Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 534-553 of 856
-
Memórias de professoras rurais: um tempo um vento sentidos e significados de vivências
(2010-04-15)Esta dissertação, intitulada Memórias de Professoras Rurais: Um Tempo... Um Vento... Sentidos e Significados de Vivências, inserida na linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, vinculada ao Programa de ... -
Memórias e saberes nas narrativas de ex-seminaristas da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (1970-1980)
(2002-06-11)Este trabalho apresenta os estudos realizados sobre as práticas educativas desenvolvidas nos seminários menores da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, localizados nos municípios de Criciumal (RS), Corupá ... -
Mercantilização da educação e docência em instituições de ensino superior privado
(2008-06-20)Este trabalho de investigação se inscreve na linha de pesquisa Educação, Política e Cultura do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da UFSM e seu tema surgiu de observações da autora sobre uma tendência corrente ... -
Mesclas entre livro didático, experimento real e experimento virtual no ensino e aprendizagem de Física no ensino médio
(2014-10-24)O principal objetivo desta pesquisa foi planejar, implementar e analisar atividades de ensino-aprendizagem de física, visando a mescla entre três tipos de recurso didático (Livro Didático, Experimento Real e Experimento ... -
Metanoia: histórias de vida, formação continuada e violência simbólica em uma escola do campo
(2015-08-13)Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa do Mestrado em Educação vinculada à Linha de pesquisa-LP1 Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do PPGE/UFSM. Tal pesquisa versa sobre a metodologia de histórias ... -
Métodos para iniciação de crianças ao violoncelo: leituras e usos - um estudo na região sul do Brasil
(2011-03-29)A presente dissertação vincula-se à linha de pesquisa Educação e Artes LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS, e ao grupo de estudos FAPEM (CNPq): Formação, ação e pesquisa ... -
Milton Romay Masciadri: narrativas (auto)biográficas sobre uma escola de contrabaixo
(2015-08-25)A pesquisa apresentada nessa dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, e teve como objetivo central compreender ... -
Mobilização dos saberes curriculares em ambiente virtual de ensino-aprendizagem
(2007-03-16)Propomos avaliar a mobilização de saberes referente ao currículo ensinado em nível de Ensino Médio Curso Normal mediadas pelo AMEM Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador . Como estratégia investigativa, ... -
A modernização da gestão da escola pública estadual do Rio Grande do Sul: a democracia na porta giratória
(2010-03-30)A presente dissertação teve como propósito discutir e problematizar os desafios impostos à democratização da gestão do ensino público a partir dos novos marcos de referência para a gestão pública oriundos das mudanças no ... -
Modos outros de pensar a infância: um convite ao pensamento a partir da educação especial
(2019-07-29)Os modos de pensar e produzir a infância na escola foram o tema que motivou a escrita desta pesquisa de dissertação, que buscou problematizar os efeitos da articulação das práticas da Educação Especial com a Educação ... -
O movimento esportivo surdo: produções de modos de vida surda na contemporaneidade
(2021-01-29)Esta dissertação foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença, e teve como objetivo central conhecer e analisar os efeitos do movimento ... -
Movimentos surdos e educação: negociação da cultura surda
(2013-04-05)O presente trabalho tem como problematização central entender como os movimentos surdos enquanto espaço de lutas e resistências surdas vêm se resignificando para a construção de uma política de educação para surdos pautada ... -
Mudanças e inovações na organização curricular de escolas estaduais de ensino médio do município de Santa Maria/RS
(2007-09-26)Este trabalho teve por objetivo caracterizar as mudanças na organização curricular das Escolas Estaduais de Ensino Médio (EEEM) do município de Santa Maria/RS, levadas a efeito em decorrência do atendimento à atual ... -
Mulher e o mundo do trabalho: histórias de vida de estudantes no Programa Nacional Mulheres Mil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins IFTO
(2015-07-30)A presente dissertação teve a finalidade de estudar a história de vida de mulheres participantes em cursos de qualificação profissional, ofertados nos campi: Palmas e Porto Nacional, do Instituto Federal de Educação, ... -
O mundo do trabalho em livros didáticos de projeto de vida para o ensino médio
(2022-12-07)Projetar é uma ação humana recorrente que envolve, a partir do presente, antever possíveis acontecimentos em nossas vidas. Recentemente, o termo Projeto de Vida surgiu entre as discussões promovidas no processo de criação ... -
Música na docência de educadoras especiais: um estudo em escolas de Santa Maria/RS
(2010-11-05)O presente estudo esteve vinculado à linha de pesquisa Educação e Artes do PPGE/UFSM e ao grupo de pesquisas FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Objetivou-se compreender como educadoras especiais, atuantes ... -
Música no ensino fundamental: a lei 11.769/08 e a situação de escolas municipais de Santa Maria/RS
(2011-03-31)A presente dissertação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de pesquisa Educação e Artes (LP4), e está vinculada ao ... -
A música no estágio supervisionado da Pedagogia: uma pesquisa com estagiárias da UFSM
(2010-03-29)A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e ao grupo de estudos Formação, Ação e Pesquisa ... -
A música popular como decolonidade na formação de professores de música: narrativas de acadêmicos a partir de uma disciplina complementar de graduação
(2020-11-27)Inserido no campo de estudos das experiências musicais cotidianas, a presente dissertação,vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria, à Linha de Pesquisa Educação e ... -
A narração de si-outro: avaliação da aprendizagem e formação permanente de professoras(es) de matemática
(2013-04-05)Essa pesquisa dissertativa configura-se como um processo de investigação- formação, tendo como objetivo: investigar como que, no decorrer de suas trajetórias formativas, professores de matemática foram significando a ...