Navegação por título
Itens para a visualização no momento 15077-15096 of 31402
-
Formação do professor de educação física no Brasil: as contribuições da capoeira para a educação integral
(2018-07-18)Esta dissertação tem como tema a formação de professores de Educação Física no Brasil e suas relações com a educação profissional, considerando a prática da Capoeira como parte do processo de educação integral do professor ... -
“A formação do professor de Educação Física: fragmentos de histórias de vida no contexto da escola”
(2006-10-30)O presente estudo focalizou uma pesquisa de fragmentos das trajetórias de vida de professores de Educação Física das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, atuantes nas redes estaduais e particulares de Santa Maria. A ... -
A formação do professor de Educação Física: perspectivas profissionais na escola a partir de fragmentos de vida
(2010-04-12)O presente estudo focalizou as trajetórias de vida de dois professores de Educação Física do Ensino Fundamental (A e B) atuantes em uma escola Municipal de Santa Maria-RS. Tentou-se apresentar, analisar e compreender as ... -
A formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental no movimento de organização do ensino de frações: uma contribuição da atividade orientadora de ensino
(2014-04-25)Este trabalho é o produto de um projeto desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa LP1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O ... -
A formação do professor e sua relação na aprendizagem dos alunos
(2007)A reflexão sobre práticas educacionais, formação e transformação de metodologias nunca foi tão intenso como agora. Professores, pais e alunos, todos fazem parte desse processo de mudanças que ocorre no contexto educacional. ... -
A formação do professor no contexto do homo zappiens
(2011-09-01)Resumo - O trabalho procura analisar o desafio para a educação, a partir das novas tecnologias, principalmente, nos papéis do professor e do aluno, buscando compreender a aprendizagem no contexto do homo zappiens. As ... -
A formação do professor-supervisor de terapias psicodinâmicas: um estudo de educação médica
(2005-04-08)A presente dissertação está inserida na linha de pesquisa Formação de Professores, Saberes e Desenvolvimento Profissional e apresenta, como tema, a formação do supervisor de psicoterapias analíticas. Tendo o objetivo de ... -
A formação do terapeuta ocupacional para a gestão em saúde no Rio Grande do Sul
(2015-12-05)O presente estudo trata de uma pesquisa exploratória com o objetivo de analisar a formação do terapeuta ocupacional para a gestão em saúde no Rio Grande do Sul. Os dados foram levantados através de uma pesquisa documental ... -
Formação docente como profissional da aprendizagem em programas de pós-graduação stricto sensu em administração: perspectivas à inovação educacional
(2023-02-10)A essência da universidade é a formação humana integral e o docente é o agente transformador, portanto, a pós-graduação tem papel fundamental na formação desse profissional, considerando a perspectiva de inovação ... -
A formação docente continuada para datas comemorativas
(2018-12-21)O presente trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa: Saberes Históricos e Espaço Escolar, do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), da Universidade Federal de Santa Maria visa através da formulação ... -
Formação docente continuada: inclusão de alunos autistas em escola de educação infantil de Santa Maria, RS
(2011-09-17)Este trabalho baseia-se na importância da formação docente continuada para a inclusão de alunos autistas em escola de educação infantil do município de Santa Maria, RS. O estudo está dividido em capítulos, sendo que no ... -
A formação docente e a inclusão do aluno com déficit cognitivo
(2010)Historicamente a forma como as sociedades tratam as pessoas chamadas “deficientes” está diretamente relacionada à forma como cada sociedade estabelece seus padrões de normalidade, motivando sentimentos e reações de ... -
A formação docente e o currículo escolar: o navegar da abordagem temática
(2023-09-04)Esta tese, de natureza qualitativa, tem como objetivo discutir possíveis entrelaçamentos entre Currículo Escolar, no âmbito da Abordagem Temática, com a Formação Docente, em especial nos contextos de processos formativos. ... -
A formação docente e o ensino da leitura na educação profissional e tecnológica: perspectivas, desafios e reflexões
(2017)Devido às dificuldades que os alunos apresentam em compreender o que leem e entender a construção dos sentidos de diversos textos, este trabalho busca investigar em que medida a formação inicial e continuada auxilia os ... -
A formação docente e o uso das tecnologias digitais durante o ensino remoto na EPT – desafios e potencialidades
(2023-05-03)O presente trabalho busca investigar de que maneira as tecnologias de informação e comunicação contribuem para a práxis docente na modalidade do ensino remoto. Como objetivo geral buscou-se analisar as contribuições das ... -
Formação docente em ciências biológicas e racialidade: entre o eles e nós na educação
(2023-11-28)Este estudo busca conduzir uma análise acerca das relações étnico-raciais na formação de professores na área de Ciências Biológicas, a partir de pesquisas e documentos, visando contribuir para uma formação mais inclusiva ... -
Formação docente em cursos de licenciatura da UFSM: sobre políticas curriculares e discussões de gênero e de sexualidades
(2021-07-02)A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPGE) - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria na linha de pesquisa “Políticas e Gestão ... -
A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios
(2010)A Inclusão - frente ao ideal de uma Educação Integral que seja alicerce para que os educandos atuem com autonomia na sociedade - vem revolucionar não só as práticas educacionais como também toda a sociedade. Nesse sentido ... -
A formação docente na perspectiva comunicativa da hermenêutica
(2010-05-18)O presente trabalho apresenta como proposta investigar a presença do diálogo no processo formativo do docente e nas suas vivências educativas, analisar e refletir a importância do diálogo numa perspectiva da hermenêutica ... -
A formação docente na racionalidade inclusiva: práticas de governamento dos professores de surdos
(2009-08-28)Este estudo se propôs a problematizar os discursos da formação docente nas/das políticas de diversidade e seus efeitos na constituição e governamento dos professores de surdos. Para tanto, utilizou-se um conjunto de ...