Navegação Programa de Pós-Graduação em Letras por título
Itens para a visualização no momento 22-41 of 401
-
Análise polifônica de estereótipos na mídia: uma nova identidade para a mulher na maturidade?
(2010-05-28)Ainda hoje, a violência exercida por discursos de exaltação da juventude supõe um modelo de desvalorização do envelhecer, como se não pudesse mais existir o desejo nem o acesso a direitos elementares. Isso é mais significativo ... -
Andradina de Oliveira: tentativa de contextualização histórica
(2016-02-29)A partir análise do romance O perdão (1910), de Andradina de Oliveira, pretende-se traçar um perfil mais conciso dos discursos literários de fins do século XIX e início do XX, na sociedade gaúcha. Para tanto, busca-se um ... -
Aplicando o modelo de letramentos acadêmicos no contexto da sala de aula EMI
(2023-02-14)Este trabalho integra o projeto de pesquisa guarda-chuva “Inglês como meio de instrução (EMI) na UFSM: políticas, percepções e implementação em direção à internacionalização” (HENDGES, 2018). No contexto de internacionalização, ... -
Apolinário Porto Alegre e os partenonistas: lendo os letrados do século XIX
(2017-08-17)Esta dissertação consiste em uma experimentação analítica e metodológica, tendo por foco uma complexificação da relação entre Literatura e História, em suas diversas formas de percepção temporal. Nesse sentido, através ... -
Aprender a ler para aprender geografia: desafios interdisciplinares
(2018-02-27)Esta pesquisa de Mestrado tem por objetivo investigar área da geografia, mais especificamente, os gêneros recorrentes nessa disciplina em seus aspectos composicionais, linguísticos e semântico-discursivos. Para tanto, ... -
Apropriação e reutilização de resíduos culturais: práticas serializantes em Amazona, de Sérgio Sant'Anna
(2012-03-09)Esta pesquisa teve por objetivo analisar na obra Amazona, do escritor brasileiro Sérgio Sant Anna, de que modo as novas formas literárias da contemporaneidade vêm se valendo de procedimentos de representação serializantes, ... -
Aquisicão das fricativas interdentais do inglês: uma abordagem via restrições
(2007-11-30)No presente trabalho, investiga-se a aquisição das fricativas interdentais por aprendizes brasileiros de inglês como segunda língua (L2). Os dados foram colhidos a partir da leitura de palavras contextualizadas, leitura ... -
Aquisição do léxico em espanhol como língua estrangeira segundo a Teoria Holística da Atividade
(2010-12-09)A linguagem possibilita a comunicação entre os seres humanos e, segundo a teoria Vygotskyana, ela exerce duas funções importantes. Em um primeiro momento, ela exerce uma função interpessoal. Posteriormente, quando a linguagem ... -
A aquisição dos conectores escritos em língua espanhola por acadêmicos do curso de letras segundo a Teoria Holística da Atividade
(2010-12-09)Este trabalho tem o objetivo de investigar a aquisição de conectores e a aquisição conceitual dessas categorias na escrita de acadêmicos de língua estrangeira. Para tanto, os licenciandos de um Curso de Letras, habilitação ... -
A articulação entre ethos e efeitos de sentido: uma visão enunciativa sobre articuladores textuais, pronomes e verbos em textos do vestibular da UFSM
(2017-12-12)Esta pesquisa tem por objetivo identificar as categorias de articuladores discursivo-argumentativos, pronomes e verbos em textos do gênero artigo de opinião, provenientes do processo seletivo (PS) da Universidade Federal ... -
Atravessamento de saberes nos estudos sobre a linguagem no/do Brasil nos anos 50
(2011-02-14)A problemática de pesquisa sobre a qual nos debruçamos neste estudo de dissertação volta-se a uma reflexão em torno do discurso sobre a produção do conhecimento linguístico dos anos 50 no/do Brasil. Nosso escopo central ... -
A "autoficção" narrativa: impasses e ambiguidades literários. A propósito de Chove sobre minha infância, de Miguel Sanches Neto
(2010-07-08)Neste trabalho propomos, fundamentalmente, uma revisão teórico-crítica a respeito do gênero autoficção e uma abordagem da obra Chove sobre minha infância, 2000, do escritor paranaense Miguel Sanches Neto, focada na presença ... -
Avaliação da oralidade em sala de aula: um estudo envolvendo a progressão referencial no debate público regrado
(2018-11-22)Esta pesquisa de mestrado, dinamizada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Itaara, Rio Grande do Sul, entre os meses de agosto e dezembro de 2017, tem, como objetivo geral, ... -
Avaliação nas aulas de língua portuguesa como parte da constituição do sujeito-aluno: efeitos de sentido
(2019-02-15)Em nossa pesquisa, entendemos que a avaliação é um dos fatores que constituem o sujeito-aluno. Partindo dessa premissa, o presente trabalho apresenta um estudo a respeito de efeitos de sentido produzidos a partir de algumas ... -
Avaliatividade: estratégia discursiva na representação de atores sociais
(2009-03-27)Este estudo parte do pressuposto de que a linguagem, quando posta em ação, propicia não só a expressão das experiências de mundo de um sujeito, mas também a construção de representações desse mesmo sujeito e de outros. Uma ... -
À margem em The bluest eye, de Toni Morrison: negritude, identidade e crítica social
(2009-07-15)A ficção contemporânea norte-americana (Afro-americana) apresenta preocupações referentes à identidade dos Afro-americanos. Há uma necessidade de, através do texto literário, estabelecer um diálogo com os mitos históricos ... -
À procura de sentidos: andando em silêncio
(2017-02-22)Neste trabalho, temos por objetivo refletir sobre como funciona discursivamente o movimento social pós-ditatorial uruguaio Marcha del Silencio, constituindo-se como um discurso que se propõe como parte de um processo de ... -
Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: uma análise crítica do eixo da prática de análise linguística/semiótica
(2023-03-07)A presente pesquisa tem por objetivo investigar como a Prática de Análise Linguística é contemplada em habilidades na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, considerando o contexto de produção do documento ... -
Base Nacional Comum Curricular: análise crítica de discursos sobre ensino de língua portuguesa
(2021-05-04)A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo, que objetiva determinar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas três etapas da educação básica a partir de um conjunto de aprendizagens consideradas ... -
Bathsheba Everdene, Fanny Robin e Liddy Smallbury: um estudo das personagens femininas do romance Far from the Madding Crowd, de Thomas Hardy
(2023-11-17)O presente trabalho pretende investigar o romance Far from the Madding Crowd, edição de 2012, de Thomas Hardy. O principal foco de análise será as três personagens femininas Bathsheba Everdene, Fanny Robin, e Liddy Smallbury. ...