Navegação por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 1321-1340 of 4147
-
Interfaces da avaliação externa no currículo escolar: percepções de professores de uma escola da rede municipal
(2022-10-20)A presente dissertação do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação, da Linha de Pesquisa de Políticas Públicas, aborda a temática da avaliação externa no ... -
O brincar como estratégia no acolhimento a crianças em situação de vulnerabilidade social - um estudo de caso em Santo Augusto - RS
(2016-09-24)O presente estudo visa problematizar como o brincar tem sido utilizado enquanto estratégias no acolhimento e na intervenção pedagógica com crianças e famílias em situação de vulnerabilidade no Centro de Referência em ... -
Práticas docentes com o uso de ambientes baseados em websites: uma possibilidade de ensino
(2004-05-14)Diferentes recursos tecnológicos são utilizados no processo ensino-aprendizagem e, sem dúvida, a internet é um recurso que se destaca. Através do sistema de interface gráfica Web é possível ter acesso a ambientes interativos. ... -
A violência do rosto e a ética da responsabilidade na formação docente: um estudo a partir de Emmanuel Levinas
(2019-08-06)A presente dissertação pretende expor algumas influências e contribuições do campo da Filosofia da Educação para com a formação docente no Brasil, objetivando uma reflexão ética e sensível sobre os saberes docentes, bem ... -
O uso da tecnologia como aliada ao processo de ensino e aprendizagem na educação infantil
(2017-10-28)As tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, e cada vez mais cedo se tem acesso a elas, sendo que as crianças já ingressam na escola tendo domínio e fazendo uso destas. Sendo assim não há como a ... -
Memórias não são só memórias: relatos de vivências no processo de formação inicial em pedagogia
(2024-01-11)O presente projeto de pesquisa se caracteriza pela produção de uma pesquisa narrativa autobiográfica pela qual se busca descrever e analisar elementos da minha própria infância e formação como pedagoga em paralelo a ... -
Inclusão educacional e autismo: um estudo sobre as práticas escolares
(2016-11-28)A presente tese teve como objetivo investigar as práticas escolares produzidas na inclusão de alunos com autismo, na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em escolas municipais de Santa Maria/RS. O ... -
Aprendizagem e representações sociais: pensando a escolarização de alunos com transtornos globais do desenvolvimento
(2006-06-20)Esta pesquisa nasceu do interesse em refletir sobre como a aprendizagem está sendo concebida na escola. Porém, trato de aprendizagem de um grupo específico: alunos com Transtornos Globais de Desenvolvimento (autistas e ... -
Desafios e invisibilidade de estudantes grávidas da UFSM no período pandêmico: vidas entrelaçadas.
(2022-07-28)Uma gravidez planejada ou não, implica muito na vida de uma mulher, principalmente quando essa mulher é estudante da graduação em meio a uma pandemia mundial. A presente pesquisa traz vivências, desafios, invisibilidades, ... -
Caracterização da produção acadêmico-científica nacional sobre a temática transposição didática
(2020-11-10)Esta pesquisa é desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa e Extensão INOVAEDUC. O trabalho tem como foco a presença da temática Transposição Didática e a Teoria Antropológica do Didático na pesquisa acadêmico-científica. ... -
Uma investigação sobre a formação docente e a integração das tecnologias da informação e comunicação nos cursos de licenciatura em física dos Institutos Federais do estado do Rio Grande do Sul
(2020-12-18)Nos dias atuais, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão presentes no cotidiano das pessoas em diversos setores, inclusive nas indústrias de equipamentos e de entretenimento. Pensando na formação docente, a ... -
Políticas da infância: relações dialógicas e possibilidades de auto (trans) formação na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM
(2023-10-18)Esta dissertação faz parte da pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional – mestrado profissional – e aborda a temática das Políticas Públicas, estando ligada com a linha ... -
Representações sociais de coordenação de curso superior de graduação: construindo identidades na educação profissional
(2018-07-30)Essa dissertação insere-se na linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica, do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, o qual busca investigar as representações sociais ... -
Percepções ambientais na microbacia do Rio Vacacaí Mirim no entorno da barragem do D.N.O.S. Santa Maria, RS
(2016-03-31)A água é essencial para à vida no planeta, é um insumo básico para a maioria das atividades econômicas. Esta se encontra na natureza em quantidades que podem variar, no tempo e no espaço, é extremamente vulnerável à ... -
Animais peçonhentos e educação ambiental como medida preventiva dos acidentes
(2015-03-06)Os acidentes com animais peçonhentos ainda representam um problema de saúde pública no Brasil. Devido a gravidade e ao grande número de pessoas atingidas, conhecimento sobre os agentes causadores dos acidentes torna-se ... -
Possibilidades e limites para a implementação de uma proposta de integração curricular dentro de uma escola básica
(2018-06-30)Diante de uma sociedade cada vez mais dinâmica, que se encontra em constante evolução, surge a necessidade de se pensar sobre as estratégias e os recursos didáticos utilizados pelas instituições básicas de ensino. Nesta ... -
O uso de simulação computacional para a aprendizagem do conteúdo estudos dos gases na disciplina de Física
(2014-12-19)As tecnologias estão presentes no dia a dia de nossas escolas. Nas aulas da disciplina de Física, elas se mostram como mais uma ferramenta de ensino aprendizagem. Pensando dessa forma, foi planejada e implementada uma ... -
Construção e implementação de uma proposta colaborativa de integração curricular na educação básica: possibilidades e limites para a inovação da gestão da aula
(2022-08-04)A presente dissertação está vinculada ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na linha de pesquisa (LP2) Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Centro de Educação da Universidade Federal ... -
A importância do uso das tecnologias na prática docente: os desafios e a necessidade da formação continuada
(2014-12-18)Este artigo aborda a utilização dos recursos tecnológicos como potencializadores do processo ensino-aprendizagem, indicando práticas pedagógicas alternativas que possam vir a contribuir para a melhoria do trabalho docente. ... -
Aprendizagem e pandemia: análise das políticas de avaliação implementadas no estado do Rio Grande do Sul
(2023-11-07)Este estudo vincula-se ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa de Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, e ao Grupo de ...