Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Mallmann, Elena Maria"
Itens para a visualização no momento 1-14 of 14
-
Robótica educacional na formação continuada de professores: inovação nas práticas educativas da educação básica
(2021-11-30)Essa pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a inserção da Robótica Educacional (RE) na formação continuada de professores potencializa a inovação das práticas educativas. Para isso, foram organizados dois ciclos ... -
Mediação pedagógica no ensino-aprendizagem colaborativo do sistema e-Tec Brasil
(2015-08-26)A preocupação temática, geradora dessa pesquisa, está centrada nos desafios da mediação pedagógica da Equipe Multidisciplinar no Curso Técnico em Fruticultura a distância, inserido no Sistema e-Tec Brasil, do Colégio ... -
Processos de ensino-aprendizagem dialógico-problematizadores mediados por recursos educacionais abertos (REA) na disciplina de matemática nos anos finais do ensino fundamental
(2022-12-15)Esta dissertação, através de uma pesquisa-ação, teve como objetivo investigar e analisar as contribuições e as colaborações dos processos de ensino-aprendizagem dialógicoproblematizadores mediados por Recursos Educacionais ... -
Unipampa campus Alegrete: extensão universitária e articulação universidade-comunidade
(2014-03-10)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito da linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, com o tema da extensão universitária. ... -
Educação conectada e fluência tecnológico-pedagógica (FTP) na formação continuada de professores da educação básica no município de Cachoeira do Sul/RS
(2022-12-15)Esta pesquisa de Mestrado teve como objetivo geral analisar se as ações promovidas pelo Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) e pela Iniciativa BNDES Educação Conectada, bem como as ações emergenciais de ... -
Performance multidisciplinar nas ações de pesquisa, desenvolvimento e capacitação: produção de materiais didáticos hipermidiáticos no Moodle
(2014-03-20)Neste estudo, investigou-se a performance da Equipe Multidisciplinar da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nas ações de pesquisa, desenvolvimento e capacitação para a ... -
Aprendizagem colaborativa mediada pelo Moodle como apoio ao ensino de licenciatura em computação do IFTO - Campus Araguatins
(2015-03-27)O presente trabalho teve por objetivo analisar o potencial da integração do Moodle como apoio ao ensino do Curso de Licenciatura em Computação, para promover a interação e a colaboração em rede. Adotou-se uma abordagem ... -
A integração das tecnologias educacionais na prática pedagógica do componente curricular de educação física no ensino médio de uma escola pública
(2017-08-30)A presença das tecnologias na educação cresceu consideravelmente nos últimos anos. Dessa forma, discussões sobre como integrar as ferramentas tecnológicas na prática pedagógica aumentaram no meio acadêmico. A Educação ... -
Educação básica conectada: fluência tecnológico-pedagógica e a gestão escolar
(2023-12-06)A Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) é aprendizagem e conhecimento requerido para integralizar as tecnologias ao processo pedagógico, de modo que em constante reflexão sobre a prática e ao perceber como esta ... -
Prática dialógico-problematizadora dos tutores na UAB/UFSM: fluência tecnológica no moodle
(2012-03-12)O objetivo desta pesquisa é analisar se a fluência tecnológica no Moodle potencializa a prática dialógico-problematizadora dos tutores na UAB/UFSM. Conforme os princípios da investigação-ação escolar e do diálogo-probl ... -
A integração das tecnologias educacionais em rede e a convergência entre as modalidades no processo ensino-aprendizagem
(2014-03-25)O foco de análise é a integração das tecnologias em rede e a convergência entre as modalidades educacionais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Objetivou-se investigar como ocorre a integração das tecnologias ... -
Condutas conectada e separada dos tutores da UAB/UFSM nas atividades de estudo fórum no moodle
(2013-02-18)O objetivo é compreender como as condutas conectada e separada dos tutores nas atividades de estudo fórum no Moodle potencializam diálogo-problematizador e produção colaborativa em torno dos conteúdos curriculares. ... -
Políticas públicas para integração de tecnologias educacionais na formação inicial de professores
(2016-08-31)As transformações tecnológicas observadas na sociedade em geral também vem ocupando espaço de estudo no campo da educação. As tecnologias educacionais apresentam possíveis mudanças e melhorias no que diz respeito ao processo ... -
Abordagem STEAM para a inovação educacional no ensino de ciências
(2023-07-21)A abordagem STEAM dinamiza o processo ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias educacionais. Dessa forma, o objetivo geral desta dissertação foi compreender a relação entre o desenvolvimento da Fluência Tecnológi ...