Mostrar registro simples

dc.creatorFagundes, André Luiz de Oliveira
dc.date.accessioned2014-02-19
dc.date.available2014-02-19
dc.date.issued2013-04-02
dc.identifier.citationFAGUNDES, André Luiz de Oliveira. The omnipresence of competences in the teaching formation: a study in the horizon of reification and knowledge. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7050
dc.description.abstractThe main guiding proposal of this paper aims to answer the following questions: In which way the official legislation of the teaching formation (allusive to the school teachers) based on the conceptions of competences contributes to the manifestation of reification, as its fundamental proposals surround centrally around of the know-do (Savoir-faire), leaving aside other fundamental aspects of the human formation, in a indiscriminate search for the practice? How can a change be taught on the perspective of intersubjective recognition? Thereby, the work in question is situated on the Philosophy of Education perspective, having as theoretical reference the contribution of the studies about reification and social recognition, from Axel Honneth, recognized member of the called third generation of the Frankfurt School. The general scope of the research is to perform an analysis of the philosophical implications referring to the political and epistemological content of the last renovation on the educational field. In more specific terms, our objectives are: a) conduct a critical analysis, based on the category of the reification, from the principles of the competences directed to the educational field by the legislation; b) elucidate the existing relations between claim of the practice on the instructor formation and the possible manifestations of reification in the educative process; c) measure the relation of the legacy of the reification category for the comprehension of the school teaching formation problem; d) study the possibilities to present proposals for the teaching formation inspired on the idea of recognition of the other, counterposed to reifying situations and non-recognition experiences. To do so, we followed as methodological orientation the hermeneutical spin of the critical theory .eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectReificaçãopor
dc.subjectReconhecimentopor
dc.subjectCompetenceseng
dc.subjectTeaching formationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectReificationeng
dc.subjectRecognitioneng
dc.titleA onipresença das competências na formação docente: um estudo no horizonte da reificação e do reconhecimentopor
dc.title.alternativeThe omnipresence of competences in the teaching formation: a study in the horizon of reification and knowledgeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA proposta norteadora central deste trabalho de dissertação se empenha em responder às seguintes perguntas: Em que sentido a legislação oficial da formação docente (alusiva aos professores da escola básica) baseada na concepção de competências conflui para a manifestação de processos de reificação, na medida em que suas proposições fundamentais giram centralmente em torno do saber-fazer (Savoir-faire), deixando de lado outros aspectos fundamentais da formação humana, numa busca indiscriminada pela prática? Como pode ser pensado um redirecionamento na perspectiva do reconhecimento intersubjetivo? Desse modo, o trabalho em questão situa-se na perspectiva da Filosofia da Educação, tendo como referencial teórico o contributo dos estudos sobre reificação e reconhecimento social, de Axel Honneth, considerado membro da chamada terceira geração da Escola de Frankfurt. O escopo geral da pesquisa é realizar uma análise das implicações filosóficas de fundo referente ao teor político e epistemológico das últimas reformas no campo educacional, especialmente sobre o que tem sido proposto à formação inicial de professores da educação básica. Em termos mais específicos, nossos objetivos são: a) realizar uma análise crítica, baseada na categoria da reificação, do postulado das competências dirigido ao campo educacional pela legislação; b) elucidar as relações existentes entre reivindicação da prática na formação docente e as possíveis manifestações da reificação no processo educativo; c) avaliar a pertinência do legado da categoria da reificação para a compreensão do problema da formação do professor da educação básica; d) estudar as possibilidades de apresentar proposições para a formação docente inspirada na ideia do reconhecimento do outro, contrapostas a situações reificantes e experiências de não reconhecimento. Para tanto, seguimos como orientação metodológica o giro hermenêutico da teoria crítica .por
dc.contributor.advisor1Trevisan, Amarildo Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2534601801498544por
dc.contributor.referee1Cenci, Angelo Vitório
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5553067405853480por
dc.contributor.referee2Veiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9245252793422468por
dc.contributor.referee3Pereira, Sueli Menezes
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3883536502592508por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6382103101349726por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples