Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por orientadores "Mussoi, Eunice Maria"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 32
-
Fluência tecnológico-pedagógica na produção de recursos educacionais abertos - REA
(2017-06-24)A preocupação pela temática geradora desta pesquisa está centrada no fomento à integração das tecnologias educacionais em rede no Ensino Superior, com foco na produção e adaptação de Recursos Educacionais Abertos (REA). ... -
Jornal digital espanhol: um recurso para aproximar o aluno e melhorar a leitura e escrita
(2014-07-11)Este artigo se propõe a analisar e refletir como o uso do Jornal Digital Espanhol pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades como a leitura, a compreensão e a escrita na Língua Espanhola, bem como, aproximar os ... -
O auxílio da tecnologia da informação e da comunicação no estudo da globalização: propaganda, consumo e geração de lixo
(2012-11-23)O presente artigo relata o trabalho realizado na disciplina de geografia, com os alunos das oitavas séries de uma Escola da Rede Municipal de Três de Maio, RS. Tem como objetivo possibilitar o uso educativo de algumas ... -
Tecnologia educacional: dispositivos móveis na educação
(2012-11-23)As tecnologias, como produtos sociais, estão inseridas na educação e são utilizadas por professores e alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. Os dispositivos móveis especialmente o celular, também chegaram às ... -
A inserção de tecnologias da informação e comunicação nos livros didáticos de biologia: aplicação no estudo de genética
(2017-06-23)A utilização crescente da tecnologia nos diferentes contextos da sociedade mostra a possibilidade de aproximação das mesmas com o ambiente escolar. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) integram-se às atividades ... -
A era digital na escola
(2010)O estudo em questão buscou verificar o uso da informática na educação no contexto da escola, tendo como suporte um estudo de caso para coletar dados da realidade a ser observada, valendose de uma pesquisa de campo, onde ... -
Mapeamento do uso de TICs por professores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pampa - campus Bagé baseado na análise de planos de ensino
(2011-10-08)Este trabalho apresenta um mapeamento da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nos planos de ensino das disciplinas obrigatórias do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pampa ... -
Investigação - ação participativa: construindo aprendizagens para o uso do software HagáQuê na prática pedagógica de professoras através da formação continuada
(2011-10-08)Resumo: O presente trabalho trata-se de uma investigação, que através de formação continuada com professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal, localizada em Santa Maria – RS, objetiva ... -
A utilização de objetos de aprendizagem no ensino de ciências
(2018-11-30)A presente pesquisa, pensando na inclusão digital e inserção dos jovens às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), pretende investigar a utilização de Objetos de Aprendizagem (OA) no ensino de Ciências, como um ... -
A importância das TIC para o aprendizado em um curso a distância, segundo os alunos: um estudo de caso no polo federal de Três de Maio, RS
(2012-11-23)Este artigo apresenta um estudo de caso que investigou a importância das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) para a aprendizagem em um curso à distância, para a turma de Especialização em TIC Aplicadas à ... -
Toondoo: o uso de histórias em quadrinhos como objeto de aprendizagem na formação continuada de professores
(2017-06-24)Este artigo analisa um trabalho desenvolvido como parte de um curso de formação continuada de professores, implementado na escola municipal Pão dos Pobres em Santa Maria-RS. Teve como objetivos contribuir na formação ... -
Educomunicação: o uso das redes sociais no processo de ensino e aprendizagem
(2012-11-24)O presente artigo aborda como as redes sociais podem ser utilizadas pelos educadores no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Neste trabalho são apresentados os conceitos de educomunicação, bem como das ferramentas ... -
Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino superior a distância no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria
(2017-06-23)O trabalho apresenta um estudo acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelos professores do Curso Superior de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na modalidade ... -
O uso das TICs por alunos e professores dos cursos de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Pampa Campus de Dom Pedrito
(2011-10-08)O presente artigo tem por finalidade analisar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), pelos acadêmicos dos três cursos de graduação e dos docentes da UNIPAMPA Campus Dom Pedrito. Foram entrevistados 11 ... -
A utilização do jogo Veritek informatizado na educação profissional
(2018-12-01)Os desafios da Educação Técnica são enormes no que tange a permanência e evasão, principalmente em cursos técnicos relacionados à área da Computação. Diversas hipóteses e propostas pedagógicas são criadas para esclarecer ... -
Objetos de aprendizagem na educação infantil: um estudo com alunos da pré-escola
(2010-11-20)Este artigo tem a intenção de analisar, no âmbito das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC‟s) aplicadas à Educação, mais precisamente da informática na Educação Infantil, as possibilidades de uso de objetos de ... -
Uso do computador com os alunos que frequentam a sala de recursos
(2010-12-10)Este artigo enfatiza o acesso de alunos com dificuldades de aprendizagem, da Sala de Recursos, ao Laboratório de Informática com a finalidade de utilizar o computador como recurso metodológico para dinamizar a prática ... -
O uso de audiolivros como objetos de aprendizagem no desenvolvimento acadêmico de universitários cegos ou com baixa visão: uma análise a respeito da usabilidade
(2010-12-10)Este artigo tem como objetivo principal apresentar uma análise a respeito da usabilidade de audiolivros como objetos digitais de aprendizagem no desenvolvimento acadêmico de universitários cegos ou com baixa visão; Com ... -
O uso do computador para potencializar a prática pedagógica na zona rural
(2010-12-10)Este artigo descreve um estudo referente ao uso de diferentes tipos de Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas (TIC’s) à Educação, potencializadas pelo uso do computador na área pedagógica, pelos docentes de ... -
Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiais
(2011-10-08)Este artigo aborda os fatores que influenciam nas aulas ministradas pelos professores que atuam na formação dos alunos PNEs, além do intuito de analisar as Tecnologias Assistivas e identificar quais são os Softwares ...