Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 691-710 of 856
-
Professores homens: por uma ressignificação da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
(2014-05-26)A presente dissertação insere-se à linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Buscamos compreender em que medida as representações ... -
Professores-psicólogos (trans)formadores: narrativas ético-afetivas de masculinidades fora do cis-tema
(2021-09-03)Esta dissertação trata da formação docente em Psicologia, com atravessamentos de temas relacionados a gênero e sexualidade, com ênfase em transmasculinidades. A pesquisa foi desenvolvida através do Programa de Pós-Graduação ... -
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência e as repercussões nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos egressos do subprojeto Pedagogia/PIBID/UFSM
(2021-08-27)Este estudo apresenta a dissertação vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa LP2 intitulada: “Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces”, e ao Grupo de ... -
Programa institucional de bolsas de iniciação à docência-filosofia/UFSM: dispositivo de práticas docentes
(2012-04-20)Na presente pesquisa, realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa denominada Práticas Escolares e Políticas Públicas, investiga-se o movimento ... -
"Programa LEM: Tocar e Cantar": um estudo acerca de sua inserção no processo músico-formativo de unidocentes da Pedagogia/UFSM
(2008-03-26)A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes do PPGE/UFSM e ao grupo de estudos e pesquisas em Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical FAPEM. Teve como objetivo investigar acerca do ... -
Programa LEM: Tocar e Cantar: um lugar de formação e atuação acadêmico profissional
(2009-08-21)Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e ao grupo FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. O objetivo ... -
Programa residência pedagógica na formação inicial de professores no curso de pedagogia da UFSM: uma análise a partir do ciclo de políticas
(2023-11-16)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa 2 (Políticas públicas ... -
Projeto de vida, formação universitária e desamparo: a produção do eterno credor-devedor
(2023-04-05)Esta Dissertação de Mestrado tem como objetivo compreender o que está sendo operado como projeto de vida de jovens adultos na política de financiamento do acesso e permanência no ensino superior, através do FIES. Como ... -
Projeto flauta na educação musical: um estudo com entrevistas em São João do Polêsine - RS
(2014-08-30)A presente dissertação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e vincula-se ao grupo de estudos e pesquisas FAPEM ... -
Projeto Ítaca: estratégias educacionais para a abordagem da questão das drogas
(2014-03-28)A presente dissertação de mestrado está inserida na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Tem como objetivo ... -
O projeto Januário da Cunha Barbosa: contribuições para a memória da instrução elementar pública brasileira
(2006-06-23)O Projeto Januário da Cunha Barbosa, apresentado ao Parlamento Nacional em 1826, representa a origem da Escola de Primeiras Letras no Brasil e deste projeto resultou o Decreto de 15 de outubro de 1827. Este trabalho ... -
Projeto político-pedagógicos: espaço de (re)construção profissional docente em uma perspectiva humanizadora
(2015-08-27)Neste texto, abordo a centralidade do Projeto Político-Pedagógico (PPP) como grande articulador da cotidianidade escolar, como instrumento da inovação na escola e como um potencial articulador da formação permanente dos ... -
Projetos e grupos pesquisa na formação inicial: um estudo a partir das significações imaginárias
(2008-04-10)Essa pesquisa buscou olhar para as representações sociais construídas pelos alunos de graduação dos cursos de Educação Especial e Pedagogia, que participaram de projetos e grupos de pesquisa no Centro de Educação da ... -
Projovem Campo Saberes da Terra: um olhar crítico sobre a contribuição do programa para a permanência dos jovens no meio campesino
(2015-04-17)A dissertação ProJovem Campo Saberes da Terra: um olhar crítico sobre a contribuição do Programa para a permanência dos jovens no meio campesino , acompanhou os jovens egressos do ProJovem Campo Saberes da Terra, da ... -
Uma proposta de diálogo intercultural na formação de professores para alunos cotistas
(2015-06-19)A igualdade há de ser vista como um direito a ser garantido pelo Estado de forma proporcionalmente equivalente aos diferentes cidadãos; igualdade significa que cada pessoa possa ser diferente, e ao mesmo tempo ser assistida ... -
Propostas de educação inclusiva dos institutos federais do Estado do Rio Grande do Sul: alguns apontamentos
(2012-05-28)A presente dissertação de mestrado teve como finalidade compreender as propostas de educação inclusiva nos documentos orientadores dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul ... -
Prospecções à autenticidade: o uso do mito grego como possibilidade de se pensar o (docente)feminino
(2008-05-02)Neste trabalho se propõe desenvolver uma reflexão sobre em que medida o uso do mito como metáfora para se pensar sobre o feminino, pode limitar ou potencializar o trabalho docente. A temática culpa X mulher na história ... -
O protagonismo das crianças nas práticas educativas da educação infantil: investigando com as crianças da pré-escola
(2014-04-04)Nas últimas décadas, os estudos voltados à infância e à Educação Infantil têm enfatizado a necessidade e a relevância da participação ativa das crianças, tanto nas pesquisas como nas demais práticas sociais das quais fazem ... -
Psicanálise, educação e formação inicial de professores: desafios, articulações e contribuições possíveis
(2017-05-30)Esta pesquisa aborda possibilidades e desafios concernentes à articulação entre as áreas da Educação, da Psicanálise e Formação Inicial de Professores. Objetiva, principalmente, compreender de que forma ... -
Psicose infantil e educação: a interface de um porvir
(2010-03-29)A produção teórica acerca dos enlaces existentes entre psicose infantil e Educação Especial é recente. Educadores, pais e profissionais de saúde ainda se deparam com significativas dificuldades relacionadas aos processos ...