Itens para a visualização no momento 301-320 of 320

    • Introdução a algoritmos 

      Parreira, Fábio; Silveira, Sidnei; Bertolini, Cristiano; Severo, Rosane (2017)
      Este livro foi produzido para servir como material didático digital básico para o desenvolvimento da disciplina de Introdução a Algoritmos, do Curso de Licenciatura em Computação. Para que o futuro Licenciado em Computação, ...
    • Políticas públicas na educação especial 

      Breitenbach, Fabiane Vanessa (2017)
      A disciplina de “Políticas Públicas na Educação Especial” é dividida em três unidades didáticas: Unidade 1) Documentos internacionais e as influências na produção das políticas públicas de Educação Especial no Brasil; ...
    • Políticas públicas e gestão da educação básica A 

      Dutra, Claudio Emelson Guimarains (2016)
      Para compreender o desenvolvimento do sistema educacional brasileiro, torna-se importante o resgate histórico da formação política, cultural e econômica que influenciou a atual estrutura da nossa educação. Por isso, ...
    • Gestão educacional 

      Panno, Fernando; Senger, Igor; Silveira, Sidnei Renato (2017)
      Em um mundo competitivo, o estabelecimento de métodos adequados e estruturados de gestão é fundamental para o bom andamento de qualquer projeto, seja ele empresarial, pessoal ou educacional. Ao longo dos anos, os modelos ...
    • Laboratório de montagem e manutenção de computadores 

      Macedo, Ricardo Tombesi; Pelloso, Mateus; Preuss, Evandro; Parreira, Fábio (2017)
      A disciplina de Laboratório de Montagem e Manutenção de Computadores objetiva capacitar os alunos quanto aos conhecimentos e domínio das técnicas e procedimentos relacionados com a montagem e manutenção de computadores, ...
    • História da educação e política educacional 

      Moreira, Ivana Aparecida Weissbach; Cocco, Ricardo; Kohls, Rosana Cristina; Cella, Rosenei (2018)
      A disciplina História da Educação e Política Educacional é provocativa e conceitual. Tem como objetivo sensibilizar o acadêmico para tudo aquilo que envolve os processos de ensino-aprendizagem, sua amplitude e complexidade, ...
    • Metodologia da aprendizagem em EaD 

      Pereira, Adriana Soares; Parreira, Fábio José; Silveira, Sidnei Renato; Bertagnolli, Sílvia de Castro (2017)
      Nesta disciplina, denominada Metodologia da Aprendizagem em EaD, é abordada a necessidade de conhecer bem as ferramentas de aprendizagem na EaD, pois o entendimento da dinâmica dessa modalidade influencia sensivelmente o ...
    • Bases epistemológicas da pesquisa em educação 

      Lazzarin, Luís Fernando (2017)
      Este é o caderno didático da disciplina Bases Epistemológicas da Educação do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Ele é composto pelo conteúdo mínimo necessário para instrumentalizar ...
    • Sistemas operacionais 

      Cunha, Guilherme Bernardino da; Preuss, Evandro; Macedo, Ricardo Tombesi (2017)
      A disciplina de Sistemas Operacionais objetiva capacitar os alunos quanto aos conhecimentos necessários para utilizar um computador, de modo a entender o funcionamento e a interface entre o hardware e o software proporcionada ...
    • Gestão em Saúde 

      Marconi, Ana Emília Grings; Martins, Ricardo Vianna; Cosentino, Susane Florês; Signor, Eduarda; Silva, Luiz Anildo Anacleto da; Soder, Rafael Marcelo; Cabral, Fernanda Beheregaray; Hildbrandt, Leila Mariza; Fantinel, Nathália Marion; Heisler, Elisa Vanessa; Perottoni, Juliano; Hundertmarck, Katiele; Silva, Ethel Bastos da; Costa, Marta Cocco da; Sarturi, Fernanda; Begnini, Danusa; Pereira, Belinda S.; Ritter, Francisco; Fardin, Fabrine Luiza; Dilélio, Alitéia Santiago; Franken, Rosmeri; Zadra, Marina; Colomé, Isabel Cristina; Cost, Simone; Jahn, Alice; Soler, Maria da Graça Porciúncula; Schraiber, Rosiméri Radin; Sulzbach, Cintia; Markoski, Tamiris; Silveira, Bárbara; Stolz, Eveline Dischkaln; Dallepiane, Loiva Beatriz (2017)
      O Curso de Gestão em Saúde, tem a duração de três semestres, no primeiro semestre temos o módulo básico com as seguintes disciplinas: Estado, Governo e Mercado, Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro, O Público e ...
    • Fundamentos filosóficos e sociológicos da educação 

      Mazzonetto, Clenio Vianei; Cocco, Ricardo; Kohls, Rosana Cristina; Silveira, Sidnei Renato (2017)
      Esta unidade apresenta elementos introdutórios para pensarmos as contribuições da filosofia e do pensamento sociológico para a formação do sujeito e, consequentemente, para os processos educativos. Os tópicos que serão ...
    • Língua portuguesa 

      Preuss, Lisandra Jorgensen (2017)
      Este material está impregnado do processo de tecer ideias a partir do ato da leitura e da compreensão de tais ideias. A estrutura foi organizada de maneira a proporcionar aos alunos uma dialogicidade com as mensagens ...
    • Didática, currículo e trabalho pedagógico 

      Trevisan, Amarildo Luiz; Trevisan, Neiva Vieira (2018)
      A disciplina Didática, Currículo e Trabalho Pedagógico visa compreender e conhecer os pressupostos filosóficos, sociológicos e metodológicos implicados no currículo e na didática numa perspectiva histórico-crítica da ...
    • Pesquisa em Educação 

      Lazzarin, Luís Fernando (2017)
      Os objetivos da unidade são: (I) reconhecer e aplicar as principais metodologias de pesquisa às temáticas da Educação e (II) construir um projeto de pesquisa para servir de subsídio para o desenvolvimento do trabalho de ...
    • Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação I 

      Turchiello, Priscila (2017)
      A disciplina Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação I dá início ao processo de produção de conhecimentos, envolvendo as relações entre as áreas da História, Filosofia, Sociologia e Educação. Para ...
    • Aplicativos computacionais aplicados à educação 

      Parreira, Fábio José; Silveira, Sidnei Renato; Pereira, Adriana Soares; Pertile, Solange de Lurdes (2017)
      Nesta disciplina denominada “Aplicativos Computacionais Aplicados à Educação” é abordada a necessidade de conhecer, de forma adequada, as principais ferramentas para o desenvolvimento de tarefas utilizando o computador, ...
    • Formato de Curso storyline e ensino linguoliterário no ensino médio: as tomadas de decisão paradigmáticas do profissional docente 

      Freitag, Felipe; Richter, Marcos Gustavo (2016)
      Esse livro é destinado a docentes de Língua Portuguesa e de Literatura do Ensino Médio da Educação Básica, considerando que, segundo a Teoria Holística da Atividade (RichTER, 2011), em sua noção de enquadramento do trabalho ...
    • Princípios da agroecologia 

      Reiniger, Lia Rejane Silveira; Wizniewsky, José Geraldo; Kaufmann, Marielen Priscila (2017)
      A disciplina Princípios de Agroecologia tem como objetivo compreender os princípios e bases da Agroecologia, enquanto campo de conhecimento científico, e considerar que a implementação de sistemas de produção de base ...
    • Lógica Matemática 

      Bertolini, Cristiano; Cunha, Guilherme Bernardino da; Fortes, Patricia Rodrigues (2017)
      A lógica matemática é de fundamental importância para as linguagens de programação necessárias para a construção de programas de computador (softwares). É com base na lógica matemática que as linguagens de computador são ...
    • Orientações para a produção de materiais didáticos do Núcleo de Tecnologia Educacional/UFSM 

      Karkow, Ana Kátia; Cargnelutti, Camila Marchesan; Brenner, Carmen Eloísa Berlote; Segalla, Juliana Facco; Urrutia, Keila de Oliveira; Pascotini, Matheus Tanuri; Sena, Mauricio Machado; Colusso, Paulo Roberto; Jacques, Siméia Tussi; Moraes, Carlo Pzzobon de; Santos, Caroline da Silva dos (2018)
      Este livro didático tem como principal objetivo apresentar aspectos sobre o processo de produção de materiais didáticos destinados à Educação a Distância no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria e, mais especificamente, ...