Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Diurno por tipo "Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 24
-
A inclusão de alunos com autismo: um trabalho transdisciplinar na escola
(2017-01-12)Com a atual Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, as escolas vêm sendo desafiadas a se reorganizarem em favor do processo de escolarização de todos os alunos. Desta forma, para que ... -
Análises sobre a aprendizagem do aluno com DI em processo de inclusão escolar
(2016-12-20)O presente trabalho objetiva discutir a aprendizagem do aluno com Deficiência Intelectual - DI em processo de inclusão escolar e teve sua origem nas experiências vivenciadas durante a realização do Estágio Supervisionado ... -
Atendimento educacional especializado: ação da equipe interdisciplinar na educação superior
(2017-12-05)A pesquisa teve como objetivo conhecer a compreensão dos profissionais de uma equipe interdisciplinar sobre o Atendimento Educacional Especializado-AEE na Educação Superior, por meio de um estudo de abordagem qualitativa. ... -
A formação de professores de educação especial e a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: algumas reflexões
(2017-01-12)A partir da publicação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), o sujeito com Transtorno do Espectro Autista -TEA ganhou mais visibilidade, ou seja, novos campos de discussão ... -
O coelho floriano e o lobo: produção de um artefato cultural
(2017-12-05)A proposta do trabalho O Coelho Floriano e o Lobo: Produção de um Artefato Cultural é promover o acesso ao artefato cultural O Coelho Floriano e o Lobo; Refletir sobre o acesso das comunidades surdas a um artefato cultural ... -
Aquisição da LIBRAS e LSU: narrativas de um surdo de fronteira entre Brasil e Uruguai
(2015-12-11)Este trabalho traz como tema principal as narrativas de um sujeito surdo nascido na fronteira do Brasil com o Uruguai, Sant’ana do Livramento/Rivera. Através desta pesquisa podem-se questionar certas relações, entre à ... -
Transtornos específicos da aprendizagem e o atendimento educacional especializado: uma polêmica na área da educação especial
(2017-12-20)Este trabalho apresenta um estudo que teve o objetivo de conhecer as percepções dos professores de educação especial em relação aos alunos com transtornos específicos da aprendizagem no contexto do atendimento educacional ... -
A promoção de interações sociais para jovens e adultos com deficiência intelectual no contexto da escola especial
(2017-12-07)Este trabalho tem por objetivo analisar em que medida a Escola Especial Jandira Tolentino constitui-se como um espaço que promove interações sociais significativas para três alunos adultos com deficiência intelectual. Para ... -
Estatuto da pessoa com deficiência: análises da produção de discursos sobre os sujeitos
(2016-12-16)O presente estudo referente ao Trabalho de Final de Curso (EDE 1024), do curso de Educação Especial Diurno, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), apresenta uma análise do Estatuto da Pessoa com Deficiência, aprovado ... -
Estimulação essencial e a criança com deficiência intelectual
(2017-12-14)O estudo apresentado trata da necessidade da Estimulação Essencial para crianças com diagnóstico de Deficiência Intelectual no período do nascimento aos três anos e onze meses de idade. Desse modo, procurando destacar a ... -
Politicas públicas de inclusão: práticas em uma escola do municipio de Santa Maria - RS
(2018-01-17)O trabalho de conclusão de curso abordou sobre as políticas públicas de inclusão. Este trabalho tem como objetivo geral analisar como as políticas públicas de inclusão são consideradas nas práticas pedagógicas durante as ... -
O crime não compensa: estudo da trajetória de vida de duas personalidades com indicadores de altas habilidades/superdotação
(2017-12-05)Este trabalho de final de curso apresenta uma discussão acerca da temática das Altas Habilidades Superdotação (AH/SD). Objetiva-se promover a conscientização a partir da problematização sobre a importância de identificar, ... -
Inclusão & Alteridade surda: o desenvolvimento da lingua(gem) e comunicação na rotina escolar de uma criança com implante coclear em Santa Maria - RS
(2017-12-14)O presente trabalho faz referência a um Estudo de Caso, a fim de discutir e conhecer a rotina escolar, de uma criança surda com Implante Coclear (IC), incluída em escola de ouvintes. O aluno surdo que faz parte da pesquisa, ... -
Práticas educacionais para jovens com deficiência intelectual na escola
(2016-12-22)A perspectiva da inclusão no Brasil conquistou sua prerrogativa legal a partir 1988 quando foi regulamentada a Constituição Brasileira e logo após ganhou reforço da LDB de 1996. Com base nesta constituição, esta pesquisa ... -
Apae Santa Maria/RS: uma análise sobre os processos de inclusão de jovens e adultos com deficiência
(2017-12-11)O estudo apresenta uma reflexão sobre as práticas exercidas no ambiente de uma Instituição Especializada, considerando o contexto da Educação Inclusiva. Surge de experiências ocorridas na Associação de Pais e Amigos dos ... -
As influências da família e suas implicações no desenvolvimento do sujeito com altas habilidades/superdotação
(2017-12-05)O presente trabalho buscou discutir as altas habilidades/superdotação (AH/SD) e as influências geneticamente e socialmente nessas características. Ao pensar nesses sujeitos com características de AH/SD, pensamos também em ... -
Avaliação funcional de crianças com deficiência intelectual: um estudo de caso
(2017-12-05)O presente estudo de caso traz o trabalho com cinco crianças matriculadas numa Escola Municipal de Santa Maria – RS, a partir da utilização do instrumento de avaliação denominado Escala de Intensidade de Apoios para Crianças ... -
Sentimentos e sentidos do querer ser professor de educação especial: uma história autobiográfica
(2017-12-19)Este trabalho apresenta um estudo autobiográfico centralizado na história do autor participante deste, articulado com a pesquisa bibliográfica em documentos de âmbito Nacional e institucional da Universidade Federal de ... -
Alteridade deficiente e acessibilidade: orientação e mobilidade no campus da UFSM e centro de Santa Maria - RS
(2015-12-10)Este trabalho tem como tema principal a alteridade deficiente e a acessibilidade. Na metodologia utilizou-se abordagem qualitativa, onde desenvolveu- se o estudo com cinco sujeitos que frequentam o campus da UFSM e ruas ... -
Proposta das práticas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria - RS frente às políticas de inclusão do aluno surdo
(2017-01-10)A presente pesquisa volta-se para uma análise de como a SMED (Secretaria Municipal de Educação)de Santa Maria-RS está preparada e organizada em relação à inclusão de surdos no espaço das escolas regulares do município e ...