Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 368-387 of 868
-
A formação de futuros professores e o ensino de matemática: dos movimentos para a aprendizagem da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
(2018-07-25)A pesquisa aqui apresentada, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional – LP1 em nível de mestrado tem como objetivo principal investigar ... -
Formação de futuros professores na organização do ensino de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental: aprendendo a ser professor em um contexto específico envolvendo medidas
(2014-04-24)A partir dos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade, da Atividade Orientadora de Ensino, assim como de autores que abordam a formação de professores que ensinam matemática, esta pesquisa ... -
A formação de professoras da educação rural sobre a violência
(2012-03-02)Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado em Educação vinculada a Linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1) do PPGE/UFSM. Através de um Estudo de Caso, buscou-se destacar ... -
A formação de professores de acordeom do Rio Grande do Sul: narrativas (auto)biográficas
(2015-08-25)Neste trabalho, procuro investigar caminhos formativos de professores de acordeom de diferentes cidades do Rio Grande do Sul, por meio da análise de suas histórias de vida, contadas através de narrativas, tendo como objetivo ... -
Formação de professores de matemática: entre os saberes da docência e a práxis educativa
(2015-08-03)Esta dissertação foi desenvolvida no contexto da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Teve como ... -
Formação de professores e desenvolvimento profissional na educação de jovens e adultos
(2006-04-07)Este trabalho apresenta uma investigação-ação vivenciada pela pesquisadora e um grupo de professores da EJA (anos iniciais) do sistema público estadual de Santa Maria. A pesquisa buscou, na perspectiva da investigação-ação, ... -
Formação de professores e representações sobre o brincar: contribuições das idéias de Humberto Maturana
(2008-04-01)O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa: Formação de professores, saberes e desenvolvimento profissional e teve como principal objetivo investigar algumas das representações que um grupo de cinco professoras ... -
Formação de professores e saberes populares: um olhar intercultural
(2018-07-20)O processo de ensino passa por etapas, dentre elas podemos citar, a observância, por parte do educador, das peculiaridades locais, devendo, principalmente, atentar aos saberes não científicos, como por exemplo as diferentes ... -
A formação de professores e uma extensionista: cartografando uma experiência
(2012-11-09)Esta dissertação de mestrado está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, integrando a Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A presente ... -
Formação de professores em educação especial: possibilidades de autocompreensão na Teoria do Reconhecimento
(2012-04-28)Este trabalho pretende aprofundar a discussão sobre a Teoria do Reconhecimento e suas possíveis contribuições para a formação de professores em Educação Especial. Visto o intenso debate que se coloca frente às atuais ... -
A formação de professores em educação física e sua relação com o mundo da vida
(2008-03-27)Neste estudo objetivamos analisar a constituição histórica de três acadêmicos, matriculados na disciplina Laboratório de Educação Física II do segundo semestre do curso de Licenciatura em Educação Física da UFSM, nas ... -
Formação de professores em tecnologias educacionais: contributo para um modelo de formação continuada na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte
(2023-08-21)A formação continuada de professores desempenha um relevante contributo na qualidade da educação e perante as mudanças ocorridas na sociedade, nas escolas, tornar-se essencial preparar os professores da educação básica ... -
Formação de professores nas instituições federais de ensino superior do estado do RS: um estudo multicasos
(2006-03-24)O presente trabalho teve como problema de pesquisa o processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura, de graduação ... -
Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a organização do ensino das quatro operações matemáticas
(2019-10-29)O presente estudo é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional, ... -
A formação de professores(as) e os direitos humanos da criança e do adolescente: uma pesquisa intercultural em um jornal do interior do RS - ano de 2017
(2018-10-11)Este trabalho de Dissertação de Mestrado é um estudo sobre alguns dos maiores problemas enfrentados pelos(as) Educadores(as), que advêm do envolvimento com crianças e adolescentes que sofrem maus-tratos, seja na sociedade, ... -
A formação do cidadão no ensino público fundamental entre as décadas de 70 e 90: considerações sobre a legislação educacional
(2006-09-01)A atual Legislação educacional destaca-se, entre outros aspectos, pela importância conferida à preparação do educando para o exercício da cidadania , refletindo uma imagem de cidadão ideal, cuja materialização ... -
A formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental no movimento de organização do ensino de frações: uma contribuição da atividade orientadora de ensino
(2014-04-25)Este trabalho é o produto de um projeto desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa LP1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O ... -
A formação do professor-supervisor de terapias psicodinâmicas: um estudo de educação médica
(2005-04-08)A presente dissertação está inserida na linha de pesquisa Formação de Professores, Saberes e Desenvolvimento Profissional e apresenta, como tema, a formação do supervisor de psicoterapias analíticas. Tendo o objetivo de ... -
A formação docente na perspectiva comunicativa da hermenêutica
(2010-05-18)O presente trabalho apresenta como proposta investigar a presença do diálogo no processo formativo do docente e nas suas vivências educativas, analisar e refletir a importância do diálogo numa perspectiva da hermenêutica ... -
A formação docente na racionalidade inclusiva: práticas de governamento dos professores de surdos
(2009-08-28)Este estudo se propôs a problematizar os discursos da formação docente nas/das políticas de diversidade e seus efeitos na constituição e governamento dos professores de surdos. Para tanto, utilizou-se um conjunto de ...