Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 61-80 of 856
-
Autismo e educação musical: uma proposta de formação de professores
(2018-08-06)A literatura tem destacado a carência de conhecimento de educadores musicais acerca dos sinais de alerta para o autismo, o que é preocupante tendo em vista seu papel relevante enquanto docentes na educação infantil, etapa ... -
Auto(trans)formação do pedagogo na cultura de convergência digital: novos processos a partir da epistemologia dialógico-afetiva
(2015-11-05)Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de pesquisa 1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, tem como temática central a auto(trans)formação do pedagogo na cultura ... -
Auto(trans)formação permanente com professores(as) em contexto socioeducativo: educar(se) entre a coercitividade e a liberdade
(2017-10-06)A violência e a juventude são grandes temas de debate nacional. Diariamente é crescente os questionamentos frente ao papel das instituições educativas e dos profissionais que trabalham com a juventude, especialmente ... -
A auto(trans)formação permanente e a pedagogia de educação popular: entrelaçamentos possíveis entre a práxis educativa escolar e a realidade dos estudantes
(2016-07-04)Esta Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A investigação se propôs a ... -
Autogestão - dos movimentos sociais dos trabalhadores aos movimentos dos educadores um olhar sobre o Rio Grande do Sul
(2006-12-20)O presente trabalho cujo tema é Autogestão - dos Movimentos Sociais dos Trabalhadores aos Movimentos dos Educadores - um olhar sobre o Rio Grande do Sul , tem como objetivo geral estabelecer relações entre os movimentos ... -
A autonomia na concepção de gestão educacional democrática
(2010-04-16)A Gestão Educacional Democrática, que está sob a forma de princípio na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de dezembro de 1996, e desde a Constituição Federal de 1988 vem sendo amplamente discutida nas esferas ... -
O auxílio de formação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas: a assistência estudantil em xeque
(2015-02-25)Este estudo investigou o Programa Auxílio de Formação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO - Campus Palmas, inserido na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas ... -
A avaliação como dispositivo pedagógico: capturas discursivas significadas no contexto da educação de surdos
(2008-06-09)A presente dissertação, A avaliação como dispositivo pedagógico: capturas discursivas significadas no contexto da educação de surdos , pretende focalizar as questões da avaliação no campo da educação de surdos. Nesse ... -
Avaliação da aprendizagem escolar realizada por professores de ensino médio
(2020-10-21)Os processos avaliativos estão presentes no nosso cotidiano, ou seja, em vários momentos ou situações em nossas vidas somos submetidos a alguma forma de avaliação. A avaliação da aprendizagem, por sua vez, é parte ... -
Avaliação da aprendizagem escolar: práticas em novas perspectivas
(2007-07-31)O presente estudo teve por objetivo contribuir para o estabelecimento de parâmetros para práticas avaliativas que envolvam a promoção de inovação no cotidiano das Escolas de Educação Básica de Santa Maria/RS. Tendo em vista ... -
A avaliação da aprendizagem no processo de escolarização de alunos com déficit intelectual nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio
(2010-09-06)Esta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. A temática central foi a avaliação da aprendizagem de alunos com déficit intelectual ... -
A avaliação do movimento de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
(2014-07-04)Este estudo busca analisar como o processo de avaliação contribui para a organização do ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como reflexões teóricas, enfatiza-se a formação de professores; os ... -
Avaliação do potencial dialogicoproblematizador dos materiais didáticos produzidos pelo Probio/EA
(2011-03-25)Essa dissertação propõe-se a avaliar o potencial dialógicoproblematizador dos materiais didáticos Probio/EA para a abordagem do tema Meio Ambiente. Para tanto, destacam se as potencialidades dos mesmos na interface com a ... -
Avaliação em educação especial: tecnologia de governamento no atendimento educacional especializado
(2013-04-26)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem como questão norteadora compreender quais efeitos dos discursos sobre avaliação são colocados em funcionamento ... -
Avaliação em filosofia: um estudo sobre concepções e práticas de professores
(2018-08-29)O tema “Avaliação em filosofia” percorreu diversos momentos da minha trajetória acadêmica e, em vista da sua relevância para o ensino de filosofia, motivou esta pesquisa de mestrado. O referido estudo foi desenvolvido ... -
Avaliação em larga escala: participação do aluno público alvo da educação especial
(2017-08-30)A política de avaliação em larga escala e as políticas para uma educação escolar inclusiva têm ganhado espaço de discussão e de prática por pesquisadores e educadores, sendo alvo de críticas e problematizações por gerarem ... -
Avaliação na educação infantil a documentação pedagógica e as práticas docentes no contexto dos direitos das crianças
(2015-08-26)Atualmente, a Educação Infantil vem se destacando cada vez mais no cenário educacional e político, consolidando-se como um profícuo campo investigativo, e trazendo à pauta inúmeras questões que revelam a sua potencialidade. ... -
A aventura cinema: imaginários e desenvolvimento profissional docente
(2023-12-11)Esta dissertação de mestrado está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e faz parte da linha: Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Tendo como principal ... -
À procura de pertença profissional: as interfaces do trabalho nos discursos de egressos(as) do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Maria
(2010-12-20)A presente dissertação é vinculada à Linha de Pesquisa 2 Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A partir da análise de discursos de ... -
Álbum de família líquida: conversações possíveis para a (des) construção da marca deficiência mental
(2008-03-31)Este texto disserta a respeito de uma família convidada a um enfrentamento com o seu álbum de família. Para isso, levou-se em consideração este tempo, em que as redes de relações familiares (re) configuram-se e se ...