Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por data do documento
Itens para a visualização no momento 41-60 of 856
-
A educação feminina: Escola de Artes e Ofícios Santa Teresinha no município de Santa Maria-RS - um estudo de caso
(2004-03-19)A presente pesquisa objetiva investigar o processo histórico e pedagógico da Escola de Artes e Ofícios Santa Teresinha na cidade de Santa Maria-RS, bem como as suas influências na educação de meninas no início do século ... -
A importância da inclusão da cultura afro-brasileira nos currículos de educação física escolar a partir do conteúdo capoeira
(2004-03-22)Este estudo propõe-se a analisar pedagogicamente a capoeira para sistematizá-la enquanto conteúdo escolar na disciplina de Educação Física, construindo uma possibilidade de inclusão da cultura-afro na escola. Neste sentido, ... -
As artes visuais na formação e ação de professores – anos iniciais: um olhar no curso de Pedagogia – CE/UFSM
(2004-03-23)Este estudo se insere na linha de pesquisa “Educação e Artes” na temática “Saberes Docentes, Formação e Profissionalização no Ensino de Artes Visuais” do PPGE – CE/UFSM. Originou-se de uma pesquisa sobre História da Arte ... -
A edificação da escola no espaço negado do sonho: um estudo na formação de professores surdos
(2004-03-29)Este trabalho descreve a pesquisa realizada com dois professores surdos sobre as representações e significados construídos a partir de suas vivências na escola e nos processos de formação, inserindo-se na linha de Formação ... -
Professoras de uma escola inclusiva - uma análise da relação entre a concepção de pessoa e a postura tolerante
(2004-04-05)A presente pesquisa objetiva investigar a relação entre o conceito de pessoa e a construção de uma conduta tolerante, a partir das concepções de quatro professoras que atuam no ensino fundamental de uma escola pública, ... -
A relação avós-netos e o resgate do mundo vivido em vinculação com a literatura infantil. Repercussões na prática pedagógica.
(2004-04-19)Este trabalho insere-se na linha de pesquisa de práticas educativas nas instituições, tendo como área de concentração a Educação. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo e o estudo embasa-se na fenomenologia. ... -
A formação e a atuação profissional de licenciados em música: um estudo na UFSM
(2004-04-23)Esta pesquisa está vinculada à Linha de Educação e Artes do PPGE/UFSM. A investigação teve como objetivo investigar, sob a perspectiva de egressos dos cursos de Educação Artística Licenciatura Plena com habilitação em ... -
Práticas docentes com o uso de ambientes baseados em websites: uma possibilidade de ensino
(2004-05-14)Diferentes recursos tecnológicos são utilizados no processo ensino-aprendizagem e, sem dúvida, a internet é um recurso que se destaca. Através do sistema de interface gráfica Web é possível ter acesso a ambientes interativos. ... -
Filosofia das imagens na escola: uma alternativa para filosofar com crianças
(2004-06-16)O estudo propõe a análise da relevância e viabilidade da inserção da Filosofia nas propostas educacionais, ao nível da educação básica, na busca do entendimento que se configura num processo emancipador pelo viés da ... -
Imaginário, memória e linguagem: as fronteiras entre o dizível e o indizível no ensino da língua portuguesa
(2004-06-22)O trabalho Imaginário, Memória e Linguagem: as fronteiras entre o dizível e o indizível no ensino da Língua Portuguesa vinculase à Linha de Pesquisa Formação de Professores do Curso de Mestrado em Educação da UFSM e ao ... -
Sofrimento psíquico e síndrome de Burnout: um estudo com professores do PPGE/CE/UFSM
(2004-06-30)O presente estudo científico, pertencente à Linha de Pesquisa Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, embasou-se na investigação e ... -
Burnout docente no trabalho com a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
(2004-06-30)Este estudo insere-se na linha de Pesquisa de Formação de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Busca identificar a presença do fenômeno social ... -
O lidar com a morte e a educação médica
(2004-07-02)O presente trabalho tem o objetivo de investigar como o estudante de medicina percebe o seu preparo para lidar com a morte durante o curso de graduação. Para tanto se utilizou a abordagem qualitativa. Foram entrevistados ... -
O desenvolvimento do portador de necessidades especiais de 5 a 7 anos através da metodologia ativa: um estudo de caso em Rio Pardo
(2004-07-16)Este trabalho consiste em um estudo que tem como objetivo investigar como aulas ativas ajudam no desenvolvimento de crianças portadoras de necessidades especi-ais com deficiência mental, encorajando o uso da criatividade, ... -
A dinâmica da construção do processo identitário dos professores de licenciatura da URI Santiago: desvelando o significados de ser professor formador de professores
(2004-07-16)Esta investigação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores do Programa de Pós-graduação da UFSM, seguindo o plano de pesquisa desenvolvido pela Professora Drª Silvia Maria de Aguiar Isaia. O contexto é a ... -
A prática docente e a disseminação de valores éticos no ensino médio e profissional
(2004-07-20)O trabalho, A Prática docente e a disseminação de valores éticos no ensino médio e profissional vincula-se à Linha de Pesquisa Práticas Educativas nas Instituições do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal ... -
Uma experiência de formação continuada de professores no cotidiano escolar. Um estudo de caso
(2004-08-26)Este estudo procurou conhecer os resultados da experiência com a formação continuada de professores, realizada pelo Colégio Estadual Tancredo Neves escola de ensino fundamental da rede pública estadual de Santa Maria-RS ... -
Palavras geradoras como tema para o design de estamparia para tapetes: um estudo com mulheres da Vila Cerrito
(2004-09-05)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa prática de ensino na sub-área Educação e Arte, deu-se pelo interesse em aprender e desenvolver práticas de ensino na educação de adultos em ambiente não-formal, contribuindo ... -
A informática e a educação dos alunos incluídos no ensino regular numa escola pública da rede estadual do município de Santa Maria / RS
(2004-09-13)O estudo realizado apresenta uma análise dos recursos da informática como ferramenta de ensino-aprendizagem e suas contribuições na construção do conhecimento dos alunos com necessidades especiais. Neste intuito, objetivou-se ... -
A Temática Ambiental e a Educação Profissional: Uma Articulação Necessária na Formação do Técnico Agrícola
(2004-09-30)O trabalho A Temática Ambiental e a Educação Profissional: Uma Articulação Necessária na Formação do Técnico Agrícola, desenvolveu-se junto ao GEPECIM - grupo de estudos e pesquisas em educação científica, tecnológica e ...