Navegação por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 1161-1180 of 4147
-
A abordagem de temas polêmicos no currículo da EJA: o caso do “florestamento" no RS
(2007-04-25)A presente pesquisa foi realizada na linha de Currículo, Ensino e Práticas escolares do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Inicialmente, discuto que, dentre os muitos problemas ... -
Contribuições do PIT - programa de incentivo ao talento no processo de aprendizagem e desenvolvimento de um aluno com altas habilidades
(2008-03-25)A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa Educação Especial do Curso de Mestrado do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. O interesse em realizar este trabalho ... -
A temática da interdisciplinaridade no curso de especialização em gestão educacional no período de 1999 a 2010
(2011-03-01)A presente pesquisa objetiva discutir a temática da interdisciplinaridade no Curso de Especialização em Gestão Educacional, Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de Santa Maria, através de um estudo bibliográfico ... -
Gestão de bibliotecas universitárias híbridas e o uso de tecnologias em rede: um estudo de caso comparativo entre FURG e Unipampa
(2017-09-14)O presente estudo de caso é a dissertação de mestrado que tem como área de concentração, Tecnologias Educacionais em Rede para a Inovação e Democratização da Educação, e está inserida na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias ... -
Uso das tecnologias da informação e da comunicação por professores do ensino fundamental municipal de Itaqui
(2012-11-30)Atualmente, os avanços tecnológicos aliados ao surgimento das tecnologias da informação e da comunicação (tic’s) estão promovendo mudanças na sociedade contemporânea. O avanço das tic’s deu-se principalmente com a ampla ... -
A organização do ensino como desencadeadora da atividade de iniciação à docência: um estudo no âmbito do PIBID – Interdisciplinar Educação Matemática
(2017-08-24)Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional e seu foco volta-se à formação de futuras professoras dos cursos de Educação Especial, Pedagogia e Matemática que participaram, ... -
Futuros professores e a organização o ensino: o clube de matemática como espaço de aprendizagem da docência
(2013-05-15)Esse trabalho insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional e tem seu foco voltado a um espaço de discussão sobre a formação dos alunos do Curso de Pedagogia e Matemática da Universidade ... -
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): uma nova possibilidade para formar professores de educação infantil?
(2018-08-29)Esta pesquisa tem como objetivo compreender e acompanhar a implementação da política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2018, a partir dos encontros formativos realizados no município de ... -
Repercussões do PNAIC nas políticas de formação continuada para professores de educação infantil no município de Santa Maria – RS
(2020-09-11)Esta pesquisa teve como objetivo compreender como se articulam as propostas de formação continuada para professores de Educação Infantil, empreendidas pela rede municipal de ensino de Santa Maria – RS. Assim, também buscamos ... -
A formação inicial e continuada em educação física e a preparação para a função de gestor(a)
(2015-11-28)A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior do Município de Santa Rosa/RS com os professores da Graduação Licenciatura em Educação Física, tendo como abordagem principal analisar a prática pedagógica ... -
Além das fronteiras da escola: o uso das TICs como instrumento de apoio educacional entre gestão escolar e família
(2018-06-29)A presente monografia foi desenvolvida no curso de Especialização em Gestão Educa-cional e busca compreender a possibilidade de diálogo entre a Gestão Escolar com as famílias, através do uso das TICs. O verdadeiro sentido ... -
A inserção da plataforma Khan Academy no ensino de matemática
(2018-12-20)Este trabalho apresenta um estudo de caso, o qual teve por objetivo investigar como o uso de recursos tecnológicos, como o da Plataforma Khan Academy pode auxiliar no processo de aprendizagem de alunos dos Anos Finais ... -
Reflexões acerca do profissional de educação infantil: habilidades e competências
(2004-11)Este trabalho tem como enfoque investigar as competências e habilidades dos profissionais que atuam na Educação Infantil. Foram utilizados aportes da pesquisa bibliográfica como principal instrumento, usando autores ... -
Uso de tecnologias na alfabetização de autistas
(2018-12-15)Este trabalho visa mostrar caminhos, alternativas para a alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando as mais diversas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), levando em consideração ... -
A gestão democrática frente ao processo de inclusão em uma escola municipal de ensino fundamental do meio rural de Novo Barreiro (RS)
(2012-11-30)Este trabalho apresenta um estudo sobre como ocorre o processo de inclusão no âmbito escolar, atentando para a necessidade de que os educadores ofereçam um tratamento especial rumo ao ideal da inclusão. Nesta direção, a ... -
A reconstrução do projeto políticopedagógico em uma escola municipal da zona rural de Novo Barreiro/RS
(2011-09-17)Esta pesquisa objetivou analisar se a participação da comunidade escolar na reconstrução do projeto político-pedagógico de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da zona rural do município de Novo Barreiro/RS pode ... -
Gestão democrática e projeto pedagógico: implicações na gestão do pedagógico
(2018-11-30)Esta pesquisa tem como temática a relação entre a gestão democrática, gestão do pedagógico e Projeto Pedagógico. O problema de pesquisa é: em que medida o Projeto Pedagógico é compreendido pelos professores e coordenadores ... -
Avaliação e sua relação com o projeto político pedagógico da escola
(2015-11-28)Este trabalho propõe analisar a forma como os professores do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Toropi estão avaliando seus alunos, quais os métodos utilizados e sua relação com o Projeto Político Pedagógico ... -
O projeto político pedagógico e a gestão democrática na educação infantil: uma proposta de construção dialógica na rede municipal de ensino de Toropi - RS
(2018-08-09)Esta pesquisa do Mestrado Profissional foi desenvolvida na Linha Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa ... -
A influência da cultura gaúcha na educação infantil
(2010-03-12)Este estudo se propôs a culminar a influência da cultura gaúcha na Educação Infantil da Instituição Lar de Miriam, através do estudo do tema: CULTURA GAÚCHA EM PROCESSO COM A EDUCAÇÃO, que nos propiciou melhor vivência ...