Navegação Gestão Educacional - EaD por orientadores "Flores, Maria Luiza Rodrigues"
Itens para a visualização no momento 1-13 of 13
-
Ressignificação da prática docente em sala de aula diante dos dilemas impostos por políticas educacionais neoliberais
(2011-09-17)O presente trabalho apresenta uma investigação referente RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA DIANTE DOS DILEMAS IMPOSTOS POR POLÍTICAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS junto aos alunos de uma Escola Estadual da ... -
Estudo sobre a implantação de uma política pública: o PROEJA no IFRS – campus Porto Alegre
(2011-09-17)Este trabalho apresenta um estudo sobre a consolidação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) como política pública no ... -
A participação da comunidade escolar no processo de escolha de diretores: um estudo de caso no município de Canoas/RS
(2011-09-17)O presente trabalho tem como objetivo analisar a participação da comunidade escolar no processo de eleição direta para escolha do diretor em uma escola municipal de Canoas - RS, gerando reflexão sobre a importância desta ... -
Políticas públicas para inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva: análise de uma experiência em escola pública estadual no RS
(2011-01-14)Esta pesquisa trata da implementação de políticas públicas de inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva no contexto de uma escola pública, sendo desenvolvida como um estudo de caso. O objetivo principal foi ... -
Gestão de um projeto de cooperativismo em uma escola municipal de Sapucaia do Sul junto a uma turma de EJA: uma proposta de geração de cidadania e renda
(2011-01-14)Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão Educacional. O trabalho teve como objetivos principais “sistematizar a trajetória e analisar a implementação de ... -
A gestão escolar democrática na concepção dos profissionais da educação
(2010-09-18)A presente monografia investigou a concepção de Gestão Escolar Democrática apresentada pelos profissionais da educação em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do Município de Sapucaia do Sul (RS). Com o intuito de ... -
Avaliação institucional da educação: um estudo de caso no Colégio Estadual Cônego Scherer, em Guaíba/RS
(2010-09-18)Esta monografia apresenta resultados de uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização Lato-Sensu em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como locus o Colégio ... -
A construção de princípios de convivência em contexto de gestão democrática em uma escola de MST
(2010-09-18)A presente monografia investigou A construção de Princípios de Convivência em Contexto de Gestão Democrática em uma Escola de MST, tendo como referência específica, a realidade da Escola Estadual de Ensino Médio Nova ... -
Clima organizacional e gestão democrática
(2010-09-18)Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no Curso de Pós- Graduação Lato-Sensu em Gestão Educacional. O trabalho foi desenvolvido na Escola do Portão Amarelo (nome fictício), uma Escola Estadual, de ... -
Gestão escolar e a questão do planejamento coletivo: um olhar para a realidade
(2011-09-17)Este trabalho de conclusão de curso de especialização em gestão educacional apresenta e analisa resultados de pesquisa realizada em uma escola municipal de Ensino Fundamental do Estado do Rio Grande do Sul. O estudo foi ... -
Formação de grêmio estudantil como mecanismo de participação em uma escola municipal de Sapucaia do Sul/RS
(2011-01-14)Esta monografia apresenta resultados de uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização Lato-Sensu em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como locus o Grêmio ... -
A dificuldade do professor de ensino médio para implementar a política nacional de educação inclusiva
(2011-09-17)Esta pesquisa investigou a implementação de políticas de inclusão no âmbito do Ensino Médio, em uma escola da rede estadual do Rio Grande do Sul, sendo desenvolvida através de um estudo de caso durante o período de março ... -
O pedagogo como gestor
(2011-09-17)Este trabalho de conclusão do curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional oferecido na modalidade a distância pela Universidade Federal de Santa Maria teve como tema a formação do Pedagogo para a atuação como gestor ...