O blog como ferramenta pedagógica na produção de textos
Visualizar/ Abrir
Data
2013-12-13Autor
Nunes, Bárbara Cristine Bottino
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo apresenta a análise do uso do blog como estratégia motivadora em sala de aula, visando à promoção do processo ensino-aprendizagem e subsidiando aulas dinâmicas e colaborativas, num espaço interativo entre professor e aluno, em que o resultado será a produção de textos. A base desta pesquisa é a análise das estratégias linguísticas-cognitivas, produzidas pelos discentes, do 1º ano do ensino médio de uma escola pública, como ferramenta de interação com a professora, em um blog educacional, que tem como objetivo a publicação de temas relacionados as redações dos vestibulares e as discussões dos mesmos de forma criativa, opinativa e respeitando a opinião dos demais colegas, possibilitando ao aluno estudar a Língua Portuguesa de forma mais interessante e motivadora. Foram realizadas atividades que desafiaram os alunos a argumentarem, colocando-se como autores do seu processo de conhecimento. O resultado desta experiência foi a elaboração de um blog educacional com o propósito de uso enquanto ferramenta pedagógica sob a hipótese que o uso do mesmo é motivador para os alunos e pode gerar produções criativas e democráticas. Como estratégia didática demonstra que ainda são necessários estudos mais aprofundados sobre os resultados obtidos no ambiente escolar, para uma melhor preparação na elaboração de projetos pedagógicos que utilizem blog como estratégia pedagógica.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]