Navegação por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 1301-1320 of 4147
-
Formação inicial de professores de filosofia: um estudo sobre sua situação e perspectivas
(2004-12-17)Este trabalho apresenta um estudo sobre a formação inicial do professore de Filosofia, introduzindo uma análise de modelo de formação anterior às Diretrizes Curriculares e as Diretrizes dos Cursos de Filosofia, com o intuito ... -
Repercussões do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - para a Filosofia no ensino médio
(2017-12-18)O presente estudo analisa o ensino de Filosofia e a sua relação com o PIBID, buscando compreender as implicações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no processo de ensino da disciplina de ... -
A experiência de alfabetização digital nas totalidades iniciais da modalidade EJA
(2017-11-28)O presente artigo é fruto de inquietações acerca de minha prática como educadora da rede estadual na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes das Totalidades Iniciais estão na alfabetização. A experiência ... -
Tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de apoio aos processos de ensino, aprendizagem e interação de alunos com deficiência intelectual
(2018-01-23)Este artigo visa analisar a importância das redes sociais na comunicação verbal (escrita ou falada),contribuindo nas questões de ortografia e na interpretação da leitura, principalmente das Pessoas com Deficiência Intelectual. ... -
O uso de livros digitais na alfabetização
(2018-12-14)O presente artigo objetiva proporcionar aos alunos do processo de alfabetização atividades lúdico- pedagógicas, através do uso das tecnologias da informação na escola. Com isso, incentivar a capacitação de professores para ... -
Políticas educacionais e ruralidades: perspectivas de gestão compartilhada das escolas municipais do/no campo de Uruguaiana-RS
(2018-01-15)Esta Dissertação de Mestrado Profissional, decorrente de pesquisa na linha Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, apresenta um estudo ... -
O ensino de física no ensino remoto emergencial: possibilidades e desafios
(2023-02-16)A educação vivenciou um cenário atípico durante a pandemia de Covid-19, a partir do início do ano de 2020 no Brasil. O afastamento social foi proposto como medida para conter o avanço do vírus e, no contexto da educação, ... -
Escola do campo e abordagem CTSA: UEPS como promotoras da aprendizagem significativa no ensino de ciências da natureza com ênfase em conceitos de física
(2023-11-22)Esta pesquisa visa identificar de que maneira UEPS com abordagem CTSA podem contribuir para que estudantes de uma escola do campo aprendam significativamente ciências da natureza, com ênfase em conceitos de física. Para ... -
Proposição de uma UEPS para o ensino de FMC: uma forma alternativa a desafios enfrentados por professores de física ao trabalhar com o tema em escolas estaduais de Uruguaiana-RS
(2020-12-18)No presente trabalho propomos e discutimos a possibilidade de ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC), a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) desenvolvida com o objetivo de auxiliar ... -
Educação, gestão e sustentabilidade
(2018-06-29)Este trabalho analisa o tema sustentabilidade em contexto escolar e os possíveis impactos nos sujeitos desse processo. Apresenta também indicativos de como as políticas educacionais e textos oficiais abordam essa temática ... -
Os processos formativos de estudantes cotistas autodeclarados pretos e pardos e os contextos emergentes na UFSM
(2021-02-12)Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa – LP1 Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e apresenta como temática ... -
Acompanhamento da prática pedagógica: representações de estagiários do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSM
(2008-05-02)Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e apresenta proposições ... -
Acesso e permanência no ensino superior: estratégias de governamento da conduta de alunos surdos incluídos
(2014-01-17)Esta dissertação traz um estudo acerca da inclusão de alunos surdos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituição que atualmente tem 15 alunos surdos matriculados em diferentes cursos de graduação. Diante ... -
Contribuições da dança circular sagrada para a educação ambiental
(2017-01-16)Essa pesquisa tem como tema as relações entre a Dança Circular Sagrada em Santa Maria e a Educação Ambiental. O tipo de pesquisa é de observação participativa, documental e de revisão bibliográfica. A Dança Circular Sagrada ... -
A ação da gestão escolar: implicações e possibilidades para a formação docente continuada
(2018-11-30)O presente trabalho apresenta como problema de pesquisa quais as implicações e as possibilidades para a formação docente continuada considerando a ação da Gestão Escolar? Metodologicamente caracteriza-se como pesquisa ... -
Influências da mídia televisiva na aprendizagem infantil
(2019-03-08)Este artigo traz a relação da mídia televisiva com a Educação Infantil e suas influências na aprendizagem das crianças. Para isso, utiliza da pesquisa bibliográfica como guia para encontrar artigos que tratem sobre a ... -
A historicidade da Escola Estadual de Ensino Médio Getulio Vargas e os desafios para a gestão escolar
(2014-12-06)Este estudo monográfico se consolidou como resultado investigativo da Historicidade da Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas e os desafios para a gestão escolar. Tendo como questão norteadora por que investir numa ... -
Blog como ferramenta de inserção de mídias em sala de aula para docentes
(2017-10-20)Este artigo apresenta uma reflexão relacionada à introdução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no contexto educacional. Destacou-se a importância do planejamento de atividades envolvidas no processo e ... -
Apoio psicopedagógico na educação superior: uma proposta de autogestão da aprendizagem
(2023-10-30)Esse estudo é vinculado ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na linha de pesquisa referente à Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Apresenta como temática geral o estudo da Educação ... -
Mídias no contexto escolar: a relação do professor com as tecnologias utilizadas na educação
(2014-12-19)Imaginar a vida sem as mídias disponíveis atualmente dificilmente seria possível. E, naturalmente, a escola assume a responsabilidade de incorporar estas tecnologias à prática pedagógica. Com os desafios de incluir estes ...