Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Diurno por área do CNPQ "700800700501"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 48
-
Práticas pedagógicas para alunos com autismo: um estudo bibliográfico
(2018)Este trabalho busca analisar as produções relativas às práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos com autismo, bem como descrever os sentidos dos discursos subjacentes nas produções de artigos científicos. Para isso foi ... -
Meu filho é surdo: experiências vividas e a trajetória de ser mãe ouvinte
(2018)Este tema surgiu a partir do desejo em narrar a própria história de vida, para que outras mães ouvintes e também outros profissionais da área da saúde e da educação possam entender a alteridade surda. Tem como objetivo ... -
Estimulação essencial e a inclusão de crianças com deficiência em uma instituição de educação infantil.
(2022-08-19)A Estimulação Essencial é um dos campos de estudo e atuação da Educação Especial e este se constitui em um dos temas do presente trabalho de conclusão de curso que tem como objetivo, junto com as professoras da Unidade de ... -
Inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil: o brincar como prática pedagógica.
(2023-12-13)O presente trabalho visa analisar alguns trabalhos científicos sobre as temáticas do autismo e do brincar na Educação Infantil. Busca-se apresentar a interface desses temas no sentido de apreender uma relação que poderia ... -
Educação de jovens e adultos: o aluno com deficiência intelectual e a prática do professor de educação especial
(2018)Este trabalho apresenta um estudo sobre a prática do professor de Educação Especial na Educação de Jovens e Adultos (EJA), para os alunos com deficiência intelectual. A pesquisa parte de elementos identificados nos textos ... -
Avaliação das necessidades de apoio de crianças e adolescentes com deficiência intelectual no município de Santo Ângelo/RS
(2023-02-14)Este estudo é parte de um conjunto de pesquisas desenvolvidas no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Deficiência Intelectual (GEPEEDI), utilizando a abordagem metodológica quanti-qualitativa, realizada através ... -
Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista
(2023-12-18)A partir de uma experiência com o projeto de extensão “Dislexia: formação docente na perspectiva da educação inclusiva” desenvolvido no ano de 2023 em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria (RS), ... -
Mulheres negras com deficiência na educação superior: o processo de inserção e permanência na UFSM
(2022-02-15)O presente trabalho busca compreender os movimentos históricos relacionados a gênero, racismo, desigualdade e deficiência, bem como analisar documentos normativos referentes aos Direitos de Pessoas com Deficiência previstos ... -
Terminologias utilizadas sobre alunos com altas habilidades/superdotação associadas a outra condição
(2023-01-31)O presente trabalho teve como objetivo analisar estudos científicos que abordem sobre alunos com altas habilidades/superdotação associada a uma deficiência ou transtorno, procurando compreender as terminologias utilizadas. ... -
O que mudou na produção na produção acadêmica acerca da pessoa com deficiência após a lei brasileira de inclusão?
(2022-08-17)Toda mudança na legislação relacionada as pessoas com deficiência, subentende-se que provém de uma longa caminhada em busca da equidade social entre as minorias. Isto posto buscou-se por meio desta pesquisa analisar o que ... -
“Não serei professora” - Um estudo imaginário sobre a docência na formação inicial de professores na educação especial
(2023-02-03)O que você quer ser quando crescer? E o que você não quer ser quando crescer? Perguntas realizadas inúmeras vezes, principalmente às crianças. Entretanto, essas indagações, não ficaram apenas no passado, elas me acompanharam ... -
Linguagem na primeira infância: visão antes e durante a formação acadêmica
(2023-02-07)Este trabalho busca compreender minha trajetória acadêmica a partir do estudo de diferentes formas de comunicação nos primeiros anos de vida e como posso contribuir para esse desenvolvimento, trazendo informações a respeito ... -
O impacto do diagnóstico de TDAH no processo de escolarização dos estudantes dos Anos Iniciais: uma revisão sistemática.
(2023-01-27)O objetivo deste trabalho é encontrar produções científicas que respondam à indagação: “Qual é o Impacto do Diagnóstico de TDAH no Processo de Escolarização dos Estudantes dos Anos Iniciais?”. Para tanto, em forma de uma ... -
A educação de jovens e adultos e a inclusão de alunos com deficiência intelectual
(2023-02-10)A presente pesquisa é resultado de um trabalho de conclusão de curso em Educação Especial Diurno, vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivo geral realizar uma pesquisa ... -
Dislexia: o entrelaçamento da teoria e a prática pedagógica
(2023-12-18)O presente trabalho tem como objetivo compreender a dislexia e as características mais evidentes deste tipo de transtorno específico da aprendizagem no contexto educacional, bem como analisar as estratégias pedagógicas ... -
O estado de recreio: estratégias brincantes na formação de professores do curso de Educação Especial
(2023-01-11)Bem-vindo(a) ao Recreio Escolar, um espaço onde as crianças brincam e se cansam de brincar, e neste espaço lúdico aprendem a resolver conflitos, construir e desmontar as regras do jogo. Esse estado corporal que as crianças ... -
Caminhos percorridos: uma narrativa dos processos de formação na Educação Especial
(2023-12-14)O presente trabalho é resultado de uma inquietação na minha busca pelo conhecimento durante o curso de Graduação em Educação Especial - Diurno, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e nasce com a intenção de gerar ... -
Alteridade surda e aprendizagem: possibilidades frente à inclusão na escola do campo
(2022-08-17)O presente trabalho intitulado “Alteridade Surda e Aprendizagem: Possibilidades frente à Inclusão na Escola do Campo” problematiza: Como acontece o processo de ensino e aprendizagem de uma criança surda incluída no contexto ... -
Os impactos do isolamento físico e social na aprendizagem e em questões comportamentais de estudantes dos anos iniciais
(2023-01-27)Este trabalho apresenta um estudo sobre o cenário educacional em turmas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no período de retorno à presencialidade do ensino nas escolas do município de Santa Maria - RS, e teve como ... -
O trabalho colaborativo entre a educação física e a educação especial no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual
(2022-09-13)A inclusão de pessoas com deficiência em nossa sociedade está cada vez mais relevante, visto que esse público se apresenta de maneira numerosa em nossa população. Neste trabalho, iremos colocar em evidencia a deficiência ...