Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por orientadores "Romano, Fabiane Vieira"
Itens para a visualização no momento 1-14 of 14
-
Uma proposta do uso da Wiki como diário da prática pedagógica
(2011-10-08)A ferramenta "diário de bordo" do Moodle UAB/UFSM, quando utilizada nas disciplinas de Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura como Diário da Prática Pedagógica, pode não atender a expectativa de promover o diálogo ... -
A ferramenta WIKI – desafios e contribuições na formação universitária presencial
(2011-10-08)A incorporação crescente das TICs ao processo de ensino-aprendizagem traz novas possibilidades na educação e desafia as práticas pedagógicas. Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma experiência ... -
Dificuldades na inserção das TICs como instrumento de auxílio no aprendizado no ensino público
(2010-11-05)Este artigo faz uma breve discussão sobre as dificuldades da inserção das TICs como instrumento de auxílio no aprendizado no ensino público. A partir de uma revisão de bibliografia aborda-se o assunto e busca-se identificar ... -
As tecnologias da informação e da comunicação na promoção da educação ambiental
(2011-10-08)O cuidado com o meio ambiente tem se apresentado como uma grande discussão nos meios de comunicação nos últimos tempos. Vivemos um momento de crise ambiental em nosso planeta, necessitando urgentemente de uma mudança de ... -
A tutoria na educação a distância: pressupostos, desafios e potencialidades na prática de tutores a distância
(2011)O presente artigo aborda a tutoria na Educação a Distância (EaD), sobretudo no que se refere ao trabalho desenvolvido por tutores a distância. Relata um estudo cujo objetivo foi compreender o papel do tutor a distância ... -
Projeto interdisciplinar desenvolvido na oitava série do ensino fundamental usando blog e jornal online
(2010)Este artigo relata uma pesquisa sobre a contribuição das mídias nas disciplinas de Ensino Religioso, História, Ciências e Português, sendo de suma importância, por ser um trabalho pioneiro na escola, e com a intenção de ... -
Inclusão digital em escola rural através de jogos educacionais
(2010-11-05)Este artigo tem como objetivo relatar uma pesquisa sobre a inclusão digital em escola rural, tendo sido realizada com alunos da sexta série de uma escola do interior de Restinga Sêca, RS. Buscou-se estimular a inclusão ... -
Uso das tecnologias na busca pelo prazer da leitura: aplicação em uma turma do 3º ano do 1º ciclo
(2011-10-07)São muitas as tecnologias da informação e da comunicação no mundo atual. Elas estão por toda a parte, sendo utilizadas frequentemente na rotina de praticamente todas as pessoas. Logo, é fundamental manter-se atualizado, ... -
O computador no universo infantil: inserção com alunos da modalidade de educação infantil
(2010-11-05)As Tecnologias da Informação e Comunicação têm mostrado grande avanço, quando de sua utilização em espaços de educação formais, pois é no ambiente escolar que precisa acontecer a inclusão social, e onde muitas vezes ... -
Laboratórios de informática na educação infantil e em séries iniciais: desafios e conquistas em três escolas municipais
(2010-11-05)Tendo em vista que o avanço do mundo das Tecnologias da Informação e da Comunicação trouxe novos desafios aos professores, mostrando uma maneira diferente de trabalhar a educação e que a utilização destes recursos no ... -
Os recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na educação básica
(2011-10-08)Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar os dados coletados para verificar em que medida o professor de língua estrangeira da educação básica e a escola acompanham as evoluções tecnológicas no âmbito ... -
O gênero reportagem na produção de história em quadrinhos nas aulas de língua portuguesa
(2010-11-05)Este trabalho teve o objetivo de produzir uma história em quadrinhos, utilizando reportagens de jornais. As atividades foram realizadas com os alunos da 7ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Lovato, de ... -
A utilização do ambiente Moodle no ensino presencial: um estudo de caso
(2011-10-08)O presente artigo discute a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAS, como complemento às atividades de ensino presencial. O estudo teve como objetivo conhecer as experiências de professores do Centro de ... -
Construindo aprendizagens através da inclusão digital nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso
(2011-10-08)Durante o trabalho, foi proposta uma reflexão sobre a importância e necessidade da inclusão digital na comunidade carente da Nova Santa Marta, com o relato de uma iniciativa, no caso o projeto Marista. Tem o objetivo de ...