Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por tipo "Dissertação"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 854
-
Processo identitário do professor de arte do sudoeste do Paraná: diálogos sobre o conteúdo música
(2010-07-14)A referida dissertação de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa Educação e Artes apresenta como foco temático o processo identitário das professoras do contexto educacional ... -
À procura de pertença profissional: as interfaces do trabalho nos discursos de egressos(as) do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Maria
(2010-12-20)A presente dissertação é vinculada à Linha de Pesquisa 2 Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A partir da análise de discursos de ... -
As (im)possibilidades do ensino colaborativo nos anos finais do ensino fundamental
(2018-10-05)Esta pesquisa está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva – GEPEIN e tem como objetivo analisar como os professores dos anos finais do Ensino Fundamental ... -
O imaginário e os saberes de pedagogas professoras universitárias: (re)contando histórias de vida
(2006-03-30)A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Para a sua realização escolhi como ... -
O imaginário e a estética do cinema na formação de professores da educação de jovens e adultos da escola Dr. Romário Araújo de Oliveira
(2019-09-30)A investigação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, integrando a Linha de Pesquisa 1: Docência, Saberes e Desenvolvimento ... -
Um estudo sobre o ensino de História da Arte em licenciaturas em Artes Visuais do Rio Grande do Sul
(2018-07-30)Resumo: Esta dissertação discute o ensino de História da Arte em licenciaturas em Artes Visuais do estado do Rio Grande do Sul. Tal pesquisa, que situa-se metodologicamente como de abordagem qualitativa e exploratória, ... -
Mulher e o mundo do trabalho: histórias de vida de estudantes no Programa Nacional Mulheres Mil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins IFTO
(2015-07-30)A presente dissertação teve a finalidade de estudar a história de vida de mulheres participantes em cursos de qualificação profissional, ofertados nos campi: Palmas e Porto Nacional, do Instituto Federal de Educação, ... -
O significado do curso do Pronatec e a inserção no mercado de trabalho do jovem egresso do programa
(2015-09-08)Este trabalho situa-se na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Ao enfocar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino ... -
O resgate da motivação do aluno: desafios para os professores de língua inglesa
(2002-08)Não foi possível inserir o resumo. -
O professor na crise: os saberes da docência diante da dor do outro
(2016-11-11)A presente dissertação foi delineada com base na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Em ... -
Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação
(2015-03-03)O tema das altas habilidades/superdotação perpassa os espaços de ensino de maneira significativa, tanto na identificação do público-alvo como também no trabalho e estímulo à diversidade de habilidades que um indivíduo pode ... -
A (re)construção dos saberes docentes na formação continuada: um estudo de caso
(2014-03-24)Este estudo teve como objetivo analisar a formação continuada dos professores de Educação Física de uma escola de Santa Maria (RS), identificando os saberes docentes por eles (re)construídos na sua prática pedagógica. ... -
Gestão democrática do ensino público: narrativas sobre a escolha do diretor e a constituição do conselho escolar na autonomia da escola
(2012-12-17)O presente trabalho traz uma reflexão sobre o início da Gestão Democrática do Ensino Público no Rio Grande do Sul, destacando o processo de constituição dos Conselhos Escolares e da escolha dos diretores das escolas ... -
Ensino fundamental de nove anos: em busca da legitimação no cotidiano escolar
(2010-03-26)Esta dissertação investiga como são implementadas as políticas públicas no cotidiano de uma escola particular e de uma escola pública estadual de ensino do município de Santa Maria, considerando a ampliação da escolarização ... -
Formação docente, educação ambiental e representações sociais: uma pesquisa com três professores(as) especialistas em educação ambiental
(2007-03-21)Esta pesquisa teve origem a partir de dois fatores: a preocupação profissional com os rumos da Educação Ambiental nas instituições escolares e, um certo mal estar docente gerado pela (in)compreensão, por parte da sociedade ... -
Formação continuada em música: reconstruindo conhecimentos musicais e pedagógico-musicais com professoras unidocentes
(2012-07-27)A presente pesquisa faz parte da linha Educação e Artes (LP4), do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSM, e integra o grupo de pesquisa FAPEM: formação, ação e pesquisa em educação musical (CNPq). A formação musical ... -
Um estudo sobre as necessidades formativas dos professores de Filosofia na rede estadual de ensino médio da cidade de Santa Maria
(2007-06-26)Esta pesquisa foi desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM, na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Nosso objetivo foi verificar quais são ... -
A teoria social do reconhecimento como fenômeno pedagógico: a relação teoria e prática
(2012-04-27)Esta pesquisa propõe refletir a respeito dos saberes teóricos e práticos envolvidos ao longo da formação do pedagogo na Universidade Federal de Santa Maria -- UFSM, buscando compreender, à luz da teoria do reconhecimento ... -
O processo de ensino e aprendizado do desenho com dois adolescentes
(2002-12-02)Esta dissertação que se insere na linha de pesquisa do Núcleo Temático Educação e Arte, do Programa de Pó-Graduação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objetiva contribuir para o entendimento ... -
Processos constitutivos da docência superior: saberes e fazeres de professores de fisioterapia
(2009-07-13)Esta pesquisa insere-se na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM e teve como objetivo principal compreender como ocorrem os processos constitutivos ...