Navegação Mídias na Educação - EaD por orientadores "Librelotto, Giovani Rubert"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 28
-
As TICs aliadas ao processo de letramento escolar: uma análise das oficinas do programa "Mais Educação"
(2014-12-19)Este trabalho trata de um estudo de caso realizado em escolas públicas do município de São Gabriel – Rio Grande do Sul, com o objetivo de refletir sobre as TICs aliadas ao processo de letramento escolar, utilização de ... -
Uso do blog como divulgação de pesquisa e trabalhos produzidos nas aulas de Língua Inglesa no 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Carlos
(2012)Esse artigo apresenta alguns resultados da pesquisa sobre a relevância do uso de um blog na disciplina de língua inglesa para divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos durante as aulas. Os trabalhos foram realizados ... -
O método Montessori e a proposta de criação da oficina tecnológica de aprendizagem infantil
(2011)O tema desta pesquisa tem por objetivo desenvolver uma reflexão voltada aos profissionais da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, sobre o momento atual caracterizado pelas fontes midiáticas, bem como ... -
Aprendizagem descontraída: aprender a língua espanhola utilizando rádio e mídia escrita
(2011)O objetivo proposto para esta monografia foi o de proporcionar atividades para os alunos envolvendo a mídia escrita e o áudio (rádio), para verificar como se realiza o processo de aprendizagem da Língua Espanhola nos ... -
O uso das mídias favorecendo a vivência em artes na turma 62
(2012)O presente artigo relata uma experiência pedagógica realizada em aulas de artes, onde foram utilizadas diferentes mídias para oportunizar uma vivência no meio artístico ao grupo de alunos da turma 62, da Escola Estadual ... -
Educação infantil e as mídias educacionais: a realidade de uma escola municipal de educação infantil
(2014-12-19)O presente artigo aborda o tema: Educação Infantil e as mídias educa-cionais: a realidade de uma Escola Municipal de Educação Infantil, localizada no Município de Agudo-RS apresentando, brevemente, as-pectos acerca da ... -
O rádio e sua contribuição pedagógica: rádio-escolar
(2011-07-01)O presente trabalho tem como objetivo conhecer a história do rádio no mundo e no Brasil e, a partir deste estudo, comprovar a importância que este meio de comunicação tem como ferramenta pedagógica. O rádio contribui de ... -
A utilização do Gcompris no reforço escolar
(2014)As tecnologias trazem para o educador o desafio de apoderar-se delas e utilizá-las em benefício próprio e dos seus alunos. Precisamos acompanhar a era da tecnologia e trazê-la para o ambiente escolar, tornando nossas aulas ... -
O papel da mídia impressa no processo de alfabetização nos três primeiros anos do ensino fundamental
(2013)O presente trabalho objetiva investigar qual o papel da mídia impressa no processo de alfabetização nos três primeiros anos do ensino fundamental, por se tratar de um processo contínuo onde o professor desempenha o papel ... -
O desinteresse do educador em relação às tecnologias de informação e comunicação
(2011)Este trabalho tem a finalidade de oportunizar a reflexão dos problemas que atingem a não utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como um suporte didático e pedagógico, ainda nos dias de hoje no ... -
Práticas educomunicativas no contexto escolar: obstáculos e perspectivas
(2014-12-18)A educomunicação tem se demonstrado ferramenta viável na criação de novos tipos de aprendizagem, formais ou informais, com viés mais democrático, igualitário e menos hierarquizado, atendendo a pluralidade e diversidade ... -
A escola no meio digital: novos desafios do ensinar e do aprender
(2011)A escola tem uma importante função social e por isso, necessita ser conhecida e analisada dentro da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Esse artigo refere-se ao estudo de caso desenvolvido em uma das escolas municipais ... -
Inclusão digital dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Nóbrega - Santa Maria - RS
(2011)A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Nóbrega recebeu os computado-res do ProInfo, todos com sistema operacional Linux 3.0. Porém, os docentes não conheciam este sistema e, além disso, alguns não tinham afinidade ... -
As mídias e o lúdico na educação infantil
(2013-12-13)A inclusão de recursos tecnológicos na Educação Infantil surge como um novo desafio na educação do século XXI, pois é cada vez mais difícil despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento. A reflexão da utilização do ... -
A mídia rádio e sua contribuição para a aquisição da leitura e da escrita dos alunos do 2° ano do ensino fundamental da E.M.E.F Nepomuceno Vieira Brum
(2012-01-29)Este artigo pretende mostrar como a mídia rádio pode contribuir no processo de aquisição da leitura e da escrita de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, sendo utilizada como um instrumento para cativar e explorar ... -
Perspectivas pedagógicas e tecnológicas na utilização da lousa digital no ensino médio
(2013-12-14)O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão e pesquisa sobre a lousa digital na realidade educacional do Brasil, mais especificamente no Ensino Médio Politécnico. Sabemos que a lousa é um instrumento Tecnológico, ... -
O uso do blog como instrumento na gestão escolar
(2011-12-10)Este artigo consiste em um relato de experiência sobre a criação de um blog para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Piratini Oliveira da Rosa, criado com o objetivo de auxiliar na gestão escolar e divulgar as ... -
O uso de computadores nas séries iniciais
(2012-01-29)A utilização de tics, como no caso do computador no contexto escolar particularmente nas séries iniciais, serve como um magnífico suporte múltiplas aplicações, como a valorização do contexto social do aluno, bem como ... -
A informática no processo de alfabetização e letramento
(2011-07-01)O presente artigo busca descrever uma pequisaação, onde foi observado o uso da informática no processo de alfabetização de uma turma de 1º Ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo: Pesquisar e compreender a ... -
O uso do windows live como ambiente virtual de aprendizagem
(2011)Este artigo relata o trabalho desenvolvido com alunos do 3º ano do Ensino Médio noturno do Instituto Estadual Rui Barbosa, na disciplina de Física, buscando verifi-car a possibilidade de utilização do Windows Live Groups ...