Navegação por orientadores "Castro, Sabrina Fernandes de"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 30
-
Os fatores envolvidos no fracasso escolar de alunos com deficiência intelectual
(2023)Essa pesquisa teve como objetivo geral investigar os fatores envolvidos no processo da produção do fracasso escolar de alunos com Deficiência Intelectual. O estudo foi dividido em três temáticas centrais: Fracasso escolar, ... -
Práticas envolvendo aluno com déficit cognitivo
(2010-03-24)Vivendo sob o paradigma da inclusão, torna-se necessário repensar as práticas inclusivas de modo a atender os direitos e deveres do educando. Partindo deste pressuposto que surge a necessidade da busca de maiores conhecimentos, ... -
Inclusão escolar e ensino colaborativo: um estudo com professores da rede municipal de ensino de um município do interior do Rio Grande do Sul
(2021-03-03)Este estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso (Triviños, 1897) que buscou investigar a compreensão de professores de Ensino Comum e de Educação Especial a respeito da Inclusão Escolar e do ... -
Estratégias de ensino para alfabetização de sujeitos com deficiência intelectual nos anos finais do ensino regular
(2018-12-12)Esta pesquisa aborda a temática alfabetização de sujeitos de com Deficiência Intelectual, que surgiu do interesse em pesquisar quais os recursos são utilizados para potencializar o desenvolvimento e a ... -
O ensino colaborativo como proposta de inclusão escolar para estudantes com deficiência intelectual através do modelo de ensino híbrido
(2022-09-13)Este trabalho objetivou realizar uma pesquisa do tipo estudo de caso, a fim de analisar as contribuições que o Ensino Colaborativo tem trazido para as novas formas de atuação docentes, a fim de promover a inclusão de ... -
A influência da mídia televisiva no processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência
(2007-10-05)O presente trabalho foi desenvolvido durante o curso de Pós-Graduação em Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos da Universidade Federal de Santa Maria em Convênio com a Fundação Áttila ... -
Gestão de habilidades sociais para estudantes com deficiência intelectual no contexto da educação profissional e tecnológica
(2022-02-09)Esta pesquisa teve como objetivo geral elaborar e implementar um plano centrado para estudantes com deficiência intelectual na Educação Profissional e Tecnológica, a fim de aprimorar as relações sociais destes estudantes ... -
Formação de professores para atuar no atendimento educacional especializado na rede pública de Santa Maria/RS
(2014-12-11)Ao falarmos sobre educação inclusiva, num processo quase que automático, é normal que façamos a relação com crianças que necessitam de Atendimento Educacional Especializado bem como as salas onde esses atendimentos são ... -
O ensino remoto como processo de atendimento educacional para alunos com deficiência intelectual
(2022-03-28)A pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade de os professores articularem práticas pedagógicas diferenciadas, dentre elas o ensino remoto. Nesse sentido, os Atendimentos Educacionais Especializados, realizados na sala ... -
Deficiência intelectual e vida adulta: possibilidades e desafios de uma inclusão social
(2018-12-12)O presente estudo apresenta a pesquisa de campo realizada em uma Instituição especial de ensino de Santa Maria/RS, com quatro jovens adultos e dois professores de Educação Especial, um estudo de abordagem ... -
Jogos digitais pedagógicos e deficiência intelectual: práticas de ensino no modelo remoto.
(2022-02-01)O presente texto é configurado como Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em licenciatura plena do curso diurno de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Constituiu-se a partir das experiências ... -
Avaliação das necessidades de apoio de crianças e adolescentes com deficiência intelectual no município de Santo Ângelo/RS
(2023-02-14)Este estudo é parte de um conjunto de pesquisas desenvolvidas no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Deficiência Intelectual (GEPEEDI), utilizando a abordagem metodológica quanti-qualitativa, realizada através ... -
A importância da família no processo de desenvolvimento do sujeito com deficiência intelectual
(2018-12-12)O estudo intitulado A Importância da Família no Processo de Desenvolvimento do sujeito com Deficiência Intelectual Pós Diagnóstico, apresenta os seguintes aspectos norteadores: Para o diagnóstico da ... -
Percepções e ações docentes frente às dificuldades de aprendizagem de estudantes na educação profissional e tecnológica
(2022-10-10)As dificuldades de aprendizagem estão presentes em todos os níveis de ensino, entretanto, a forma como os professores atuam frente a estes estudantes é ainda pouco abordada em pesquisas acadêmicas na Educação Profissional ... -
Políticas de ações afirmativas e de permanência de estudantes com deficiência nos campi do IFFAR
(2022-10-25)A presente dissertação está inserida na linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional Tecnológica - PPGEPT, e está vinculada ao projeto ... -
Avaliação funcional de crianças com deficiência intelectual: um estudo de caso
(2017-12-05)O presente estudo de caso traz o trabalho com cinco crianças matriculadas numa Escola Municipal de Santa Maria – RS, a partir da utilização do instrumento de avaliação denominado Escala de Intensidade de Apoios para Crianças ... -
Atuação do pedagogo na Equoterapia
(2018-12-19)Este trabalho apresenta um estudo sobre a equoterapia, especificamente sobre a atuação do pedagogo nesse espaço de educação não formal. A equoterapia é um método terapêutico realizado sobre o cavalo que está inserido ... -
O que mudou na produção na produção acadêmica acerca da pessoa com deficiência após a lei brasileira de inclusão?
(2022-08-17)Toda mudança na legislação relacionada as pessoas com deficiência, subentende-se que provém de uma longa caminhada em busca da equidade social entre as minorias. Isto posto buscou-se por meio desta pesquisa analisar o que ... -
Deficiência intelectual e os apoios necessários na ampliação das habilidades para a autonomia
(2022-04-18)A pesquisa em questão traz uma reflexão sobre a deficiência intelectual e os apoios extras necessários para ampliar as habilidades para a autonomia de sujeitos com deficiência intelectual, trata-se de uma Pesquisa de ... -
Uma possibilidade de inclusão de alunos com dificuldade de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
(2007-10-22)Esta pesquisa objetivou, investigar e constatar, a real situação das escolas municipais da área urbana de São Borja, em relação ao processo ensinoaprendizagem dos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem. A ...