Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Noturno por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 1-11 of 11
-
A gestão educacional diante dos desafios da inclusão escolar
(2023-12-18)Este trabalho investiga questões que demonstram os novos e necessários rumos da nossa Educação, investigar as ações e estratégias da gestão escolar no processo de inclusão e utilizou-se de documentos e leis no que se refere ... -
Os desafios da inclusão de crianças com autismo na educação infantil: um olhar para as práticas pedagógicas
(2023-02-03)Na atualidade, diante da realidade da inclusão educacional, o ensino tem sido repensado, abrindo novos caminhos para a escolarização das crianças com necessidades educacionais especiais. A problemática central deste ... -
Os desafios da inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil: um olhar para as práticas pedagógicas
(2023-02-03)Na atualidade, diante da realidade da inclusão educacional, o ensino tem sido repensado, abrindo novos caminhos para a escolarização das crianças com necessidades educacionais especiais. A problemática central deste ... -
A inserção de recursos pedagógicos adaptados para alunos com deficiência visual no âmbito escolar: fragilidades e potencialidades
(2023-01-16)A presente pesquisa discute a inserção de recursos pedagógicos adaptados para alunos com deficiência visual no ambiente escolar, pontuando a importância da preparação docente frente às fragilidades e potencialidades ... -
Narrativas infantis & inclusão escolar: o que dizem as crianças na interação com o outro
(2023-12-20)Este estudo inspirou-se na experiência vivenciada, pela autora dessa pesquisa, como bolsista na prática interativa entre crianças dos anos iniciais e o público da educação especial. Neste contexto, o estudo tem como objetivo ... -
A inclusão do acadêmico da Educação Especial no Ensino Superior: um estudo bibliográfico na UFSM
(2023)O presente estudo tem como meta realizar uma análise acerca do processo de inclusão das pessoas com deficiência no âmbito do Ensino Superior na Universidade Federal de Santa Maria/RS. Para referenciar o estudo será abordado ... -
Estratégias pedagógicas na alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual
(2023-07-08)Alfabetização é o processo em que o sujeito aprende a utilizar, interpretar e compreender a linguagem em textos. Quando pensamos em Educação de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual, o processo de construção da ... -
As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo
(2023-02-03)A alfabetização é o processo de apropriação da tecnologia da escrita, a qual é atravessada por sentidos, construídos na relação com o outro. A alfabetização e o letramento são processos distintos, os quais se complementam, ... -
Deficiência visual e maternidade: enfrentamentos vivenciados por mães com deficiência visual na trajetória escolar dos filhos
(2023-01-16)A presente pesquisa tem como objetivo geral conhecer as experiências vivenciadas por mães com deficiência visual, observando o processo de escolarização de seus filhos videntes. Trata-se de um estudo de caso de caráter ... -
Atividades lúdicas com crianças hospitalizadas no Hospital Universitário de Santa Maria
(2023-02-03)O presente trabalho de conclusão de curso é um relato de experiência de uma educadora especial em formação que narra sua trajetória enquanto participante de um projeto durante o ano de 2018 e 2022 no Hospital Universitário ... -
A alfabetização e o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual
(2023-01-19)Este estudo é resultado da pesquisa realizada com Educadoras Especiais de um Município da Região Central do Rio Grande do Sul, que visou conhecer o processo inclusivo e o fazer pedagógico frente aos desafios da alfabetização ...