Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Louro-Hettwer, Ana Lúcia de Marques e"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 20
-
Processo identitário do professor de arte do sudoeste do Paraná: diálogos sobre o conteúdo música
(2010-07-14)A referida dissertação de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa Educação e Artes apresenta como foco temático o processo identitário das professoras do contexto educacional ... -
Narrativas de docentes universitários/professores de instrumento: construção de significados sobre cibercultura
(2011-03-25)Esta investigação, desenvolvida na linha de pesquisa Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo analisar a construção de significados relacionados ... -
Limites e possibilidades da educação musical inclusiva: as práticas de percussão para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista
(2022-02-18)Versa-se, com este trabalho, sobre os limites e as possibilidades da Educação Musical Inclusiva, considerando as práticas de percussão para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A problemática ... -
Ecos do interior da região sul: mais de 70 anos de dedicação à música com o educador Anildo Diettrich
(2019-07-26)A presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes - LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, e ao grupo de pesquisa NarraMus, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo central ... -
Bricolagens com infâncias e pedagogias culturais em um processo edu(vo)cativo em artes visuais
(2018-07-17)Este estudo, inserido na Linha de Pesquisa - Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Educação, pretende potencializar encontros entre crianças, Artes Visuais e cultura visual durante a fase inicial de Ensino ... -
Implicações da ecologia acústica sobre processos de formação docente
(2022-12-19)Este trabalho apresenta uma pesquisa narrativa realizada com licenciandos em Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estudando as possíveis relações entre a Ecologia Acústica e a formação de educadores ... -
Canto coral em projetos sociais: trajetória de uma educadora em Santa Maria - RS
(2013-07-08)A presente dissertação de mestrado, intitulada Canto Coral em Projetos Sociais: trajetória de uma educadora em Santa Maria - RS, foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de ... -
A música popular como decolonidade na formação de professores de música: narrativas de acadêmicos a partir de uma disciplina complementar de graduação
(2020-11-27)Inserido no campo de estudos das experiências musicais cotidianas, a presente dissertação,vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria, à Linha de Pesquisa Educação e ... -
A pedagogia afetiva no contexto da docência em música: narrativas de professores
(2024-08-16)Esta pesquisa tematiza a Pedagogia Afetiva no contexto das práticas pedagógicas de professores de Música, bem como aproximações desta com os saberes da docência. Como objetivo geral, busca-se compreender as experiências ... -
Milton Romay Masciadri: narrativas (auto)biográficas sobre uma escola de contrabaixo
(2015-08-25)A pesquisa apresentada nessa dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, e teve como objetivo central compreender ... -
Narrativas de professores de teoria e percepção musical: caminhos de formação profissional
(2012-06-26)A presente dissertação de mestrado, intitulada Narrativas de Professores de Teoria e Percepção Musical: Caminhos de Formação Profissional, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de ... -
Relações entre a professora de música e os alunos-presidiários: um estudo de caso etnográfico em Santa Maria-RS
(2009-08-19)Este trabalho refere-se ao processo pedagógico-musical como um fato social total nas aulas de música que se desenvolvem na Escola/Núcleo Julieta Ballestro localizada no Presídio Regional de Santa Maria RS/ Brasil. Tendo ... -
Educação musical e práticas corporais como recurso metodológico da educação infantil: diálogos com professores de música e educandos sobre interdisciplinaridade
(2010-03-26)A presente pesquisa, em nível de mestrado, teve como objetivos principais analisar narrativas de professores de música e educandos de 2º a 5º anos acerca da utilização de práticas corporais e educação musical como elementos ... -
Professores de música em escolas particulares em Santa Maria - RS: um estudo a partir de diários de aulas
(2014-04-26)Esta pesquisa tem como objeto de estudo as formas de constituir a docência de professores de música de escolas particulares da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Este processo se deu através de uma metodologia ... -
Práticas musicais cotidianas na cultura gospel: um estudo de caso no Ministério de Louvor Somos Igreja
(2011-03-25)O objetivo central desta pesquisa é analisar as práticas musicais, focando os processos pedagógico-musicais e a construção de identidades musicais que ocorrem no grupo de louvor Somos Igreja da comunidade evangélica ... -
Quando um professor se faz histórias: o professor Eugênio Schneider e narrativas (auto) biográficas de um legado de ensino de música em Santa Maria - RS
(2017-12-21)A presente proposta, vinculada à linha de pesquisa em Educação e Artes-LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, objetiva compreender como a metodologia de ensino do professor ... -
Recompondo a composição: narrativa (auto)biográfica sobre metodologias utilizadas nas aulas de composição oferecidas na banda de música da ala 4
(2022-02-18)Vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes e ao grupo de pesquisa do NarraMus, este estudo investigou o processo de composição e arranjo com os participantes do grupo de estudos em composição e arranjo musical oferecido ... -
Atoque – música – família: significados da educação musical em um projeto social
(2017-09-05)A presente dissertação de mestrado, vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes - LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, teve por objetivo compreender como famílias ... -
Tornando-se educador: reflexões sobre aprendizagens numa banda de música militar
(2023-06-28)Esta dissertação apresenta uma pesquisa narrativa que investiga as reflexões de um músico durante sua transição para o papel de educador na Banda de Música da Base Aérea de Santa Maria. O objetivo do estudo é refletir ... -
A formação de professores de acordeom do Rio Grande do Sul: narrativas (auto)biográficas
(2015-08-25)Neste trabalho, procuro investigar caminhos formativos de professores de acordeom de diferentes cidades do Rio Grande do Sul, por meio da análise de suas histórias de vida, contadas através de narrativas, tendo como objetivo ...