Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 513-532 of 868
-
- Literacinese ou da escrita [literária] com imagens... em movimento
(2015-03-13)Este trabalho visou realizar um estudo sobre a relação entre literatura e cinema, na educação. Tratou especificamente da produção de textos audiovisuais adaptados de textos literários, com alunos da terceira série do Ensino ... -
Literatura, aprendizagem significativa e pedagogia da alternância: um olhar sobre ações pedagógicas voltadas a educação do campo
(2023-12-06)Esta pesquisa foi apresentada ao curso de Mestrado em Educação, do Programa de PósGraduação em Educação, linha de pesquisa LP2: Políticas Públicas Educacionais, práticas educativas e suas interfaces, da Universidade Federal ... -
Livros didáticos de filosofia no Brasil (1980-1990): um estudo sobre proveniências e modos de ensinar filosofia
(2019-07-02)A presente pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa 2 Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Trata dos livros didáticos de ... -
A língua espanhola na rede municipal de ensino de Santa Maria/RS: considerações e perspectivas futuras
(2020-08-26)Esta dissertação trata da Emenda à Constituição do Estado do Rio Grande do Sul e a inclusão da obrigatoriedade da disciplina de língua espanhola na educação básica das escolas municipais e estaduais. O objetivo centra-se ... -
Louvai Cantando: o cancioneiro que (en)cantou a música e suas práticas na escola teuto-brasileira protestante de Ivoti - RS
(2008-09-26)A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes do PPGE/UFSM e ao grupo de estudos e pesquisas Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical - FAPEM. Esta pesquisa teve como objetivo, analisar ... -
Ludicidade e imaginário ... ... suas diversas possibilidades de interlocução para repensar a formação de professores
(2004-10-08)Este estudo contempla questões que dizem respeito ao imaginário, a ludicidade e à formação de professores, compreendidos como pilares para a educação de um grupo social. Pretendemos defender o valor educativo do lúdico na ... -
Ludicidade, artesanias pedagógicas e ambiências bioecológicas produzindo a educadora infantil artífice do seu ofício
(2023-04-28)Esta Dissertação insere-se na Linha de Pesquisa 1 - “Docência, saberes e desenvolvimento profissional”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Curso de Mestrado em Educação. ... -
O lugar do amar na relação ensino-aprendizagem da educação infantil e anos iniciais, contribuições de Humberto Maturana
(2023-05-02)Esta pesquisa que apresento como Dissertação de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE – UFSM), intitulada: O Lugar do Amar na Relação Ensino-Aprendizagem da ... -
Mal-estar docente no ensino das artes plásticas de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental
(2002-10-22)Este estudo se insere na linha de pesquisa Formação de Professores e se integra no núcleo temático Educação e Arte. Consiste em uma reflexão acerca de um fenômeno atual em diversos países, o Mal-estar Docente, que atinge ... -
A mancha e o gesto: potências formativas
(2018-07-30)Esta escrita insere-se no campo das artes visuais e educação, no contexto da formação do sujeito. O objetivo do estudo é, a partir das ideias de “mancha” e “gesto”, recortadas de um processo poiético realizado nas artes ... -
Marcadores sociais da diferença: interseccionalidades que constituem pessoas com deficiência no ensino médio de Santa Maria - RS
(2023-11-10)Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria RS, à Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia ... -
Marcas do processo formativo do professor médico com alta tendência empática
(2007-07-13)O presente estudo está ligado à Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. O objetivo foi acessar as percepções de um grupo de professores médicos, da Universidade Federal de Santa Maria, na busca ... -
Marcas institucionais operando na subjetivação dos sujeitos com deficiência
(2012-05-07)Essa pesquisa propôs-se a compreender, a partir de discursos profissionais vivenciados em uma instituição escolar - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais/APAE e também da seleção e análise de alguns materiais ... -
Matemática e infância: o jogo na organização do ensino
(2019-07-10)Este trabalho é produto de uma Dissertação de Mestrado em Educação inserida na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa ... -
Matemática e literatura infantil: sobre os limites e possibilidades de um desenho curricular interdisciplinar
(2006-03-24)O presente estudo está inserido na Linha de Pesquisa: Currículo, Ensino e Práticas Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Como objetivo desse trabalho procuramos responder aos seguintes questionamentos: ... -
A maternidade na Casa de Estudantes da UFSM: desafios e conquistas das acadêmicas mães moradoras da CEU
(2018-01-12)Esta pesquisa teve o objetivo principal de compreender como as jovens acadêmicas mães, moradoras da Casa do Estudante Universitário - CEU, conciliam a maternidade à formação acadêmica na Universidade Federal de Santa Maria ... -
A matrioska em mutação: processos de subjetivação na docência em artes visuais
(2017-08-21)Esta dissertação é pensada por uma docente em artes visuais que potencializa a figura da matrioska, esta boneca, capaz de se compor em multiplicidades que transitam por estes territórios instáveis de um momento que Bauman ... -
Uma matriz inclusiva e uma gestão escolar: sujeitos e escolas em produção
(2019-07-30)A presente dissertação foi construída no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença (LP3). O mesmo tem inserção no Grupo de Pesquisa GEPE – Grupo de Pesquisa em ... -
Matrícula obrigatória na educação infantil: impactos no município de Santa Maria - RS
(2016-08-29)Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa realizada no Curso de Mestrado em Educação, vinculada à Linha de Pesquisa LP2: Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ... -
Mediação colaborativa: o diálogo entre o profissional da psicologia e o educador especial
(2022-11-22)Este trabalho é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Linha de pesquisa 3 (LP3) - Educação Especial, Inclusão e Diferença. Tem por objetivo compreender ...