Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Noturno por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 of 64
-
Altas habilidades/superdotação: problematizações a respeito do número de matrículas no município de Agudo/RS
(2018-12-10)Este Trabalho de Conclusão do Curso de Educação Especial Noturno da Universidade Federal de Santa Maria disserta sobre a temática das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), a qual precisa ser ... -
O processo de inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação (AH/SD) no ensino superior
(2018-12-10)O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Educação Especial Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo geral investigar o processo de ... -
Análise da produção científica da revista Educação Especial da UFSM acerca da temática altas habilidades/superdotação
(2018-12-10)Para uma educação voltada para os alunos com altas habilidades/ superdotação (AH/SD), é necessário que os profissionais desta área dêem suporte ao aluno no atendimento especializado e trabalhe tanto os ... -
A permanência de acadêmicos com deficiência visual na UFSM: desafios e possibilidades
(2018-12-10)O presente trabalho tem por objetivo apresentar as condições de permanência que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) oferece aos acadêmicos com deficiência visual durante sua formação no Ensino Superior. O ... -
Pessoas com altas habilidades/superdotação: concepções da família
(2018-12-11)A presente pesquisa é resultante do Trabalho de Conclusão do Curso em Educação Especial Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Sabe-se que existem muitos mitos em ... -
O professor de sala de regular e o processo de identificação de altas habilidades/superdotação em uma turma de multi-idade na educação infantil
(2018-12-11)A presente pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão do Curso em Educação Especial Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, desenvolvida durante o ano de ... -
O aluno adulto com altas habilidades/superdotação e suas reflexões acerca da construção da sua identidade
(2018-12-11)A presente pesquisa é resultante de um Trabalho de conclusão do curso de Educação Especial Noturno vinculado ao centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Dentro das Altas Habilidades/Superdotação ... -
Mercado de trabalho: desafios e conquistas na inserção da pessoa com deficiência intelectual em uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul
(2018-12-12)Esta pesquisa abordou o tema “Mercado de trabalho: Desafios e conquistas na inserção da pessoa com deficiência intelectual em uma cidade do interior do estado”. E teve como objetivo geral compreender a inserção, os desafios ... -
Estratégias de ensino para alfabetização de sujeitos com deficiência intelectual nos anos finais do ensino regular
(2018-12-12)Esta pesquisa aborda a temática alfabetização de sujeitos de com Deficiência Intelectual, que surgiu do interesse em pesquisar quais os recursos são utilizados para potencializar o desenvolvimento e a ... -
Deficiência intelectual e vida adulta: possibilidades e desafios de uma inclusão social
(2018-12-12)O presente estudo apresenta a pesquisa de campo realizada em uma Instituição especial de ensino de Santa Maria/RS, com quatro jovens adultos e dois professores de Educação Especial, um estudo de abordagem ... -
A importância da família no processo de desenvolvimento do sujeito com deficiência intelectual
(2018-12-12)O estudo intitulado A Importância da Família no Processo de Desenvolvimento do sujeito com Deficiência Intelectual Pós Diagnóstico, apresenta os seguintes aspectos norteadores: Para o diagnóstico da ... -
Linguagem não verbal em crianças com Síndrome de Down
(2018-12-13)Este trabalho é uma investigação apresentada à disciplina de Desenvolvimento de Pesquisa Profissional do Curso de Educação Especial/ CE/UFSM. Tem como objetivo verificar se a estimulação da linguagem não verbal ... -
A afetividade e a aprendizagem da criança com deficiência intelectual na sua relação com o professor
(2018-12-14)O presente trabalho tem por objetivo investigar a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem da criança com Deficiência Intelectual no âmbito escolar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa ... -
Percepções de educadoras especiais no processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual
(2018-12-14)Esta pesquisa intitulada “Percepções de Educadoras Especiais no processo de alfabetização de alunos com Deficiência Intelectual”, teve como objetivo analisar as estratégias pedagógicas que educadoras ... -
O lúdico no processo de alfabetização de crianças cegas - uma revisão de literatura
(2021-02-08)A ludicidade na perspectiva da criança com deficiência visual abrange uma significância no processo de formação infantil, uma vez que o brincar possibilita uma dimensão evolutiva, onde a criança reorganiza suas experiências, ... -
Inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho em Santa Maria/RS: um estudo de caso
(2021-08-16)Este estudo tem como tema a inclusão de Pessoas com Deficiência Intelectual no mercado de trabalho em Santa Maria, Rio Grande do Sul. A pesquisa busca responder como ocorre o processo de inclusão de pessoas com deficiência ... -
Alfabetização de alunos com deficiência intelectual no ensino comum: um estudo sobre as práticas pedagógicas
(2021-08-16)Esta pesquisa se constitui como trabalho de conclusão de curso, apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno. Tem como objetivo geral identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores ... -
Processos de aprendizagem de alunos com altas habilidades/superdotação durante o período de distanciamento social
(2021-09-10)O presente projeto de pesquisa justifica-se devido à repentina mudança no contexto escolar de 2020, em decorrência da pandemia, e teve como objetivo analisar a percepção de alunos com altas habilidades/superdotação sobre ... -
A percepção dos professores do curso de Educação Especial sobre as altas habilidades/superdotação
(2021-10-10)O presente estudo fez parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Especial - noturno que teve como foco promover discussões sobre o tema das altas habilidades/superdotação (AH/SD) baseadas nas percepções de ... -
O papel do professor de educação especial na alfabetização de estudantes com deficiência intelectual
(2021-11-04)A apropriação de habilidades para as aprendizagens acontece através de etapas significativas ao indivíduo. De forma gradual e individual, se caracterizando dessa forma como um processo. Esta pesquisa tem como objetivo ...