Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por assunto "Alfabetização"
Itens para a visualização no momento 1-18 of 18
-
O uso das tecnologias da informação e da comunicação como instrumento facilitador da alfabetização
(2011-10-14)Estamos em uma sociedade altamente competitiva e os avanços tecnológicos vêm, sem dúvida, contribuindo para mudanças significativas em termos das competências exigidas às pessoas. Essas tecnologias chegaram e revolucionaram ... -
A influência do uso do computador no desenvolvimento das práticas de leitura e de escrita de crianças em classe de alfabetização
(2009-09-30)O avanço tecnológico está cada vez mais presente em nosso cotidiano. O domínio das tecnologias de informação e comunicação pode ser indicado, como ferramenta indispensável para a plena inserção dos indivíduos em nossa ... -
A influência da mídia digital no processo de aprendizagem nos dias atuais
(2012-12-01)Antes mesmo de saber ler e escrever as crianças reconhecem letras, números e outros símbolos através de jogos de computador. A escola, para tornar a fase de alfabetização significativa para o estudante, recorre a dinâmicas ... -
A contribuição dos softwares educativos no processo de alfabetização escolar: possibilidades e desafios
(2011-01-08)A informática na educação é uma ferramenta de grande importância no processo de alfabetização, pois constitui um atrativo na aprendizagem, que desperta a curiosidade, permite a continuidade das atividades e estimula a ... -
Criação de vídeo book: uma experiência no processo de letramento
(2012-12-07)O processo de letramento ultrapassa os limites apenas do processo de alfabetização, supõe-se um apropriar-se dos códigos linguísticos para ampliar o conhecimento e mundo, tendo o professor o papel de mediador entre os ... -
Tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de apoio aos processos de ensino, aprendizagem e interação de alunos com deficiência intelectual
(2018-01-23)Este artigo visa analisar a importância das redes sociais na comunicação verbal (escrita ou falada),contribuindo nas questões de ortografia e na interpretação da leitura, principalmente das Pessoas com Deficiência Intelectual. ... -
Uso das tecnologias de informação e da comunicação no processo de alfabetização de alunos que residem na zona rural de Restinga Seca
(2009-10-08)O presente estudo teve como objetivo fundamental promover a utilização das TIC’s na alfabetização de crianças do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da zona rural de Restinga Seca/RS, de modo a verificar a repercussão ... -
Competências docentes para o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) durante o processo de alfabetização: relação público e privado
(2017-06-23)O presente estudo pretende investigar quais são as competências docentes para o uso das tecnologias, que são essenciais na fase inicial da alfabetização, bem como, verificar como tais competências podem contribuir para a ... -
Jogos educacionais no processo de alfabetização
(2017-06-23)O objetivo deste trabalho é investigar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ajudar o processo de alfabetização dos estudantes no Ensino Fundamental, mais precisamente o 1ºAno. Neste contexto, houve ... -
Objetos de aprendizagem como recurso metodológicos no auxílio a alfabetização
(2009-10-30)O presente artigo científico é uma retomada bibliográfica sobre objetos de aprendizagem que auxiliam na alfabetização. Este referencial teórico busca explicar o processo mental de aprendizagem, passando por um progresso ... -
O uso de software educativo na educação: uma experiência na alfabetização integrada a um aluno com dificuldade de aprendizagem
(2014-07-12)Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa envolvendo o uso de software educativo, no caso jogos, como recurso pedagógico para a alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem. O trabalho foi realizado ... -
As tecnologias da informação e da comunicação na mediação da alfabetização de alunos com deficiência intelectual
(2018-11-30)O presente trabalho traz como temática principal a mediação das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na área da educação especial. O objetivo da pesquisa foi elaborar estratégias para a alfabetização, com a ... -
Inclusão de jogos na fase inicial de alfabetização: relato de experiência
(2014)Este trabalho apresenta uma sugestão para a utilização dos jogos URSINHO AEIOU e APRENDENDO O ALFABETO, no processo inicial de alfabetização. O estudo aponta os benefícios e as possíveis dificuldades encontradas ao longo ... -
Análise de jogos educacionais digitais como recurso para alfabetização de pessoas com deficiência intelectual
(2017-08-18)Este artigo reporta uma pesquisa bibliográfica que investigou jogos digitais educacionais para que possam ser utilizados no ambiente do AEE, como forma de proporcionar a alfabetização de crianças com deficiência intelectual, ... -
Benefícios de softwares educacionais na alfabetização de crianças
(2010-09-30)Crianças que estão em fase de construção das habilidades da leitura e escrita necessitam de uma atenção especial para o aprimoramento de seu processo de construção dos conhecimentos. O uso das Tecnologias da Informação ... -
A contribuição de softwares livres na alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem
(2014-07-11)Este trabalho estuda e analisa o uso de aluna com dificuldades na aquisição da linguagem escrita e oral. O estudo de caso é baseado em um sujeito de pesquisa, qual seja uma aluna de segundo ano do fundamental, classificada ... -
Objetos de aprendizagem como apoio ao processo de alfabetização
(2010-10-04)Este artigo pretende colaborar com a discussão sobre o uso de objetos de aprendizagem como recurso pedagógico no processo de alfabetização de alunos das séries inicias do ensino fundamental de escola pública da periferia, ...