Mostrar registro simples

dc.creatorRozzini, José Everton da Silva
dc.date.accessioned2013-06-24
dc.date.available2013-06-24
dc.date.issued2012-06-25
dc.identifier.citationROZZINI, José Everton da Silva. The musical education at cuica: percussion and repercussion of a social project. 2012. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7035
dc.description.abstractThis present work was developed in the Line of Research Education and Arts (LP4) of the Post Graduation in Education Program of the Federal University of Santa Maria (UFSM) and binds to the group of studies and researches FAPEM - Training, Action and Research in Music Education of UFSM. The research had as a general purpose to investigate the repercussions of the CUICA Association in the lives of four young percussionists participants in the percussion group CUICA, through their narratives. As the specific objectives it sought to understand how to learn music in CUICA Association through the practice of percussion as the axis of the work. It also sought to understand how the musical experiences in CUICA affects and have repercussion to the lives of its participants and reflect how these musical experiences enter and go through to their lives. For this, literature review was consisted of authors who discuss about social education and social projects such as OLIVEIRA (2003); KATER (2004); KLEBER (2003, 2006, 2008); PAIVA (2004); GUAZINA (2011); among others. The research also was supported by theoretical studies on experiences of DEWEY (1959, 2003, 2011); LARROSA BONÍA (2002), JOSSO (2010), that allowed to reflect on the experiences. Methodologically the research developed by the qualitative method, through narrative interviews KVALE, 1994; (BAUER and GASKELL, 2002; FLICK, 2009; CRESWEL, 2010). In this process of investigation it was possible to identify the main musical experiences and some of these repercussions in the lives of participants. It was found that the four young people surveyed have an intense life in CUICA and, consequently, several experiences that result from their participation in the percussion group and go through their lives. Today, the four young people are working with music professionally and express their desire to continue studying music.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectExperiências musicaispor
dc.subjectPercussão em projetos sociaispor
dc.subjectMusic educationeng
dc.subjectMusical experienceseng
dc.subjectPercussion in social projectseng
dc.titleEducação musical na cuica: percussões e repercussões de um projeto socialpor
dc.title.alternativeThe musical education at cuica: percussion and repercussion of a social projecteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e vincula-se ao grupo de estudos e pesquisas FAPEM Formação, Ação, e Pesquisas em Educação Musical da UFSM. A pesquisa teve como objetivo geral, investigar as repercussões da Associação CUICA na vida de quatro jovens percussionistas participantes do grupo de percussão, através de suas narrativas. Como objetivos específicos, buscou-se compreender como se aprende música na Associação CUICA mediante a prática da percussão como eixo do trabalho. Buscou-se também entender como as experiências musicais na CUICA percutem e repercutem na vida dos seus participantes e refletir como essas experiências entram e atravessam suas vidas. Para tanto a revisão de literatura foi constituída de autores que discutem sobre educação musical e projetos sociais tais como OLIVEIRA (2003); KATER (2004); KLEBER (2003, 2006, 2008); PAIVA (2004); GUAZINA (2011); entre outros. A pesquisa também contou com apoio teórico de estudos sobre experiências de DEWEY (1959, 2003, 2011); LARROSA BONDÍA (2002); JOSSO (2010), os quais possibilitaram refletir sobre as experiências. Metodologicamente a pesquisa desenvolveu-se pelo método qualitativo, através de entrevistas narrativas KVALE, 1994; (BAUER E GASKELL, 2002; FLICK, 2009; CRESWEL, 2010). Neste processo de investigação foi possível identificar as principais experiências musicais e algumas repercussões destas nas vidas dos participantes. Constatou-se que os quatro jovens pesquisados tem uma vida intensa na CUICA e, em decorrência, experiências diversas que derivam de suas participações no grupo de percussão e atravessam suas vidas. Hoje, os quatro jovens estão trabalhando com música profissionalmente e manifestam o desejo de continuar estudando música.por
dc.contributor.advisor1Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8653053694824805por
dc.contributor.advisor-co1Louro-Hettwer, Ana Lúcia de Marques e
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8744911424416533por
dc.contributor.referee1Kleber, Magali Oliveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4631135473037177por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085por
dc.contributor.referee3Garbosa, Luciane Wilke Freitas
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551280130743903por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9937779010433532por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples