Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por assunto "Teachers"
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
-
À procura de pertença profissional: as interfaces do trabalho nos discursos de egressos(as) do curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Maria
(2010-12-20)A presente dissertação é vinculada à Linha de Pesquisa 2 Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A partir da análise de discursos de ... -
Comprometimento políticos dos professores: resgate e busca nas tramas das práticas escolares
(2012-03-30)A presente dissertação teve como intuito investigar o nível de politização dos professores e se este condiciona o comprometimento político destes trabalhadores frente ao contexto educacional da rede pública estadual de ... -
Um estudo de indicadores da representação social de um grupo de professores frente ao processo de inclusão escolar
(2002-05)A pesquisa busca identificar indicadores da Representação Social de um grupo de doze professores, distribuídos em três escolas diferentes, na cidade de Santa Maria/RS, em 2001. O referencial teórico remonta a história ... -
O ethos da privação de liberdade como formador de saberes e representações de três professoras
(2008-05-19)Esta pesquisa teve por objetivo compreender e interpretar o contexto da privação de liberdade como formador de saberes e representações de três professoras que atuam na escola inserida no CASE/SM (Centro de Atendimento ... -
Entre a petição inicial e a sentença: trabalho pedagógico nos professores no projeto pedagógico do curso de Direito das instituições públicas gaúchas
(2020-10-22)A pesquisa se insere na Linha de Pesquisa 02 do Programa de Pós-graduação em Educação, “Políticas Públicas Educacionais, práticas educativas e suas interfaces”, e foi desenvolvida no âmbito do Kairós – Grupo de Estudos e ... -
O trabalho dos professores na escola e a busca por excelência: um estudo sobre mecanismos de avaliação
(2013-07-24)A educação brasileira, em especial no âmbito escolar, passa por diferentes processos de avaliação, principalmente através de provas realizadas com estudantes dos diferentes níveis de ensino. Em decorrência, há a crença que ... -
Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras
(2013-04-16)Este trabalho teve como principal objetivo pesquisar as representações sociais das professoras em relação aos estudantes com comportamentos de superdotação e suas implicações no processo de identificação e na busca ... -
O processo dialógico entre família e escola: limites e possibilidades para a auto(trans)formação permanente com professoras
(2016-08-09)A presente Dissertação de Mestrado em Educação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional na Universidade Federal de Santa Maria (RS). Constituiu-se como possibilidade de inserção ... -
Oficinas como dispositivo na formação de professores: produção discursiva sobre sexualidade
(2013-04-12)Essa pesquisa apresentou como desafio pensar como as operações de poder e de saber funcionam, nos discursos de professores e futuros professores, diante de questões que abordam sexualidade. O desejo de pensar nessa direção ...