Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 691-710 of 872
-
O professor na crise: os saberes da docência diante da dor do outro
(2016-11-11)A presente dissertação foi delineada com base na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Em ... -
O professor substituto: repercussões na formação inicial docente um estudo de caso
(2010-04-15)A origem deste estudo de caso advém de minha trajetória como substituto no curso de Letras Espanhol da UFSM. Objetivei pesquisar as representações feitas por graduados do referido curso sobre os professores substitutos que ... -
Professor surdo no ensino superior: representações da prática docente
(2009-08-24)Este trabalho tem como objetivo problematizar as representações culturais produzidas sobre os professores surdos inseridos no Ensino Superior. O estudo traz como andaimes teóricos as produções dos Estudos Culturais e Estudos ... -
Professor universitário de Educação Física: discutindo suas características científico - pedagógicas e formativas
(2008-03-28)A presente pesquisa buscou caracterizar e compreender a situação atual da docência no Ensino Superior da Educação Física - Licenciatura, abordando sua participação em cursos de pós graduação Stricto Sensu e a produção ... -
O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado da Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM: constituição, concepção, orientação e contribuição
(2014-07-04)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e teve como objetivo analisar o processo de supervisão de estágio realizado pelos professores-colaboradores ... -
Professora eu tenho uma coisa pra falar : as culturas infantis em um contexto institucional da educação infantil
(2016-08-16)Pesquisar com as crianças, dar-lhes voz e tentar traduzir em palavras suas ações e pontos de vista configura-se em uma tarefa desafiadora, inquietante e necessária no intuito de considerarmos as crianças sujeitos ativos e ... -
Professoras alfabetizadoras e o ensino fundamental de nove anos: concepções frente à infância e à ludicidade
(2010-02-26)Este trabalho de pós-graduação está vinculado à linha de pesquisa LP1, intitulada Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. ... -
Professoras de uma escola inclusiva - uma análise da relação entre a concepção de pessoa e a postura tolerante
(2004-04-05)A presente pesquisa objetiva investigar a relação entre o conceito de pessoa e a construção de uma conduta tolerante, a partir das concepções de quatro professoras que atuam no ensino fundamental de uma escola pública, ... -
Professoras no cotidiano da educação infantil: um estudo sobre suas concepções do jogo de papéis
(2003-09)A presente pesquisa objetivou investigar, junto às professoras de educação infantil, como elas concebem o papel do jogo de papéis, a partir da organização e dinamização de suas atividades docentes, no desenvolvimento e ... -
Professores (as) de história dialogam sobre avaliação da aprendizagem e formação: abordagem (auto)biográfica
(2011-06-15)Esta pesquisa foi desenvolvida e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, ... -
Professores de escolas de música: um estudo sobre a utilização de tecnologias
(2006-07-26)Este estudo é parte das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa em Educação e Artes Educação Musical pelo FAPEM Formação, Ação e ... -
Professores de música em escolas particulares em Santa Maria - RS: um estudo a partir de diários de aulas
(2014-04-26)Esta pesquisa tem como objeto de estudo as formas de constituir a docência de professores de música de escolas particulares da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Este processo se deu através de uma metodologia ... -
Professores e seus repertórios sobre cinema e educação
(2015-06-12)Esta pesquisa intitulada “Cinema e educação: os professores, seus imaginários e suas relações com o audiovisual” está inserida na linha de pesquisa LP1 Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de ... -
Professores formadores de professores: a gestão pedagógica da aula
(2015-08-11)Este estudo encontra-se inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, constituindo o contexto investigativo sobre a formação de formadores da área de Ciências Exatas e da Terra. O presente ... -
Professores homens: por uma ressignificação da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
(2014-05-26)A presente dissertação insere-se à linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Buscamos compreender em que medida as representações ... -
Professores-psicólogos (trans)formadores: narrativas ético-afetivas de masculinidades fora do cis-tema
(2021-09-03)Esta dissertação trata da formação docente em Psicologia, com atravessamentos de temas relacionados a gênero e sexualidade, com ênfase em transmasculinidades. A pesquisa foi desenvolvida através do Programa de Pós-Graduação ... -
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência e as repercussões nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos egressos do subprojeto Pedagogia/PIBID/UFSM
(2021-08-27)Este estudo apresenta a dissertação vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa LP2 intitulada: “Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces”, e ao Grupo de ... -
Programa institucional de bolsas de iniciação à docência-filosofia/UFSM: dispositivo de práticas docentes
(2012-04-20)Na presente pesquisa, realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa denominada Práticas Escolares e Políticas Públicas, investiga-se o movimento ... -
"Programa LEM: Tocar e Cantar": um estudo acerca de sua inserção no processo músico-formativo de unidocentes da Pedagogia/UFSM
(2008-03-26)A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes do PPGE/UFSM e ao grupo de estudos e pesquisas em Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical FAPEM. Teve como objetivo investigar acerca do ... -
Programa LEM: Tocar e Cantar: um lugar de formação e atuação acadêmico profissional
(2009-08-21)Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e ao grupo FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. O objetivo ...