Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 582-601 of 874
-
Oficinas como dispositivo na formação de professores: produção discursiva sobre sexualidade
(2013-04-12)Essa pesquisa apresentou como desafio pensar como as operações de poder e de saber funcionam, nos discursos de professores e futuros professores, diante de questões que abordam sexualidade. O desejo de pensar nessa direção ... -
Oficinas: a criação de estratégias na educação de surdos
(2014-03-28)O movimento de autoformação de um educador na elaboração de estratégias de educação em oficinas (CORREA, 2000 & 2006) potencializou o desenvolvimento de uma pesquisa interessada em mapear os saberes adquiridos durante a ... -
Um olhar crítico acerca da influência das políticas públicas nas reformas educacionais a partir dos anos noventa: em foco a repercurssão na ampliação da escolarização no Brasil e na Argentina
(2009-07-10)O presente estudo pretende uma reflexão acerca dos espaços sociais, históricos, políticos e econômicos nos quais estão inseridos a escola Estadual de Ensino Fundamental João Belém, no Brasil e na Escola Primaria (EP)19, ... -
Um olhar crítico-reflexivo sobre a formação continuada de professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Santa Maria (RS)
(2007-04-26)Este estudo teve como objetivo analisar os modelos de formação e as estratégias e/ou atividades institucionais e individuais a que estão submetidos os professores de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental ... -
Um olhar sobre as dinâmicas e processos das disciplinas de metodologia e estágio na formação de professores a distância
(2015-06-15)O presente trabalho teve como ponto de partida a necessidade por investigar e refletir sobre os processos de ensino das disciplinas de Metodologia do Ensino e Estágio no curso de Licenciatura em Química, na forma de ... -
A onipresença das competências na formação docente: um estudo no horizonte da reificação e do reconhecimento
(2013-04-02)A proposta norteadora central deste trabalho de dissertação se empenha em responder às seguintes perguntas: Em que sentido a legislação oficial da formação docente (alusiva aos professores da escola básica) baseada na ... -
A organização do ensino de matemática no contexto de inclusão
(2015-08-28)Este trabalho decorre de um projeto desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa ―Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional‖ do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). ... -
Organização e desenvolvimento do estágio curricular na formação de professores de biologia
(2006-11-25)Compreender a complexidade em que a organização e o desenvolvimento do Estágio Curricular se encontra parece ser um investimento inadiável. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo sinalizar às Instituições de ... -
A organização e o desenvolvimento de estágios curriculares em cursos de licenciatura da UFSM: envolvimentos de estagiários e orientadores
(2008-06-10)O presente estudo teve por objetivo contribuir para uma melhor compreensão das formas de organização e desenvolvimento dos Estágios Curriculares em Cursos de Licenciatura. Nesse sentido, nos propusemos a responder o ... -
Orientações socioeducativas na liberdade assistida: espaços em que projetos de vida acontecem?!
(2022-02-18)Este trabalho foi desenvolvido no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa “Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e ... -
Palavras geradoras como tema para o design de estamparia para tapetes: um estudo com mulheres da Vila Cerrito
(2004-09-05)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa prática de ensino na sub-área Educação e Arte, deu-se pelo interesse em aprender e desenvolver práticas de ensino na educação de adultos em ambiente não-formal, contribuindo ... -
O papel dos monitores no contexto do TEA: uma análise nas escolas municipais da cidade de Santa Maria
(2023-12-20)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a área social, de comunicação e comportamental, impactando nas relações sociais do indivíduo. Para o atendimento a esse ... -
A participação de escolas da rede escolar pública municipal de Santa Maria (RS) no Sistema de Avaliação da Educação Básica
(2014-05-13)Este texto relata uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/CE/UFSM), como parte das ações investigativas do Projeto de ... -
A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS
(2014-02-26)Repercussões educacionais do Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) têm crescido e se disseminado no contexto brasileiro, principalmente na área de educação em ciências. A gênese destas repercussões educacionais ... -
O patrimônio histórico da Vila Belga-SM/RS o design e a educação não-formal como possibilidades para uma cidade educadora: um estudo de caso
(2006-03-28)Este estudo insere-se na linha de pesquisa de "Educação e Artes" vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - RS. O presente trabalho trata do estudo ... -
A pedagogia afetiva no contexto da docência em música: narrativas de professores
(2024-08-16)Esta pesquisa tematiza a Pedagogia Afetiva no contexto das práticas pedagógicas de professores de Música, bem como aproximações desta com os saberes da docência. Como objetivo geral, busca-se compreender as experiências ... -
Pedagogia do galpão: prática social como prática pedagógica
(2005-04-11)O presente projeto Pedagogia do Galpão Prática Social como Prática Pedagógica - tem como objetivo principal pensar a educação a partir dos processos e práticas sociais, para isso, ambientaliza suas problematizações junto ... -
Pedagogia universitária: o programa CICLUS e as significações imaginárias na formação continuada de professores universitários
(2011-06-09)Com um olhar direcionado para a temática da docência universitária e da formação do profissional que atua neste nível de ensino, esta pesquisa foi desenvolvida e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ... -
Pedagogos em (trans) formação: do estágio supervisionado à fase inicial da carreira docente
(2014-04-22)Este estudo, realizado no contexto da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem como tema a transição do ... -
As percepções de acadêmicas formandas do curso de pedagogia sobre alfabetização e letramento nos anos iniciais
(2006-02-21)Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa intitulada Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e centraliza suas atenções ...