Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por data do documento
Itens para a visualização no momento 61-80 of 571
-
Redes de Petri coloridas no auxílio à composição de equipes multidisciplinares
(2010)Este estudo visa encontrar subsídios em uma pesquisa que pauta redes de Petri, em específico as redes de Petri coloridas (RdPC), para auxiliar à composição de equipes multidisciplinares. Para formalizar a pesquisa ... -
A era digital na escola
(2010)O estudo em questão buscou verificar o uso da informática na educação no contexto da escola, tendo como suporte um estudo de caso para coletar dados da realidade a ser observada, valendose de uma pesquisa de campo, onde ... -
O papel da equipe multidisciplinar na implementação de cursos na educação a distância
(2010)À medida que o tempo passa a Educação à distância vem ocupando espaço. Muitas instituições visam essa modalidade de ensino por proporcionar economia financeira e agregar maior número de alunos por turma sem requerer ... -
Estudo sobre a construção de material didático apoiado no uso das TIC
(2010)A sociedade está em constante evolução e as tecnologias da informação e da comunicação estão cada dia mais presentes na vida moderna e a escola, por sua vez, insere-se nessa realidade. A busca por uma prática pedagógica ... -
Estudo dos limites e possibilidades do uso do laboratório de informática em uma escola pública municipal de Cachoeira do Sul
(2010)A introdução do computador no ambiente escolar está acarretando mudanças no processo de ensino-aprendizagem que exigem novas posturas diante dessa realidade. O aluno aprende a utilizar o computador como uma ferramenta ... -
A relação do design instrucional e a evasão nos cursos de EAD
(2010-01-11)Esse trabalho se propôs a pesquisar e verificar, por meio de revisão bibliográfica, a relação entre o design instrucional e a evasão dos alunos em cursos de ensino a distância - EAD - a partir de pesquisas sobre ensino a ... -
Colaboração escolar nas práticas educativas no ensino superior mediada pelo moodle
(2010-01-25)Problematizamos o uso de ambientes hipermídias no desenvolvimento e aprendizagem da colaboração escolar. A proposta de interação mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação a distância e sua ... -
Educação a distância em ambientes virtuais de ensino - aprendizagem, uma revisão de bases e conceitos
(2010-07-01)Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão de bases e conceitos sobre o tema educação a distância em ambientes virtuais de ensino – aprendizagem uma vez que o tema em questão levanta polêmicas e infinitas reflexões. ... -
Educação a distância no ensino corporativo: exemplo de uma instituição financeira
(2010-07-01)O presente artigo aborda uma pesquisa sobre diversos conceitos existentes no ensino corporativo por meio da modalidade de educação a distância e relata a experiência do treinamento realizado para funcionários de uma ... -
Objetos de aprendizagem para o ensino da história: uma busca na Web
(2010-08-20)Com as novas tecnologias disponíveis, a rede mundial de computadores, Internet, constitui-se em uma nova forma de gerir informações, multiplicando a comunicação entre as pessoas em diferentes ambientes. Os espaços globais ... -
Educação a distância no ensino superior: crítica a interação do professor
(2010-09)Este artigo trata de uma breve discussão sobre educação a distância fazendo uma crítica a interação do professor. Tendo como objetivo: Apresentar e discutir a interação do professor na turma de Pedagogia EAD – UFSM, pólo ... -
Desafios frente ao uso das novas tecnologias no processo ensino aprendizagem: jogos educativos computadorizados
(2010-09-04)Neste artigo apresenta-se como objetivo principal trazer aquilo que se destaca como alguns dos desafios e possíveis soluções encontradas no ambiente escolar, a partir do processo ensino aprendizagem através dos jogos ... -
O blog na educação: uma estratégia pedagógica
(2010-09-24)Este trabalho objetiva investigar a ferramenta blog como um instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de idéias, informações e conhecimentos de maneira colaborativa, no ambiente escolar, tendo como apoio ... -
Webquests como estratégia didática: possíveis contribuições para a formação de professores
(2010-09-26)Este artigo aborda as possíveis contribuições das Webquests para a formação de professores, a partir do desenvolvimento de uma Webquest, no âmbito de uma turma de 2º semestre do curso de Pedagogia a distância na qual a ... -
Os entraves da utilização do computador na escola
(2010-09-30)O presente artigo focaliza os entraves da utilização do computador nas escolas do município de Agudo, discutindo suas implicações como recurso metodológico e seu auxílio na construção do conhecimento do aluno. Trata-se de ... -
Benefícios de softwares educacionais na alfabetização de crianças
(2010-09-30)Crianças que estão em fase de construção das habilidades da leitura e escrita necessitam de uma atenção especial para o aprimoramento de seu processo de construção dos conhecimentos. O uso das Tecnologias da Informação ... -
O uso de objetos de aprendizagem no ensino da Matemática nas séries iniciais
(2010-10-03)Este artigo visa destacar o uso de Objetos de Aprendizagem no ensino da Matemática, as contribuições deste na educação e as formas de utilização em sala de aula como um recurso pedagógico que pode auxiliar o processo de ... -
A contribuição do blog colaborativo para a construção de conhecimentos em produção textual com alunos do ensino médio: um estudo de caso em uma escola pública, no município de Três de Maio, RS
(2010-10-03)Este artigo apresenta um estudo de caso que investigou como as estratégias didáticas empregadas com o apoio de um blog colaborativo contribuem para a construção de conhecimentos em produção textual, em Língua Portuguesa, ... -
Tecnologias da informação na rotina estudantil: estudo de caso dos alunos de um curso de graduação
(2010-10-04)Diversas teorias de aprendizagem ressaltam a importância da interação social como forma de promover o desenvolvimento humano. Neste sentido, as ferramentas tecnológicas, quando bem utilizadas, têm o poder de construir ... -
A utilização do EdiLim na criação do objeto de aprendizagem "As vogais e os animais" para alunos com deficiência intelectual
(2010-10-04)Este artigo aborda o uso das TICs na educação especial como meio de facilitar o acesso ao conhecimento, ampliando as oportunidades das PNEEs, adequando o conteúdo, considerando a realidade do aluno. Faz o relato da utilização ...