Navegação por orientadores "Lima, Graziela Escandiel de"
Itens para a visualização no momento 1-18 of 18
-
Estágios não obrigatórios na educação infantil: processos formativos de acadêmicas dos cursos de Pedagogia/UFSM
(2022-02-22)Este estudo está vinculado ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e tem como objetivo principal entender como os estágios não ... -
Formação continuada de professores: a construção do conhecimento compartilhado em uma escola de São João do Polêsine, RS
(2023-02-17)Esta dissertação está inserida na Linha de Pesquisa LP2: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Sua ... -
O despertar na/da educação infantil: ressignificando as rotinas das práticas pedagógicas
(2013-09-13)O presente trabalho surge como fruto da Especialização em Docência na Educação Infantil, das inquietações e leituras do decorrer do curso, pois a partir delas foi possível estabelecer uma prática reflexiva e posicionar-se ... -
A trajetória da primeira instituição a atender a educação infantil no município de Dilermando de Aguiar, RS: implementação de uma unidade do proinfância
(2022-02-21)O presente estudo trata-se do processo de implementação da primeira instituição de Educação Infantil a atender a integralidade dessa etapa, no município de Dilermando de Aguiar, RS. A viabilidade veio por meio do programa ... -
A Educação Infantil antes e durante a pandemia COVID 19: olhares de professoras de uma escola pública de MATA/RS
(2022-09-22)O presente trabalho aborda "A Educação Infantil antes e durante a pandemia Covid 19: olhares de professoras de uma escola pública de Mata/RS", tinha como objetivo identificar os desafios e os caminhos traçados pelas ... -
Credenciamento e autorização de funcionamento de instituições particulares de educação infantil de Santa Maria - RS: dilemas e desafios
(2017-02-21)A pesquisa, resultante do trabalho monográfico do Curso de Especialização Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objetiva ... -
A gestão da infância na escola de educação infantil: um olhar sobre as representações das professoras
(2008-08-29)Esta pesquisa foi apresentada ao Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, para a Linha de Gestão da Organização Escolar e teve por objetivo conhecer as representações ... -
A reorganização do trabalho pedagógico na educação infantil no contexto da pandemia: fragmentos de uma vivência
(2021-03-05)Este trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Teve como objetivo geral “Identificar e discutir os desafios e reestruturações ... -
Relato de experiência: os contos de fadas na Educação Infantil
(2022-09-02)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado ao curso de Pedagogia, aborda a temática dos contos de fadas nas histórias de Cinderela, Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho e tem por objetivo refletir sobre ... -
A escuta das crianças na educação infantil: narrativas de uma professora em tempos de pandemia
(2022-02-18)Esta pesquisa, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Curso de Mestrado Profissional, demonstra como é construída a relação professora, criança e conhecimento e suas possibilidades no ... -
Desafios do planejamento em turmas multidade na educação infantil
(2013-09-13)Este trabalho foi produzido no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil realizado na Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo principal da pesquisa foi argumentar sobre a importância do planejamento ... -
Caminhos para pensar a infância no contexto de uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Santa Maria/RS
(2023-02-15)Esta pesquisa, foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional no Mestrado Profissional, o estudo está voltado para os contextos escolares e as práticas desenvolvidas, relacionando ... -
Oferta de berçários na rede de ensino pública e privada do município de Santa Maria/RS
(2018-11-29)Esta pesquisa tem como objetivo compreender os processos que envolvem a oferta de turmas de berçário no âmbito do Sistema Municipal de Educação de Santa Maria tendo em vista a implementação da Lei 12.796/2013. Em específico, ... -
Dividir mesmo espaço em tempos diferentes: diálogos possíveis entre educação infantil e ensino fundamental
(2014-12-12)Este trabalho apresenta um estudo realizado no ano de 2013 em uma escola localizada no município de Santa Maria. A pesquisa teve como objetivo compreender como o Projeto Político-pedagógico (PPP) de uma escola de Ensino ... -
Educação infantil nos desdobramentos do processo de inclusão: perspectivas de professores e equipe gestora
(2013-06-13)Neste trabalho propomos demonstrar e discutir como ocorre o processo de inclusão na Educação Infantil em uma escola do município de Santa Maria, destacando o olhar dos docentes e da equipe diretiva da escola a respeito ... -
Escolas de educação infantil em Santa Maria/RS e repercussões inter-relacionadas à lei nº 12.796/2013
(2018-02-28)Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa LP2 – Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Curso de Pós-graduação Especialização Lato Sensu em Gestão Educacional, tem por tema Educação Infantil e políticas públicas de ... -
Um olhar para as infâncias de uma escola municipal de ensino fundamental de Santa Maria
(2023-12-20)Esta pesquisa vincula-se ao Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e aborda a temática: a ... -
A criança como foco do planejamento na educação infantil: concepções de professoras
(2013-09-13)Este trabalho apresenta um estudo sobre como as crianças são "olhadas" para a construção do planejamento, bem como a forma como ele acontece em uma instituição de Educação Infantil. Tendo em vista estas inquietações, ...