Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 753-772 of 856
-
As representações sociais dos professores sobre a avaliação dos alunos incluídos na rede pública regular de ensino em Santa Maria /RS
(2008-04-25)Esta dissertação visa identificar as Representações Sociais dos professores sobre a avaliação dos alunos incluídos na rede pública regular de ensino em Santa Maria, buscando os reflexos das mesmas na prática pedagógica ... -
Representações sociais: dos modelos de deficiência à leitura de paradigmas educacionais
(2005-04-27)O presente estudo busca verificar as representações sociais de deficiência que constam nas normas complementares estaduais, específicas à Educação Especial, vigentes na Região Sul do Brasil para a elucidação dos paradigmas ... -
O resgate da motivação do aluno: desafios para os professores de língua inglesa
(2002-08)Não foi possível inserir o resumo. -
Resolução de problemas e o ensino de procedimentos e atitudes em aulas de física
(2004-03-03)A resolução de problemas é considerada, no âmbito do ensino de Ciências/Física, uma atividade didática fundamental para a construção de conhecimentos nesta área. No entanto, em sua maioria, estas atividades não passam ... -
A resolução dos conflitos sociomorais e suas implicações na construção da autonomia moral dos alunos
(2008-03-17)Este resumo refere-se à investigação inserida na Linha de Pesquisa Currículo, Ensino e Práticas Escolares (PPGE/CE/UFSM). O objetivo foi compreender as implicações da resolução de conflitos sociomorais na construção ... -
Revista digital do LAV/UFSM – conversações entre arquivo, gênero e sexualidade
(2020-11-16)Esta dissertação propõe conversações entre arquivo, gênero e sexualidade e acolhe a Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais (RDLAV) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) como materialidade, considerando as ... -
Ritmos curriculares: tempos e espaços de escolas de tempo integral do município de Santa Maria/RS
(2022-08-29)O presente trabalho do Curso de Mestrado em Educação do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa 2 (LP2): Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas ... -
Robótica educacional na formação continuada de professores: inovação nas práticas educativas da educação básica
(2021-11-30)Essa pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a inserção da Robótica Educacional (RE) na formação continuada de professores potencializa a inovação das práticas educativas. Para isso, foram organizados dois ciclos ... -
Romaria da Medianeira e estudos culturais: a construção dos modos de ver dos futuros docentes de artes visuais
(2008-06-30)Esta pesquisa foi desenvolvida na Linha de Educação e Artes/PPGE e objetivou a construção de uma possibilidade de prática educativa para o ensino de Artes Visuais tendo como temática a leitura de imagens referentes à ... -
Rompendo as cercas da educação burguesa: a luta pela construção de uma escola no assentamento Madre Terra, São Gabriel/RS
(2014-03-28)A dissertação Rompendo as cercas da educação burguesa: a luta pela construção de uma escola no assentamento Madre Terra, São Gabriel/RS acompanhou as ações dos agricultores na construção e organização administrativo-pedagógica ... -
Os saberes de uma professora e sua atuação na classe hospitalar: estudo de caso no Hospital Universitário de Santa Maria
(2006-03-30)Aulas em hospitais asseguram continuidade dos estudos e desempenham papel fundamental na recuperação de alunos internados. Destaco que o hospital não é o locus dos profissionais da educação. Nesse contexto, o educador ... -
Saberes do professor de filosofia no nível médio
(2005-07-07)A luta pela obrigatoriedade da filosofia no ensino médio, que vem desde os anos 80, trilhou um caminho em que as discussões sobre o tema não colocavam como pauta importante as questões micro que envolvem a discussão sobre ... -
Saberes docentes, avaliação e inclusão: estudo de uma realidade
(2009-11-19)Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Propõe refletir sobre os Saberes Docentes e a Avaliação de Alunos com ... -
Saberes e práticas docentes: repensando a formação continuada
(2004-03-12)O interesse em investigar a necessidade que alguns docentes expressam de continuarem sua formação está em identificar e compreender os motivos que os levam a fazer tal escolha e o que isso representa na sua atividade docente ... -
Saberes e representações em dança: um olhar acerca da formação docente nos anos iniciais do ensino fundamental
(2009-08-14)Através da linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do PPGE/UFSM, realizou-se o presente estudo, de caráter qualitativo, tendo como objetivo principal investigar os saberes e representações de ... -
Saberes mobilizados e construídos no contexto do estágio supervisionado de ensino do curso de formação de professores para a educação profissional
(2022-01-11)Esta pesquisa1 foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado em Educação, inserido na Linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, da Universidade ... -
A sala de aula como espaço de ressignificação da ludicidade e da amorosidade na formação docente
(2014-03-07)Esta pesquisa se desenvolveu no Programa de Pós-graduação em Educação, nível de Mestrado e na Linha de Formação, Saberes e desenvolvimento Profissional (LP1). Teve a orientação do Professor doutor Valdo Barcelos. O Tema ... -
A sala de aula de filosofia como espaço de vivências transformadoras: interculturalidade e amorosidade na formação docente
(2016-12-16)O tema desta investigação está centrado na formação do professor de Filosofia tendo como base da mesma aspectos da interculturalidade e da amorosidade como vivências significativas no processo de formação docente. Tal ... -
Saúde emocional, qualidade de vida e bem-estar docente: o reconhecimento do outro na esfera da docência universitária
(2021-02-03)Esta dissertação inscreve-se na linha de pesquisa “Docência, saberes e formação de professores", do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa teve o objetivo ... -
Seleção e utilização de livros didáticos de física em escolas de educação básica
(2012-02-24)Buscamos, com essa pesquisa, compreender como o Programa Nacional do Livro Didático incide no contexto de Escolas de Educação Básica e que implicações ele traz para o trabalho docente desenvolvido nessas escolas. Para ...