xmlui.ArtifactBrowser.ConfigurableBrowse.title.metadata.advisor
Mostrando ítems 1-16 de 16
-
A realidade do professor substituto nas universidades da região sul do Brasil: contribuições para a qualidade do trabalho docente
(2010-04-01)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa 1: Formação, saberes e desenvolvimento profissional do Programa da Pós-graduação em Educação da UFSM. O trabalho apresentado teve como propósito principal conhecer a realidade do ... -
A formação do professor-supervisor de terapias psicodinâmicas: um estudo de educação médica
(2005-04-08)A presente dissertação está inserida na linha de pesquisa Formação de Professores, Saberes e Desenvolvimento Profissional e apresenta, como tema, a formação do supervisor de psicoterapias analíticas. Tendo o objetivo de ... -
Como o professor médico percebe a sua formação ao longo da trajetória: em busca das marcas constituintes do processo de formação docente
(2006-03-27)O presente estudo está ligado à Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Seu objetivo é acessar as percepções de um grupo de professores médicos, da Universidade Federal de Santa Maria, em relação ... -
Formação inicial de pedagogos na modalidade EaD: ambiência, competências e práticas
(2013-07-10)A pesquisa proposta justificou-se por ser um estudo no âmbito da formação docente e discente na modalidade a distância, visando perceber os impactos que podem estar se refletindo na qualidade do trabalho acadêmico e na ... -
Trajetórias de formação no ensino superior: um estudo com os professores que atuam nos cursos de pedagogia da UFSM
(2006-10-25)Este trabalho de pesquisa está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A temática de estudo diz respeito à formação dos ... -
A universidade pública como espaço de formação: um estudo a partir de vozes discentes
(2010-04-16)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa 1: Formação, saberes e desenvolvimento profissional do Programa da Pós-Graduação em Educação da UFSM e no projeto Indicadores de Qualidade para a Educação Superior Brasileira , ... -
A trajetória institucional/docente do professor substituto da UFSM
(2006-10-30)O presente estudo insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional tendo como foco o professor substituto, contratado, através da Lei 8.745/93. ... -
A dinâmica da construção do processo identitário dos professores de licenciatura da URI Santiago: desvelando o significados de ser professor formador de professores
(2004-07-16)Esta investigação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores do Programa de Pós-graduação da UFSM, seguindo o plano de pesquisa desenvolvido pela Professora Drª Silvia Maria de Aguiar Isaia. O contexto é a ... -
A docência orientada como caminho possível no processo formativo de professores universitários: em busca de indicadores de qualidade
(2008-03-28)Este trabalho de pesquisa está vinculado ao Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A temática de ... -
Concepções de formação e docência dos professores do curso de fisioterapia do Centro Universitário Franciscano
(2006-09-06)Este trabalho se insere na linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente as Instituições de Ensino Superior ... -
As funções docentes e o perfil institucional de professores das universidades privadas brasileiras: em busca de indicadores de qualidade
(2009-08-13)Este estudo é um desdobramento do Projeto Observatório da Educação RIES e inserese na Linha de Pesquisa 1: Formação, saberes e desenvolvimento profissional do Programa da Pós-graduação em Educação da UFSM. O trabalho ... -
Professores formadores de professores: a gestão pedagógica da aula
(2015-08-11)Este estudo encontra-se inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, constituindo o contexto investigativo sobre a formação de formadores da área de Ciências Exatas e da Terra. O presente ... -
Licenciatura em Espanhol: repercussões do conhecimento específico nos processos formativos docentes
(2013-03-22)O presente estudo está atrelado ao projeto Os movimentos da docência superior: construções possíveis nas diferentes áreas de conhecimento do Grupo GTFORMA e insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
Marcas do processo formativo do professor médico com alta tendência empática
(2007-07-13)O presente estudo está ligado à Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. O objetivo foi acessar as percepções de um grupo de professores médicos, da Universidade Federal de Santa Maria, na busca ... -
Construção de conhecimentos pedagógicos compartilhados na RADEP virtual: desafios para a educação superior
(2005-08-01)O presente estudo está inserido na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. A pesquisa trabalha a partir das reuniões virtuais de formação docente, ... -
Subsídios teóricos para a formação de professores por meio de redes colaborativas virtuais na universidade
(2002-06-03)Este estudo apresenta subsídios teóricos para a formação de professores por meio de redes colaborativas virtuais na universidade, permitindo visualizar uma prática diferenciada para a formação de professores. A procura ...