Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Pereira, Marcelo de Andrade"
Itens para a visualização no momento 1-15 of 15
-
Um estudo sobre o ensino de História da Arte em licenciaturas em Artes Visuais do Rio Grande do Sul
(2018-07-30)Resumo: Esta dissertação discute o ensino de História da Arte em licenciaturas em Artes Visuais do estado do Rio Grande do Sul. Tal pesquisa, que situa-se metodologicamente como de abordagem qualitativa e exploratória, ... -
Drag Queen: uma potência transgressora
(2017-08-21)A presente dissertação se propõe a pensar a figura da drag queen em outro cenário (no campo da educação) percebendo as infinitas possibilidades para além das artes, (des)construindo o estabelecido entre conteúdo e forma, ... -
Tecitura poeticopedagógica: a palavra como presença no processo de criaçao em dança
(2017-12-01)Esta dissertação propõe-se à descrição da construção de uma pedagogia do processo criativo em dança, a partir da relação movimento dançado e palavra. A pesquisa, com abordagem qualitativa do tipo narrativa, parte das ... -
Processos poéticopedagógicos na criação do espetáculo de dança sopro
(2015-08-28)A presente dissertação se propõe a evidenciar os processos poéticopedagógicos que foram utilizadas no processo criativo do espetáculo de dança Sopro, de 2014, da Acasos Cia de Dança, de Santa Maria. Neste contexto são ... -
- Literacinese ou da escrita [literária] com imagens... em movimento
(2015-03-13)Este trabalho visou realizar um estudo sobre a relação entre literatura e cinema, na educação. Tratou especificamente da produção de textos audiovisuais adaptados de textos literários, com alunos da terceira série do Ensino ... -
Condutas de criação na proposta musicopedagógica CDG - Cante e dance com a gente
(2014-05-23)A presente dissertação questionou a possibilidade de uma determinada proposta de ensino de música, qual seja, a Proposta Musicopedagógica CDG Cante e Dance com a Gente, ser considerada como uma poética pedagógica, de ... -
Considerações sobre o outro e o comum a partir de Tzvetan Todorov: contribuições para a pesquisa educacional
(2018-10-10)A presente dissertação dedica-se em investigar os conceitos outro e comum do pensador franco-búlgaro Tzvetan Todorov a fim de aproximá-los das discussões acerca da alteridade no campo entrecruzado da educação e da arte. ... -
A in-visibilidade das danças urbanas nos cursos de licenciatura em dança no Brasil
(2021-09-10)A presente dissertação de mestrado entrecruza as temáticas danças urbanas e formação de professores de dança dentro do ensino superior. Buscou compreender como ocorrem os processos de IN-visibilização das danças urbanas ... -
O gesto crítico-performativo do/a artista docente em dança: investigações com artistas docentes de dança no estado do Rio Grande do Sul
(2022-08-17)Esse estudo apresenta reflexões do vocabulário que constitui e de-forma a ideia de um/a artista docente ou docente artista na dança. Para isso a dissertação compõe-se de duas partes principais, a primeira diz respeito ao ... -
Do ensinar como prática de flanagem ou perambulação
(2014-09-19)O presente trabalho visa a problematizar a atrofia da comunicação no mundo educacional; parte do pressuposto de que com o desenvolvimento dos meios de produção capitalista dá-se uma espécie de engessamento das formas de ... -
A mancha e o gesto: potências formativas
(2018-07-30)Esta escrita insere-se no campo das artes visuais e educação, no contexto da formação do sujeito. O objetivo do estudo é, a partir das ideias de “mancha” e “gesto”, recortadas de um processo poiético realizado nas artes ... -
@essanaosou_eu: um estudo sobre as culturas juvenis nas redes sociais
(2017-08-04)Ao pensar o jovem, suas conexões com o mundo digital, e suas relações de aprendizagem diante das imagens dentro das rede social Instagram, a presente pesquisa busca compreender a forma pela qual estes se subjetivam frente ... -
A formação [vocal] do sujeito [contratenor]
(2015-07-16)A presente dissertação integra os trabalhos do grupo de pesquisa Floema Núcleo de estudos em estética e educação - e vincula-se à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) ... -
Arte e docência em discurso: um estudo sobre os projetos político-pedagógicos dos cursos de formação superior em Dança no Rio Grande do Sul
(2013-03-22)Este trabalho se constitui na elaboração de um panorama histórico-crítico a respeito da formação superior em dança no Brasil, respondendo a uma questão ainda pouco explorada no âmbito da pesquisa acadêmica brasileira, qual ... -
A produção do estranho no cenário da educação
(2013-01-25)O estranho é um afeto que pode ser provocado pela Arte e interpretado pela Psicanálise. Posto isso, a presente dissertação de mestrado ocupa-se da abordagem e construção do estatuto do estranho e da sua implicação no ...