tema "Aprendizagem"
Mostrando ítems 1-20 de 74
-
O uso da mídia digital Hagáquê para produzir HQ’s de forma lúdica
(2017-10-28)O presente estudo apresenta o uso do software HagáQuê para produzir Histórias em Quadrinhos (HQ’s) com os alunos do 8º ano na disciplina de Arte e Língua Portuguesa. Este software é um editor de histórias em quadrinhos com ... -
O rádio como ferramenta didática em aulas de língua portuguesa
(2012)O presente estudo caracteriza-se por apresentar um relato de experiência sobre o uso do rádio como ferramenta didática em aulas de Língua Portuguesa, com alunos do 9º ano de uma escola municipal da cidade de Santiago, RS. ... -
Uso de tecnologias em sala de aula: um estudo de caso com alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental no município de Santiago - RS
(2011)Hoje não é possível ensinar apenas usando o quadro e o giz, é preciso utilizar o computador como uma ferramenta auxiliar no processo ensino/aprendizagem, uma vez que estamos vivendo uma nova era, caracterizada por um ... -
A internet e o ensino de língua estrangeira na escola pública
(2011)Este artigo é resultado da investigação do potencial da inclusão da Internet nas aulas de Língua Estrangeira na escola pública. Apoiado na revisão bibliográfica a cerca do assunto, no período de março de 2009 a outubro do ... -
O uso do blog como instrumento de aprendizagem da leitura e escrita com uma turma de 4º ano da EMEF Conrado Doeth em Panambi/RS
(2013)Este artigo tem por objetivo relatar a experiência de usar o blog como ferramenta de aprendizagem da leitura e escrita com uma turma de quarto ano da Escola Conrado Doeth, localizada no município de Panambi/RS. O blog ... -
Jogos virtuais na alfabetização: uma observação prática do aprendizado
(2011)O presente estudo aborda como tema principal, "As Mídias na alfabetização", refletindo sobre a importância do letramento na vida do ser humano. É um estudo bibliográfico que descreve como está sendo realizada a alfabetização ... -
A fotografia como recurso para uma nova visão do universo feminino a partir do poema ‘Receita de mulher’ de Vinicius de Moraes
(2015-01-14)Este artigo é o resultado do trabalho realizado no Colégio Estadual Coronel Pilar, com estudantes do ensino médio, reconstruindo a visão do universo feminino a partir de fotografia. O mote foi o poema “Receita de Mulher” ... -
O conhecimento de professores municipais de Ajuricaba sobre a utilização do blog como ferramenta pedagógica
(2011)O presente trabalho traz um estudo quali, quantitativo, descritivo com trabalho de campo realizado com onze professores municipais de Ajuricaba que atuam em escolas municipais na zona urbana e na zona rural. A pesquisa ... -
Uma rede social na escola: é possível
(2014-12-18)Este trabalho tem como objetivo contribuir com o letramento digital do aluno através de uma rede social, tornando as aulas de Língua Inglesa mais atraentes e participativas. A rede social Edmodo é a ferramenta usada para ... -
Aprendizagem descontraída: aprender a língua espanhola utilizando rádio e mídia escrita
(2011)O objetivo proposto para esta monografia foi o de proporcionar atividades para os alunos envolvendo a mídia escrita e o áudio (rádio), para verificar como se realiza o processo de aprendizagem da Língua Espanhola nos ... -
O uso da internet na formação de sujeitos pesquisadores nos anos finais do ensino fundamental
(2013)O trabalho constitui-se em considerações a partir de um projeto relacionado ao uso de ferramentas da internet para pesquisa em sala de aula, desenvolvido com uma turma de 8ª série na disciplina de Arte. A partir da ... -
Rádio Escola: uma ferramenta midiática para as dificuldades de aprendizagem dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª. Hilda Köetz
(2011)O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar a rádio escola como uma ferramenta de mídias que pode contribuir no processo educativo, explorando com o educando as potencialidades desse recurso na construção ... -
A informática e suas possibilidades no ensino de ciências
(2011-12-01)Este artigo refere-se à análise dos resultados obtidos da aplicação de uma pesquisa-ação, de natureza interventiva, com o objetivo de promover junto ao professor a utilização da informática, nas aulas de ciências, da 7ª ... -
Arte digital
(2014-12-19)As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) são métodos comunicativos surgidos com a chamada Revolução Informacional ou Terceira Revolução Industrial e desenvolvidos gradativamente desde a segunda metade da ... -
Processo de alfabetização: um olhar sobre o uso da Rádio Escola como ferramenta de aprendizagem
(2014-12-20)O projeto denominado “Brincando e aprendendo: a gente se comunica?” incluiu durante seu percurso a criação de um programa de rádio da turma que existiu de os anos de junho/2013 a julho/2014 e envolveu 20 educandos do segundo ... -
Jogos didáticos X informática: aprendizagem significativa?
(2011)O artigo apresenta uma análise sobre o uso dos jogos didáticos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e História, no laboratório de informática de uma escola da rede pública municipal da cidade de Bagé- ... -
Sala digital desenvolvendo aprendizagem
(2011)A sala de aula não é mais a mesma, a inclusão da tecnologia na escola já se tornou uma prioridade, em especial o computador e internet que faz com que a aprendizagem se torne significativa, investigativa e instigante. Porém ... -
O celular no cotidiano escolar
(2011)Este artigo aborda a possibilidade da aplicação do celular como ferramenta que auxilia no processo de aprendizagem, demonstrando que a sua utilização em sala de aula e fora dela pode trazer resultados positivos, pois ... -
Influências das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil
(2017-10-27)O presente trabalho apresenta como temática a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação infantil. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de contextualizar a educação ... -
Produzindo vídeos: uma experiência de autoria com os alunos do ensino médio da Escola Estadual José de Anchieta
(2014-12-19)O presente artigo investiga, observa, experimenta e levanta questionamentos quanto o potencial da produção audiovisual como ferramenta educacional e de comunicação. Apresentando um estudo de caso, em que uma produção de ...