Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por assunto "Literacy"
Itens para a visualização no momento 1-12 of 12
-
O uso das tecnologias da informação e da comunicação no processo de alfabetização em comunidade de descendentes de quilombolas
(2014-07-11)O presente trabalhou investigou conhecer a opinião de descendentes de quilombolas em relação ao uso de tecnologias durante a alfabetização – no Projeto Pilão da Universidade Federal de Santa Maria – com a comunidade de ... -
Objetos de aprendizagem na educação infantil
(2017-06-24)As tecnologias estão transpassando todas as fronteiras e chegaram na escola, alcançando todos os níveis da Educação Básica. Com isso observamos que as utilizações planejadas destes recursos podem auxiliar no processo de ... -
Tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de apoio aos processos de ensino, aprendizagem e interação de alunos com deficiência intelectual
(2018-01-23)Este artigo visa analisar a importância das redes sociais na comunicação verbal (escrita ou falada),contribuindo nas questões de ortografia e na interpretação da leitura, principalmente das Pessoas com Deficiência Intelectual. ... -
Competências docentes para o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) durante o processo de alfabetização: relação público e privado
(2017-06-23)O presente estudo pretende investigar quais são as competências docentes para o uso das tecnologias, que são essenciais na fase inicial da alfabetização, bem como, verificar como tais competências podem contribuir para a ... -
Jogos educacionais no processo de alfabetização
(2017-06-23)O objetivo deste trabalho é investigar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ajudar o processo de alfabetização dos estudantes no Ensino Fundamental, mais precisamente o 1ºAno. Neste contexto, houve ... -
O uso de software educativo na educação: uma experiência na alfabetização integrada a um aluno com dificuldade de aprendizagem
(2014-07-12)Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa envolvendo o uso de software educativo, no caso jogos, como recurso pedagógico para a alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem. O trabalho foi realizado ... -
Gênero crônica: a importância da produção textual compartilhada aliada às TICs
(2017-06-23)O presente trabalho apresenta resultados da aplicação de um projeto de pesquisa de abordagem qualitativa realizado com uma turma de 10 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, localizada em ... -
As tecnologias da informação e da comunicação na mediação da alfabetização de alunos com deficiência intelectual
(2018-11-30)O presente trabalho traz como temática principal a mediação das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na área da educação especial. O objetivo da pesquisa foi elaborar estratégias para a alfabetização, com a ... -
As TIC e a produção textual no ensino fundamental
(2012-11-24)Este artigo relata as experiências de produção textual empregando recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com o objetivo de produzir e publicar um livro com os textos dos alunos do 4º ano de uma escola ... -
Benefícios de softwares educacionais na alfabetização de crianças
(2010-09-30)Crianças que estão em fase de construção das habilidades da leitura e escrita necessitam de uma atenção especial para o aprimoramento de seu processo de construção dos conhecimentos. O uso das Tecnologias da Informação ... -
Objetos de aprendizagem como apoio ao processo de alfabetização
(2010-10-04)Este artigo pretende colaborar com a discussão sobre o uso de objetos de aprendizagem como recurso pedagógico no processo de alfabetização de alunos das séries inicias do ensino fundamental de escola pública da periferia, ...