Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD: Envíos recientes
Mostrando ítems 1-20 de 571
-
A educação á distância na formação de professores: possibilidades e desafios
(2011-01-08)O presente artigo tem como objetivo identificar algumas possibilidades e desafios no uso das tecnologias da Informação e da Comunicação na Formação de Professores. O procedimento metodológico utilizado foi pesquisa ... -
A influência da internet no processo de ensino aprendizagem nos cursos técnicos
(2012-11-24)Esse trabalho possibilitou observarmos o desenvolvimento da educação profissional no Brasil, identificando as melhorias e incentivos que beneficiaram o ensino profissional ao longo dos anos. Verificou-se que a evolução do ... -
Aplicação de um objeto de aprendizagem “histórias fantásticas” como ferramenta na produção de textos no ensino fundamental na Escola Carlota Vieira da Cunha
(2012-11-24)Este artigo visa descrever um estudo realizado com uma turma de 5º ano do ensino fundamental, com o objetivo principal de verificar a contribuição do uso de objetos de aprendizagem como ferramenta na produção textual em ... -
Analise de uma webquest como recurso didatico na EJA
(2012-12-01)oitava série da EJA, o objetivo é encontrar pontos positivos, e pontos que devem ser melhorados no uso da webquest como recurso didático em turmas de EJA quando se deseja facilitar a compreensão de conteúdos, além de ... -
O uso da tecnologia no ensino de língua estrangeira: um estudo sobre as possibilidades
(2009-09-30)Este artigo apresenta um estudo sobre o ensino de Língua Estrangeira e o uso das tecnologias como ferramentas didáticas, com ênfase ao computador como recurso pedagógico relevante, utilizando-se do que este possa ofertar, ... -
Uso das tecnologias da informação e da comunicação por professores do ensino fundamental municipal de Itaqui
(2012-11-30)Atualmente, os avanços tecnológicos aliados ao surgimento das tecnologias da informação e da comunicação (tic’s) estão promovendo mudanças na sociedade contemporânea. O avanço das tic’s deu-se principalmente com a ampla ... -
Análise do uso dos laboratórios de informática em escolas estaduais de Caxias do Sul
(2017-06-30)Diante de tantas inovações e da evolução tecnológica, tem-se a percepção de que os Laboratórios de Informática das escolas estaduais de Caxias do Sul não são utilizados por professores e estudantes. Com o intuito de ... -
O uso do aplicativo GeoGebra Graphing Calculator em dispositivos móveis uma proposta para o ensino da função quadrática
(2017-06-24)Este trabalho aborda como tema central o desenvolvimento de uma proposta didática para o ensino da Função Quadrática utilizando o aplicativo GeoGebra Graphing Calculator em dispositivos móveis como os smartphones e tablets. ... -
A percepção dos alunos sobre o uso da internet em sala de aula
(2017-06-23)Este artigo tem como objetivo verificar a percepção dos alunos quanto ao uso da internet na sala de aula, uma vez que a integração da tecnologia na educação torna-se importante nos dias atuais. Neste sentido, a problemática ... -
Recursos educacionais digitais acessíveis em libras
(2017-06-23)A realidade de grande parte dos sujeitos surdos que utilizam a LIBRAS como forma de comunicação e expressão demonstra a necessidade de materiais digitais disponíveis na sua própria língua. Desta forma, a presente pesquisa ... -
Redesign de um objeto de aprendizagem acessível
(2017-08-04)A acessibilidade digital proporciona meios para o acesso a informações a pessoas com alguma limitação física ou mental. Este artigo tem como objetivo realizar um estudo para redesenhar o objeto de aprendizagem acessível ... -
Objetos de aprendizagem na educação infantil
(2017-06-24)As tecnologias estão transpassando todas as fronteiras e chegaram na escola, alcançando todos os níveis da Educação Básica. Com isso observamos que as utilizações planejadas destes recursos podem auxiliar no processo de ... -
Aprendizagem da língua inglesa mediada pelo smartphone
(2017-08-04)Este artigo tem como base uma investigação em torno da influência do uso da ferramenta smartphone e do aplicativo WhatsApp no processo de construção do conhecimento da língua inglesa e envolve um grupo de estudantes, ... -
O uso das tecnologias pelos professores de uma escola estadual do município de Segredo - RS
(2011-10-22)Este artigo tem como finalidade analisar o uso das tecnologias pelos professores de uma escola da rede estadual da sede do município de Segredo-RS. Através desta pesquisa pretende-se analisar se estão sendo usados estes ... -
Os benefícios da internet na formação à distância
(2011-10-22)Com o presente trabalho trago para discussão os “Benefícios da Internet na Formação à Distância”, destacando a importância desta ferramenta na aquisição do conhecimento. A Internet oportuniza a busca pelo conhecimento ... -
O processo de implementação das tecnologias da informação e da comunicação nas escolas públicas no município de Coronel Bicaco - RS
(2011-10-15)Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada junto ao Município de Coronel Bicaco - RS. O estudo de caso teve como objetivos analisar o processo de implementação das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas ... -
Educação corporativa: promovendo a formação continuada através das TIC e EAD
(2012-11-24)Este trabalho tem como objetivo comprovar a necessidade de reestruturação do departamento de treinamento de uma empresa que comercializa Sistemas Gerenciais, usufruindo das tecnologias e Educação a Distância como forma de ... -
Os recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na educação básica
(2011-10-08)Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar os dados coletados para verificar em que medida o professor de língua estrangeira da educação básica e a escola acompanham as evoluções tecnológicas no âmbito ... -
Construindo aprendizagens através da inclusão digital nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso
(2011-10-08)Durante o trabalho, foi proposta uma reflexão sobre a importância e necessidade da inclusão digital na comunidade carente da Nova Santa Marta, com o relato de uma iniciativa, no caso o projeto Marista. Tem o objetivo de ... -
WebQuest: uma metodologia de pesquisa com potencialidades pedagógicas para uso no 9º ano do ensino fundamental
(2011-10-08)Este artigo tem por objetivo investigar as potencialidades pedagógicas da metodologia WebQuest em uma turma do 9º ano de uma escola de ensino fundamental na cidade de Santa Maria – RS. Além disso, visa incentivar a ...