Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 521-540 of 868
-
Mal-estar docente no ensino das artes plásticas de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental
(2002-10-22)Este estudo se insere na linha de pesquisa Formação de Professores e se integra no núcleo temático Educação e Arte. Consiste em uma reflexão acerca de um fenômeno atual em diversos países, o Mal-estar Docente, que atinge ... -
A mancha e o gesto: potências formativas
(2018-07-30)Esta escrita insere-se no campo das artes visuais e educação, no contexto da formação do sujeito. O objetivo do estudo é, a partir das ideias de “mancha” e “gesto”, recortadas de um processo poiético realizado nas artes ... -
Marcadores sociais da diferença: interseccionalidades que constituem pessoas com deficiência no ensino médio de Santa Maria - RS
(2023-11-10)Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria RS, à Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia ... -
Marcas do processo formativo do professor médico com alta tendência empática
(2007-07-13)O presente estudo está ligado à Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. O objetivo foi acessar as percepções de um grupo de professores médicos, da Universidade Federal de Santa Maria, na busca ... -
Marcas institucionais operando na subjetivação dos sujeitos com deficiência
(2012-05-07)Essa pesquisa propôs-se a compreender, a partir de discursos profissionais vivenciados em uma instituição escolar - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais/APAE e também da seleção e análise de alguns materiais ... -
Matemática e infância: o jogo na organização do ensino
(2019-07-10)Este trabalho é produto de uma Dissertação de Mestrado em Educação inserida na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa ... -
Matemática e literatura infantil: sobre os limites e possibilidades de um desenho curricular interdisciplinar
(2006-03-24)O presente estudo está inserido na Linha de Pesquisa: Currículo, Ensino e Práticas Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Como objetivo desse trabalho procuramos responder aos seguintes questionamentos: ... -
A maternidade na Casa de Estudantes da UFSM: desafios e conquistas das acadêmicas mães moradoras da CEU
(2018-01-12)Esta pesquisa teve o objetivo principal de compreender como as jovens acadêmicas mães, moradoras da Casa do Estudante Universitário - CEU, conciliam a maternidade à formação acadêmica na Universidade Federal de Santa Maria ... -
A matrioska em mutação: processos de subjetivação na docência em artes visuais
(2017-08-21)Esta dissertação é pensada por uma docente em artes visuais que potencializa a figura da matrioska, esta boneca, capaz de se compor em multiplicidades que transitam por estes territórios instáveis de um momento que Bauman ... -
Uma matriz inclusiva e uma gestão escolar: sujeitos e escolas em produção
(2019-07-30)A presente dissertação foi construída no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença (LP3). O mesmo tem inserção no Grupo de Pesquisa GEPE – Grupo de Pesquisa em ... -
Matrícula obrigatória na educação infantil: impactos no município de Santa Maria - RS
(2016-08-29)Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa realizada no Curso de Mestrado em Educação, vinculada à Linha de Pesquisa LP2: Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ... -
Mediação colaborativa: o diálogo entre o profissional da psicologia e o educador especial
(2022-11-22)Este trabalho é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Linha de pesquisa 3 (LP3) - Educação Especial, Inclusão e Diferença. Tem por objetivo compreender ... -
A mediação das tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar
(2012-08-03)A dissertação intitulada A Mediação das Tecnologias de Informação e Comunicação no Contexto Escolar , trata da mediação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no desenvolvimento da gestão em âmbito escolar ... -
A mediação de conflitos em espaços educacionais – contribuições da biologia do amor e da biologia do conhecimento de Humberto Maturana
(2021-10-18)Este trabalho de Dissertação de Mestrado está ligado ao Programa de Pós- Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional – LP1 (PPGE-UFSM). O estudo tem como tema a pesquisa ... -
Mediação pedagógica no ensino-aprendizagem colaborativo do sistema e-Tec Brasil
(2015-08-26)A preocupação temática, geradora dessa pesquisa, está centrada nos desafios da mediação pedagógica da Equipe Multidisciplinar no Curso Técnico em Fruticultura a distância, inserido no Sistema e-Tec Brasil, do Colégio ... -
Mediações pedagógicas nas práticas alfabetizadoras
(2006-10-25)O estudo desenvolvido no curso de Pós-Graduação Mestrado em Educação insere-se na linha de Pesquisa Currículo, Ensino e Práticas Escolares e teve como finalidade a compreensão a respeito das mediações pedagógicas praticadas ... -
Memória docente: uma construção a partir de narrativas com relação a educação das artes visuais em escolas rurais
(2009-08-28)A referida dissertação de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa Educação e Artes apresenta como foco temático os relatos de memória de docentes de artes visuais de escolas ... -
Memória e imaginário rural: construção de narrativas e produção refletida em artes visuais no ensino rural
(2020-08-25)A presente dissertação é vinculada à linha de pesquisa LP2 - Práticas Escolares e Políticas Públicas, do programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sobre a temática “Memória e ... -
Memórias de professoras rurais: um tempo um vento sentidos e significados de vivências
(2010-04-15)Esta dissertação, intitulada Memórias de Professoras Rurais: Um Tempo... Um Vento... Sentidos e Significados de Vivências, inserida na linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, vinculada ao Programa de ... -
Memórias e saberes nas narrativas de ex-seminaristas da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (1970-1980)
(2002-06-11)Este trabalho apresenta os estudos realizados sobre as práticas educativas desenvolvidas nos seminários menores da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, localizados nos municípios de Criciumal (RS), Corupá ...