Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por licença "Acesso Aberto"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 571
-
A utilização de recursos tecnológicos na educação infantil e a sua contribuição na construção da aprendizagem
(2010-10-04)A educação está passando por diversas mudanças e transformações, com isso se percebe uma maior aproximação entre tecnologia e mundo educacional. As crianças estão chegando cada vez mais cedo nas escolas de educação infantil, ... -
A escola antes e depois do Laptop
(2009-11-21)Buscamos com este artigo investigar como eram as escolas da cidade de Rivera-Uruguai antes da chegada do Laptop. Neste contexto sentimos a necessidade de saber se mudou a proposta metodológica dos educadores. Para desenvolver ... -
Museu virtual como espaço de aprendizagem
(2010-11-05)Este trabalho quer evidenciar a visitação aos museus virtuais como apoio pedagógico a ser oferecido aos estudantes do Ensino Fundamental. Esta pesquisa pretende oportunizar uma prática atual para a complementação da teoria ... -
A utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação infantil
(2010-11-06)Este estudo tem como objetivo refletir sobre a importância e necessidade da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Infantil, verificando as ferramentas tecnológicas que o professor mais utiliza ... -
Fluência tecnológico-pedagógica na produção de recursos educacionais abertos - REA
(2017-06-24)A preocupação pela temática geradora desta pesquisa está centrada no fomento à integração das tecnologias educacionais em rede no Ensino Superior, com foco na produção e adaptação de Recursos Educacionais Abertos (REA). ... -
Tecedores de ideias e conexões
(2010-11-19)Os espaços de leitura e de escrita aumentaram com a chegada da Internet na escola. O objetivo deste estudo foi investigar as potencialidades dos blogs e dos ambientes wiki como recursos para leitura e escrita na Internet ... -
A influência da avaliação dos componentes curriculares de um curso de pós-graduação a distância sobre a qualidade do material didátido e interações em AVEA
(2010-11-26)Este artigo tem por objetivo geral investigar a influência da avaliação dos componentes curriculares de um Curso de Pós – Graduação sobre a qualidade do material didático e sobre as interações no Ambiente Virtual de ... -
Sala de aula invertida e uso das tecnologias da informação e comunicação como alternativa para o ensino de química
(2017-06-23)O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições que a sala de aula invertida (SAI) mediada por tecnologias da informação e comunicação (TICs) pode trazer para potencializar o ensino e a aprendizagem de química, ... -
Ensino-aprendizagem em educação a distância: um estudo de caso no ensino superior
(2011-10-22)O presente artigo foi elaborado a partir dos estudos realizados sobre ensino-aprendizagem em educação à distância. A pesquisa deu-se por meio da análise de questionários quantitativos e qualitativos aplicado a alunos e ... -
A computação desplugada no desenvolvimento do raciocínio lógico na educação infantil
(2018-11-30)No nosso cotidiano cada vez mais estamos em contato com a tecnologia, juntamente com os benefícios trazidos por ela. Assim, no âmbito educacional não ocorre de forma diferente, sendo que isso nos favorece na praticidade, ... -
Jornal digital espanhol: um recurso para aproximar o aluno e melhorar a leitura e escrita
(2014-07-11)Este artigo se propõe a analisar e refletir como o uso do Jornal Digital Espanhol pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades como a leitura, a compreensão e a escrita na Língua Espanhola, bem como, aproximar os ... -
Uma proposta do uso da Wiki como diário da prática pedagógica
(2011-10-08)A ferramenta "diário de bordo" do Moodle UAB/UFSM, quando utilizada nas disciplinas de Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura como Diário da Prática Pedagógica, pode não atender a expectativa de promover o diálogo ... -
Ambiente hipermidiático web 2.0: potencial educativo, fluxo virtual e redesenho de metarrelações
(2011-10-14)O cenário educacional baseado na cooperação e na colaboração está emergindo com o suporte de ferramentas e artefatos tecnológicos desenvolvidos e em desenvolvimento na atualidade. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) ... -
Mendeley e Zotero em cena: o uso da videoaula no ensino de gerenciadores de referência
(2018-12-01)O artigo tem como objetivo compreender se a videoaula, como suporte educacional, contribui com o ensino de gerenciadores de referência. Buscou trazer outros trabalhos sobre a importância das videoaulas em ambientes ... -
Blog: um estudo de caso como ferramenta colaborativa na divulgação de trabalhos escolares
(2011-09)O artigo objetivo apresentar uma breve descrição da criação de um Blog como ferramenta colaborativa em projetos escolares na divulgação das atividades desenvolvidas, dos resultados alcançados e divulgação científica. O ... -
Contribuição do objeto digital de aprendizagem "Futsal RIVED" no processo de ensino-aprendizagem de Educação Física
(2012-11-30)Este trabalho tem o objetivo de avaliar a contribuição de um objeto digital de aprendizagem (ODA) no processo de ensino-aprendizagem de alunos na disciplina de Educação Física. A Metodologia utilizada foi de cunho qualitativo ... -
A ferramenta WIKI – desafios e contribuições na formação universitária presencial
(2011-10-08)A incorporação crescente das TICs ao processo de ensino-aprendizagem traz novas possibilidades na educação e desafia as práticas pedagógicas. Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma experiência ... -
A influência das TIC na alfabetização
(2012-11-30)Este trabalho tem como intuito analisar a influência das TIC no processo de leitura e escrita presente no cotidiano escolar de uma turma específica, em fase de alfabetização. Por meio deste, busca compreender a influência ... -
Educação a distância no ensino superior: crítica a interação do professor
(2010-09)Este artigo trata de uma breve discussão sobre educação a distância fazendo uma crítica a interação do professor. Tendo como objetivo: Apresentar e discutir a interação do professor na turma de Pedagogia EAD – UFSM, pólo ... -
Criação e aplicação do objeto de aprendizagem: "Show das unidades de medidas"
(2011-10-29)Este artigo traz uma revisão sobre objetos de aprendizagem e da importância de sua utilização no ensino de Matemática. Após descreve como se deu a construção do objeto de aprendizagem "Show das unidades de medidas", que ...