dc.contributor.advisor | Falkembach, Gilse Antoninha Morgental | |
dc.creator | Nunes, Bárbara Cristine Bottino | |
dc.date.accessioned | 2015-03-19T15:34:03Z | |
dc.date.available | 2015-03-19T15:34:03Z | |
dc.date.issued | 2013-12-13 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/743 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This article presents an analysis of the use of the blog as a motivational strategy in the classroom in order to promote the teaching-learning process and subsidizing classes dynamic and collaborative, in a space of interaction between teacher and student, in which the result will be the production of texts. Discusses alternative creative and exciting to work with writing and reading in school activities, in view of the importance to develop new interaction contexts for motivating learning and participatory to the learner. The study includes students from a high school ( 1º level ) in the city of Santana do Livramento. The research methodology strategy will use the blog with the axes of reading and writing, which will be considered, enabling the student to study the Portuguese language more interesting and motivating. Activities will be conducted to challenge students to argue, leading them to be authors of their knowledge process. Different researchers emphasize one of the main contributions that blogs can offer to the process of teaching and learning, giving the possibility of collective creation and approach between teacher and student. The use of the blog as a teaching strategy shows that are still needed further study on the results obtained in the school environment, to improve a best formation in developing educational projects that enable students to integrate the teaching practices of the possibilities that technologies offer. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Blog | por |
dc.subject | Textos | por |
dc.subject | Estratégia pedagógica | por |
dc.title | O blog como ferramenta pedagógica na produção de textos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta a análise do uso do blog como estratégia motivadora em sala de aula, visando à promoção do processo ensino-aprendizagem e subsidiando aulas dinâmicas e colaborativas, num espaço interativo entre professor e aluno, em que o resultado será a produção de textos. A base desta pesquisa é a análise das estratégias linguísticas-cognitivas, produzidas pelos discentes, do 1º ano do ensino médio de uma escola pública, como ferramenta de interação com a professora, em um blog educacional, que tem como objetivo a publicação de temas relacionados as redações dos vestibulares e as discussões dos mesmos de forma criativa, opinativa e respeitando a opinião dos demais colegas, possibilitando ao aluno estudar a Língua Portuguesa de forma mais interessante e motivadora. Foram realizadas atividades que desafiaram os alunos a argumentarem, colocando-se como autores do seu processo de conhecimento. O resultado desta experiência foi a elaboração de um blog educacional com o propósito de uso enquanto ferramenta pedagógica sob a hipótese que o uso do mesmo é motivador para os alunos e pode gerar produções criativas e democráticas. Como estratégia didática demonstra que ainda são necessários estudos mais aprofundados sobre os resultados obtidos no ambiente escolar, para uma melhor preparação na elaboração de projetos pedagógicos que utilizem blog como estratégia pedagógica. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |